CIRURGIA ESPIRITUAL (Em novo Site)
Acessar >>
Portal Espirita
 
   Portal Espirita L.E.M.A.
    Legião Espiritual e Material de Ajuda
    Desde Janeiro de 2000

 


Membros
      Mapa   Mapa
 Dicionario Espirita :
Indice
Inicio
Contato Interno
lbum de encontros
Comunidade MSN
Autor
Oratrio
Grupo de orao
Rdio
Radio Espirita

Radio em nova janela
 
Livros p/ Download

Livros Download 

INDICE DE SEES
: : Transio planetria
: : Filmes Espiritualistas
: : Casas espiritas
: : Livros espiritas
: : Temas
: : Curisosidades
: : Especiais
: : Estudo de Casos
: : Relatos
: : Colunistas
Portal Espirita
 



 

                         P

 

Paciente do latim patiente -Resignado, conformado, que aguarda serenamente um resultado. Que faz com paciência, perseverando numa atividade difícil e lenta.Pessoa que padece, doente.Aquele que é objeto da ação praticada por um agente.

Pacífico do latim pacificu - Que é aceito ou admitido sem oposição ou discussão.Aquele que promove a paz; sossegado, sereno, manso, tranqüilo.

Paixão do latim passioneSentimento de intensidade tão forte que se sobrepõe à razão; emoção exacerbada.Desejo intenso; atração.

Palingênese -do gr. palin - nova + genesis - geração. Doutrina grega correspondente à reencarnação, ou seja, o retorno à vida.

Palingenesia -galicismo. O mesmo que palingênese.

Palingenésico - Relativo à palingênese..

Palpável do latim palpabileQue se pode apalpar, ver, sentir.Evidente, manifesto, notório.

Panteísmo do grego pantós+ teísmo-Doutrina pela qual só Deus é real e o mundo é um conjunto de manifestações ou emanações.Doutrina de que só o mundo é real, sendo Deus a soma de tudo quanto existe. Para essa doutrina, após a morte biológica, o ser incorpora-se no todo, perdendo a sua individualidade, o que está em confronto com o entendimento espírita, pelo qual todos os seres sobrevivem como individualidades, prosseguindo na dimensão espiritual suas existências após a morte física.

Parábola - História de ficção na qual a intenção do autor, de transmitir um ensinamento moral, não é expressa diretamente, mas pode ser percebida através do comportamento dos personagens. Pode-se dela tirar uma lição de vida.

Paracinesia -prefixo lat. per ad - em torno + do gr. knésis - movimento. Movimento paranormal de objetos, ou seja, provocado por desencarnados ou pelo poder de um sensitivo.

Paracinesia -prefixo lat. per ad - em torno + do gr. knésis - movimento. Movimento paranormal de objetos, ou seja, provocado por desencarnados ou pelo poder de um sensitivo.

Parácleto do grego parákletos, pelo latim paracletu- Designativo aplicado a Cristo. Mentor, protetor, guia, defensor, intercessor. Ver: Paráclito.

Paráclito do grego parákletos, pelo latim paracletu- O mesmo que parácleto

Paradigma do grego parádeigma, pelo latim paradigma - Modelo, padrão. O que merece ser seguido ou imitado. Por exemplo: Jesus é considerado o melhor modelo e guia moral para a humanidade.

Parafrenia -do latim: per ad - em torno + frenos - freio. Estado com delírio crônico que apresenta diversas formas. Possui caráter extravagante.

Parafrênico - Portador de parafrenia.

Paraíso do grego paradeizos - Termo que designa 'morada dos bem-aventurados', no entendimento espírita. Os antigos o colocavam na parte dos Infernos chamada Campos Elíseos. Os povos modernos situam-no nas regiões elevadas do espaço. Esta palavra é sinônimo de Céu, tomado na mesma acepção, com a diferença que à palavra Céu se liga uma idéia de beatitude infinita, ao passo que a palavra paraíso é mais circunscrita e lembra gozos um pouco mais materiais. A ciência já provou que céu e inferno, bem como paraíso, são apenas alegorias, não tendo existência real. A doutrina ensinada pelos Espíritos superiores está de acordo com a ciência.

Parapsicologia – Ciência de investigação que se ocupa dos fenômenos paranormais ou anímicos, tendo o professor Joseph Banks Rhine1895-1980 e sua esposa Louisa Ella Rhine1891-1983, fundadores do Laboratório de Parapsicologia, na Universidade de Duke, nos Estados Unidos, em 1935, os seus grandes expoentes.

 

Parasitose do grego parásitos e do latim Paramnésia -do latim: per ad + do gr. mnésis - lembrança. Ocorre quando o paciente confunde as lembranças que permanecem latentes no subconsciente com as do inconsciente remoto.

Paranoia -do latim: per ad - em torno + do gr. nous - memória. Um dos estados paranóides complexo onde o paciente possui delírios sistematizados.

Paranóico - Portador de paranóia.

Paranóide - Pessoa com estado paranóide.

Paranormal - Dicionaristicamente tido como fato inexplicável pelos métodos científicos, com os novos estudos correlatos com os fenômenos psíquicos, passou a denominar as ocorrências que se relacionam com o campo fenomênico anímico ou com o domínio espirítico. São consideradas palavras sinônimas: abnormal, hipernormal, metapsíquico, parapsicológico, sobrenatural, supranormal e outras mais.

Parapsicologia -de para - em torno + psikê - alma + logos - estudo. Termo criado por Max Dessoir em 1889, para definir dos estudos de Émile Boirac sobre Une Psicologie Inconnu e proposto pela Escola Matapsiquista alemã, através de Thouless e Wiesner para substituírem o proposto por Charles Richet quando este foi considerado comprometido com o Espiritismo e os espíritas da época passaram a considerar a Metapsíquica como sendo a parte científica da sua doutrina. A troca de nomenclaturas foi oficializada no Congresso Internacional realizado em Utrecht1953 e os fenômenos considerados objetivos passaram a se chamar ykpsi-kapa ou psicocinéticos, enquanto que os subjetivos tornaram-se ygpsi-gama e mais tarde, vieram a ser ditos percepções extra sensoriais, ou, simplesmente ESPabreviatura do inglês. Os EUA estiveram representados por Joseph Banks Rhine, na época, professor da Ducke University, que levou a idéia para seu país e lá passou a ser considerado como o pai da Parapsicologia sem o ser. Os fenômenos psi-gama também são ditos mentais e os psi-kapa físicos. Mais tarde, com a descoberta de que também existiam fenômenos produzidos por desencarnados, seus pesquisadores deram a eles o nome de yqpsi-théta, como todos sabem, psi do termo psikêalma e théta de thanatus - morto -, com o que a nomenclatura passou a ter dupli"idade de definição, porque também os desencarnados são capazes de produzir efeitos físicos e fenômenos personalísticosos mentais.
A Parapsicologia esteve muito em voga, contudo, com as descobertas no campo físico da existência de um outro domínio - possivelmente o espiritual - de agentes estruturadores, os estudos parapsicológicos passaram a ficar altamente comprometidos, motivo por que carecem de uma reestruturação total.
Parapsicologia animal - Termo registrado por João Teixeira de Paula para definir a ocorrência de fenômenos paranormais com animais.

Parapsicólogo
- Aquele que se dedica à Parapsicologia e a seu estudo.

Parapsiquia - Outro nome dado à Metasíquica.

 Parcial do latim partialeQue participa de um todo; que não é total; que se realiza por partes.Favorável a uma das partes em questão, ato ou empreendimento; partidário; sectário.Que julga ou opina sem isenção.

Parcialidade do latim partial(e+ -idadeQualidade de parcial.Facção; partido.

Parcialismo do latim partial(e + -ismo – O mesmo que parcialidade.

Parestesia -híbrido de per ad - em torno + aisthéis - sensibilidade. O mesmo que transposição de sentidos, ou seja, sensação de um sentido percebido por outro, como o de ver pelas pontas do dedo, ouvir pela boca, etc.
Parlante -galicismo. O mesmo que falante. Diz-se do psicofônico.

Paropsia -de per ad +do gr. opsis - visão. Mediunidade de vidência.

Partidário do latim partire + -arioRespeitante a partido.Que segue algum partido ou facção.Adepto de uma idéia, uma escola; membro, prosélito.

Passe do latim passare- Transfusão de energias psicofísicas alterando o corpo celular.Transmissão de fluidos de uma pessoa, encarnada ou não, a outra, ou a objetos.O passe pode ser: a magnético, quando são transmitidos apenas os fluidos do agente encarnado; b misto, quando aos primeiros somam-se os fluidos espirituais, pela força da vontade dos Benfeitores Espirituais, c espiritual, quando não há a intermediação do passista, com os fluidos dos Espíritos sendo transferidos diretamente Transmissão de bons fluidos para outra pessoa. Visa reenergizar, sanear e curar. Costuma-se usar a imposição de mãos, como Jesus, para facilitar esta transferência de "amor", como disse o prof. Herculano Pires.

Passe magnético - Também dito mesmeriano por ter sido inicialmente estudado por Franz Mesmer que percebeu que tinha o poder de radiar seus pulsos bioenergéticos para os pacientes, logrando efeitos terapêuticos sobre os mesmos.

Passe mediúnico - É a radiação em que haja interferência de uma Entidade espiritual atuante.

Passividade do latim passivitate- Qualidade de passivo, aquele que sofre ou recebe uma ação ou impressão. Faculdade de receber influência ou comunicação de Espírito, via de regra por psicografia ou por psicofonia. A manifestação espiritual , via mediunidade.

Patologia do grego páthos + log(o + -ia - Parte da medicina que se ocupa das doenças, suas origens, seus sintomas " sua natureza.

Pecado do latim peccatuTransgressão aos preceitos das religiões tradicionais. Culpa, erro, falta. Defeito, vício.Crueldade, maldade.Lástima, pena, tristeza.Transgressão a qualquer preceito ou regra.

Pecar do latim peccareCometer pecado. Transgredir preceito da Igreja tradicional.Infringir qualquer lei ou regra.

Pedagogia do grego paidagogía – Teoria e ciência prática da educação e do ensino.

Pena do grego poiné, pelo latim poenaCastigo, punição, expiação. Sanção aplicada em vista de lei.Dor, padecimento, purgação, sofrimento.Compaixão, dó, piedade.Desgosto, mágoa.

Pena de talião – Penalidade estabelecida na época de Moisés, aplicando ao delito o mesmo gravame – "dente por dente, olho por olho..." Aplicação rigorosa e inflexível da lei de causa e efeito, ainda vigente como uma forma de vingança.

Penas eternas - Os Espíritos superiores ensinam que só o bem é eterno, porque é a essência de Deus, e que o mal terá um fim. Por conseqüência deste princípio, combatem a doutrina da eternidade das penas como contrária à idéia que Deus nos dá de sua justiça e de sua bondade.

Penates do latim penitus, formado de penus - Deuses domésticos dos antigos, assim chamados porque os colocavam no lugar mais retirado da casa.

Pendor do latim pend(ere + -orDeclive ou aclive; obliqüidade.Tendência; propensão, inclinação.

Pêndulo radiestésico - Inicialmente, os radiestesistas usavam pedras, medalhas ou pesos pendurados em correntes ou cordões para analisar as radiações bioenergéticas do paciente. Posteriormente, foi verificado que não só seres vivos como também objetos possuíam tais radiações. Com isso, foi comercializada uma peça de aço, específica, com dispositivos que permitam sua oscilação pendular e que podem ser manipuladas pelo sensitivo com maior desenvoltura. O movimento pendular indica a orientação das radiações que são captadas e devidamente interpretadas.

Penoso do latim poen(a + -osoQue causa pena, sofrimento, dor.Difícil de fazer ou de suportar.Incômodo, fatigante, árduo.

Pensamento do latim pensare + mentuAto, efeito ou faculdade de pensar, refletir, meditar.Qualquer ato de espírito ou operação da inteligência.Meio e forma de comunicação dos espíritos. Mente, intelecto, espírito.

Pensar do latim pensare- Formar ou combinar no Espírito pensamentos ou idéias, com o poder de conhecer no que consiste as coisas e a relação entre elas.

Pentateuco do grego pentáteukhosDesignação dada pelos gregos ao conjunto dos cinco primeiros livros da Bíblia.Espiritismo: conjunto dos cinco livros que constituem a Codificação Espírita.

Penúria do latim penuriaPrivação ou falta do necessário; escassez.Pobreza extrema, miséria, indigência.

Perceber do latim percipere –"b>Conhecer por meio dos sentidos.Compreender, entender, formar idéias.Distinguir, notar.Ver ao longe, divisar, enxergar.Receber pagamento, ordenado, salário.

Percepção do latim perceptioneAto, efeito ou faculdade de perceber.Conhecimento sensorial de objetos, pessoas ou acontecimentos.Ação de conhecer independentemente dos sentidos.

Percepção do desconhecido - São fenômenos anímicos inconscientes onde o percipiente toma conhecimento de fatos e coisas que aparentemente lhe sejam estranhas e que podem ocorrer em estado de vigília ou em transe como o hipnótico e o sono. São os casos de regressão da memória, ou através de desprendimentos, bilocação, incluindo os casos de automatismo psicológico.

Percepção Extra-sensorial - O mesmo que fenômeno psi-gama ou fenômeno psicológico mental. É aquele em que os sensórios humanos captam radiações que estão fora da freqüência normal de sua gama de ação, envolvendo uma série de ocorrências que não envolvem atuação sobre objetos. É diversificante, em função de cada autor, sua classificação.

Percepção psíquica - Há uma série inespecífica de fenômenos psicométricos já observados, contudo, que ainda carecem de melhores e maiores estudos para sua análise a fim de serem definidos. Por vezes, confundem-se com a criptestesia. Fica, apenas, o registro.

Percipiente -do latim: percipiens - perceber. Sensitivo dito paranormal capaz de perceber radiações e captar sensibilidades fora do seu sistema sensorial.

Perecer do latim vulgar periscereDeixar de ser ou de existir; ter fim, acabar, findar.Ser assolado, destruído, devastado. Morrer.

Perecível do latim vulgar perisc(ere + -ivel –Sujeito a perecer.Que pode se estragar; frágil.

Peregrinação do latim peregrinatione – Ato de peregrinar; andar, percorrer ou viajar por devoção a lugares longínquos ou santificados; romaria.

Perfectível do latim perfectu + -ivel- O que é suscetível de aperfeiçoamento, que pode vir a ser perfeito.

Perfeição do latim perfectioneConjunto de todas as qualidades, a ausência de quaisquer defeitos.Que atingiu o grau máximo em uma escala de valores.Apuro, esmero, maestria, precisão, perícia, primor, requinte.

Perfeição espiritual - Reunião de todas as qualidades e potencialidades de um Espírito, desenvolvidas no grau máximo.

Perfeito do latim perfectuQue reúne todas qualidades possíveis.Que atingiu o mais alto grau em uma escala de valores; incomparável, único, sem igual.Que corresponde a um modelo, conceito ou padrão considerado ideal; exemplar, modelar.Executado sem defeito; primoroso, impecável.Que não enseja dúvida alguma; cabal; completo; total.Excelente, ótimo, irrepreensível.

Pérfido do latim perfidu - Que trai à fé jurada ou à sua própria palavra; desleal, infiel, traidor.

Perisperma do grego perí + spérma – Fina membrana envolvente produzida pelo resto não absorvido da"nucela - pequena noz, que fica em redor do embrião e do endosperma de uma semente.

Perispírito do latim peri + spiritusInvólucro semimaterial do Espírito . Nos encarnados, serve de laço ou intermediário entre o Espírito e a matéria. É retirado do fluido universal do globo em que o Espírito se acha e trocado ao passar de um a outro mundo, sendo mais ou menos sutil ou grosseiro, conforme sua natureza. É nele que reside a identidade do Espírito, tomando a forma determinada pela vontade do mesmo, tanto que ordinariamente assume a imagem que este tinha em sua última existência corporal. Serve de molde, esboço e forma para o corpo físico.Constitui-se elemento chave de todos os fenômenos mediúnicos
Corpo invisível, feito de matéria fluídica, que todos os Espíritos têm. Durante a encarnação, serve como ligação do Espírito com o corpo. Na erraticidade ele reveste o Espírito dando-lhe uma aparência que os outros Espíritos e os médiuns videntes podem ver. Geralmente, é a aparência da última encarnação. Mas como o perispírito é maleável, por ser fluídico, sua aparência pode variar em função de seus estados íntimosex.: ficando mais luminoso se está mais alegre e de sua vontadeex.: assumindo formas assustadoras quando quer amedrontar os outros.

Pernicioso do latim perniciosu - Que é prejudicial, danoso; mau, nocivo, perigoso.

Perpetrar do latim perpetrare - Praticar ato condenável; realizar, perfazer.

Perpetuar do latim perpetuare - Tornar perpétuo; imortalizar, eternizar, conservar.

Perquirir do latim perquirere - Investigar escrupulosa e detalhadamente; pesquisar, indagar, perscrutar.

Perseverança do latim perseverantia - Constância; firmeza; pertinácia; persistência.

Perseverar do latim perseverareManter o mesmo estado de espírito.Conservar-se firme e constante num sentimento ou numa resolução.Continuar; persistir; teimar.

Persistência do latim persisten(te + -cia - Constância; firmeza; perseverança.

Personalidade do latim personalitateCaráter do que é pessoal, pessoalidade.O conjunto dequalidades e características que individualizam uma pessoa.Aquilo que distingue uma pessoa de outra.A organização constituída de todas as características que identificam o Espírito em uma etapa reencarrnatória. Para cada reencarnação do Espírito, como individualidade que é, uma personalidade.

Personalismo do latim personal(is + -ismo- Qualidade do pessoalizar.Conduta centrada na própria personalidade, em que tudo se refere à própria pessoa.

Personificar do latim persona + facereConsiderar como pessoa.Atribuir qualidades de pessoa a.Realizar ou representar na figura de uma pessoa.Servir de modelo a.Pessoalizar, personalizar.

Personismo do latim persona + -ismo – Fenômeno tido por comunicação mediúnica, mas que é apenas psicológico. Ver: Animismo.

Persuadir do latim persuadere - Levar a crer ou a aceitar; determinar a vontade de, dar convicção, convencer, induzir; formar juízo; aconselhar.

Perturbação espiritual Conjunto de sensaç&"tilde;es que podem agitar ou confundir o Espírito, no momento da sua desencarnação Também pode ser uma situação de confusão mental, mal estar, dores, etc., resultantes da absorção dos fluidos emitidos por um Espírito perturbado ou perturbador, que esteja próximo ou ligado à pessoa

Perturbação psíquica - Estado de transtorno emocional ou mental provocando perplexidade, hesitação, embaraço e confusão sentimental.

Perverso do latim perversu - Que tem má índole, malvado; corrupto, vicioso; traiçoeiro.

Pessoa do latim persona -Gramática: flexão pela qual o verbo indica as relações dos sujeitos falantes entre si. Homem ou mulher.Personagem. Individualidade.

Pictografia do latim pictu, particípio de pingere + graf(o + -ia - Pintura ou desenho feito por Espírito através de médium. Faculdade hipernormal em que o médium produz desenhos ou pintura terrenos ou extraterrenos.

Pira -do gr. pyra - fogueira. Local onde se cremavam cadáveres. Crisol.

Pirobatia ou pirovassia - O mesmo que incombustibilidade. Não é termo usual e conhecido.

Piromancia -do gr. pyros - fogo + manthéia - adivinhação. Adivinhação pela concentração tendo uma chama ou labareda como referência.

Pitonisa do latim pythonissa -Sacerdotisa de Apolo Pítio, em Delfos, também chamada pítia, por causa da serpente Pitão que Apolo havia matado. A pítia dava os oráculos, mas, como eles nem sempre eram inteligíveis, os sacerdotes se encarregavam de interpretá-los segundo as circunstâncias.Na antigüidade, sacerdotisa que adivinha o futuro. Ver: Sibila.

Placebo do latim placebo - Medicamento inerte, que não tem efeito, empregado com fins sugestivos ou morais.

Planeta do grego planétes. - Astro sem luz própria, que gravita em torno de uma estrela.

Planetário do latim planetariuRelativo ou pertencente a planetas.Anfiteatro em cúpula que serve para a observação e o estudo dos planetas.

Plano Espiritual - Termo que se refere à situação dos Espíritos desencarnados. Na verdade, não há um plano ou local específico para eles. Estão por toda parte e podem se localizar, temporariamente, em algum lugar, na Terra ou fora dela. O melhor é dizer "Espíritos em erraticidade"um princípio básico do Espiritismo.

Plasma -do gr. plasma - formação. Linfa sangüínea, glóbulos do sangue. Em Física define o quarto estado físico da energia, em estudo, entre a matéria e as radiações quânticas, podendo ser o elo de ligação entre os agentes estruturadores externos ao Universo e as formas estruturadas por eles a partir da energia cósmica..
Plásmico - Relativo ao plasma

Plenitude do latim plenitudine - Estado ou qualidade de pleno, cheio, completo, repleto. Totalidade.Máxima extensão, brilho ou glória.

Pluralidade do latim pluralitateQualidade atribuída a mais de uma pessoa ou coisa.Caráter do que está no plural.O que é geral.Multiplicidade, multidão; grande número; o maior n&uacu"e;mero.

Pluralização ectoplásmica - Segundo C. de Vesme, é a capacidade de duas ou mais aparições se materializarem simultaneamente.

Pluriplosia - O mesmo que pluralização ectoplásmica.

Pneumatofonia do grego pneuma + phoné + -ia - Comunicação verbal e direta dos Espíritos sem o concurso dos órgãos fonadores humanos. Voz direta.

Pneumatografia do grego pneuma + graf(o + -ia - Escrita direta dos Espíritos sem o concurso da mão do médium.

Poliglota do grego polyglottos- Aquele que domina várias línguas; multilíngüe, plurilíngüe.

Polimorfismo -do gr. poli - vários + morphos - forma + suf. ismo. Variedade de formas na manifestação mediúnica.

Polinoísmo - Manifestação conjunta, segundo Bret.

Polipsiquismo - Variedade de reações psíquicas na apresentação do fenômeno.

Polissemia do grego polisemía- Variedade de significados que uma palavra pode ter.

Politeísmo do grego polytheos + -ismo - Sistema religioso que admite a pluralidade dos deuses.

Politropismo etérico - É a transformação perispiritual de certas Entidades, sob influência de sua imaginação, adquirindo formas as mais diversas, como no caso da licantropia e outros.

Poltergaister do alemão poltergeist – Fenômeno paranormal em que se verificam alterações físicas e ruídos diversos, sem causa material aparente.Termo que não integra a nomenclatura da ciência espírita, para a qual os fenômenos são manifestações espirituais de efeito físico, via mediúnica.

Ponderabilidade do latim ponderabi(e + -idade - Qualidade de ponderável; que pode ser examinado, medido ou pesado.

Ponderável do latim ponderabileQue se examina com atenção e minúcia; apreciável, considerável. Que se pode pesar ou medir.

Positivismo de positivo - Sistema criado por Augusto Compte, de caráter empirista e antimetafísico, que recusa qualquer juízo de valor não consubstanciado numa certeza científica e idêntica essência e fenômeno.

Pos-cognição - Conhecimento dos fatos já ocorridos por processos ditos paranormais.

Pos-engrama personalístico - Alucinação hipnogógica.

Pos-monição - Conhecimento de fatos já ocorridos através de processos puramento psíquicos. É o mesmo que pós- cognição.

Possessão -do latim: possessionem. É a definição popular da obsidiação por subjugação. É também o processo mediúnico de manifestação de um Espírito inferior que, durante o transe, leva o médium, geralmente inconsciente, a praticar atos sob seu domínio.

Possesso do latim possessu - Segundo a idéia ligada a essa palavra, o possesso é aquele no qual um demônio veio alojar-se. Tomando o demônio não em sua acepção vulgar, mas no sentido de Espírito mau, "spírito impuro, Espírito malfazejo, Espírito imperfeito, tratar-se-ia de saber se um Espírito desta natureza ou outro qualquer pode eleger domicílio no corpo de um homem conjuntamente com o que nele está encarnado, ou a ele se substituindo. Poder-se-ia perguntar que destino toma, neste último caso, a alma assim expulsa. A Doutrina Espírita diz, conforme Allan Kardec, que "o Espírito unido ao corpo não pode dele ser separado definitivamente senão pela morte; que outro Espírito não pode colocar-se em seu lugar nem unir-se ao corpo simultaneamente com ele; mas ela diz também que um Espírito imperfeito pode ligar-se ao Espírito encarnado, assenhorar-se dele, dominar-lhe o pensamento, obrigá-lo, se ele não tem força para resistir-lhe, a fazer tal coisa, a agir em tal sentido; ele o constrange, por assim dizer, sob sua influência. Assim, não há possessão, no sentido absoluto da palavra, há subjugação; não se trata de desalojar um Espírito mau, mas, para servirmo-nos de uma comparação material, de fazê-lo largar a presa, o que sempre podemos fazer quando o desejamos seriamente; mas há pessoas que se comprazem numa dependência que lhes lisonjeia os gostos e os desejos".

Potentado do latim potentatuSoberano de grande poder.Indivíduo influente ou poderoso.

Povo do latim populuConjunto de indivíduos que falam a mesma língua , possuem hábitos, tradições e histórias comuns, e que habitam o mesmo lugar, cidade, região ou país.Multidão; público.A menos favorecida das classes sociais; a plebe.

Povoar de povo - Formar povoação, tornado habitado; colonizar, ocupar.

Pragmagnosia -do gr. pragma - negócio + gnose - conhecimento. Termo sugerido por Bret para definir o conhecimento supranormal.

Pragmática -do gr. pragma - negócio + sufixo. Conjunto de regras e fórmulas para a prática de uma cerimônia ou um culto.

Pragmatismo -de pragmática. Doutrina segundo a qual a verdade de cada um se prende à idéia individual que se tenha das coisas.

Pragmático do grego pragmatikós, pelo latim pragmaticu – Suscetível de ser colocado em prática, voltado à ação.

Prancheta do francês planche – Pequena prancha utilizada como suporte para escrever.

Prazer do latim placereSensação ou sentimento que gratificação os sentidos.Diversão, distração.

Prece do latim prece- É uma invocação e, em certos casos, uma evocação, pela qual chamamos a nós tal ou tal Espírito. Quando é dirigida a Deus, Ele nos envia seus mensageiros, os Bom Espíritos. A prece não pode revogar os decretos da Providência; mas por ela os Bons Espíritos podem vir em nosso auxílio, quer para dar-nos a força moral que nos falta, quer para sugerir-nos os pensamentos necessários. Em vista disso, o alívio que experimentamos quando oramos com fervor. Daí vem também o alívio que experimentam os Espíritos sofredores quando oramos por eles, sendo que eles mesmo muitas vezes pedem essas preces, sob a forma que lhes é familiar, e que está mais em relação com as idéias que conservaram de sua existência corporal. A razão, em conformidade com o que dizem os pró"prios Espíritos, diz-nos que a prece de lábios é uma fórmula vã, quando dela o coração não toma parte.Elevação do pensamento, buscando os bons Espíritos ou Deus. Pode ou não ser expressa em palavras

Prece refratada - Aquela cujo impulso inicial teve sua direção desviada, passando a outro objetivo. Dirigida a um Espírito que não se encontra em condições de atender, é redirecionada pela espiritualidade para outros atendentes em condições de auxílio.

Precognição do latim praecognitu + -ção - Conhecer antes, forma de percepção extrasensorial; conhecimento de um evento futuro que não pode ser inferido logicamente.Profecia, predição, previsão, etc ..

Preconcebido do latim prae + concipereConcebido antecipadamente; premeditado.Planeado sem reflexão ou fundamento sério.

Preconceito do latim praeconceptu - Conceito antecipado, sem maior ponderação ou embasamento; idéia preconcebida. Opinião ou julgamento prévio, formado sem levar em conta a realidade ou fato que o conteste.Crendice; superstição.Intolerância; aversão a outras raças, credos, etc ..

Predestinação -do latim: prædestinatione. Na Teologia, determinação de Deus na condução dos justos às bem-aventuranças da vida eterna.

Predestinado -de predestinar. Fadado. Eleito por Deus. Aquele que traz consigo certa missão.

Predisposição do latim prae + dispositioneAptidão, inclinação, pendor, propensão, tendência, vocação.

Preexistência do latim praeexistentiaQualidade do que é preexistente; que teve existência anterior.Existência do Espírito antes da reencarnação.

Premonição do latim praemonitione- Sensação ou antecipado aviso de algum acontecimento; presságio; pressentimento.Capacidade anímica de pressentir acontecimento futuro.

Premonitório - Diz-se do fenômeno correlato com a premonição.

PRN -abrev. inglesa de Prepared Random Numbers. Experiências estatísticas para verificação de ocorrências paranormais, como o uso das cartas Zenner.

Preponderância do latim praeponderantiaQualidade do que é preponderante.Supremacia, predomínio, superioridade, hegemonia.

Preponderante do latim praeponderanteQue tem mais peso, influência, importância.Que leva vantagem, prevalece.

Presciência do latim praescientia- Previdência, pressentimento, presságio, previsão.Qualidade de presciente, de antecipar e prever o futuro.

Pressagiar do latim praesagiare - Anunciar por presságio; agourar, pressentir, prever, profetizar, vaticinar.

Presságio do latim praesagiu - Fato ou sinal pelo qual se adivinha o futuro; agouro, pressentimento, previsão, prognóstico.

Pressentimento - Sensação de que possa ocorrer determinado fato bom ou mau.

Presunção do latim praesumptioneAto ou efeito de presumir, suposição.Opini&atil"e;o ou juízo baseado na aparência. Suspeita, desconfiança.Vaidade, jactância, orgulho, pretensão.

Primícias do latim primitiasAs primeiras produções, frutos, sentimentos ou gozos.Os começos; os prelúdios.

Princípio do latim principiuMomento ou local em que uma coisa tem início ou origem.Causa primária, base, razão.Regra, lei, preceito.

Princípio espiritual - Princípio a partir do qual se dá a individualização do Espírito; um dos elementos gerais do Universo em parceria com o Fluido Cósmico Universal.

Princípio Vital - Agente que dá atividade e movimento aos seres vivos e faz com que se distingam da matéria inerte. O mesmo que fluido magnético.

Privilegiado do latim privilegi(u + -adoQue tem ou goza de privilégio.Distinto, elevado, excepcional. Singular, único.

Profecia -do gr. propheteia. Premonição com caráter divinatório.

Prodigalidade do latim prodigalitateQualidade ou caráter de pródigo.Esbanjamento, desperdício, dissipação.Generosidade, liberalidade.Abundância.

Pródigo do latim prodiguQue gasta em excesso, esbanjador, dissipador.Aquele que dá, distribui, faz ou emprega sem dificuldade e com abundância. Generoso, liberal.

Professar do latim professareReconhecer ou confessar publicamente.Adotar, abraçar uma doutrina, uma religião, etc ..Lecionar, ensinar na qualidade de professor.Fazer propaganda, preconizar, propagar.Colocar em prática ., realizar, executar. Prometer, jurar.

 

Profeta do grego prophétes, pelo latim propheta- Adivinho. Aquele que prevê ou faz conjecturas sobre o futuro.Título dado pelos muçulmanos a Maomé.O que revela a vontade de Deus.Designação imprópria para médium.

Profilaxia do grego prophylaxis - Parte da medicina que tem por objeto as medidas preventivas contra as enfermidades.Conjunto de medidas para evitar o aparecimento de doenças.

Progressão – Seria o fenômeno de deslocamento mental ao futuro. O coronel Albert de Rochas, em seu livro "Les Vies Successives," teve a iniciativa de chamar tais incursões de progressões.

Progresso do latim progressu –Movimento para diante, avanço, expansão.O desenvolvimento gradual de um ser ou de uma atividade.Adiantamento, aperfeiçoamento, evolução. Lei de Deus segundo a qual toda criatura progride, ou seja, desenvolve seus potenciais, adquire conhecimentos e experiências.

 

Projeção do latim projectione -Ato ou efeito de projetar-se, lançar-se, arremessar-se.Designa também o estado parcial de emancipação da alma, em que o Espírito se afasta de seu corpo, ao qual permanece ligado por um cordão fluídico. É o mesmo que desdobramento.

Proletário do latim proletariuNa antiga Roma, membro da classe mais pobre do povo. Pessoa que vive da remuneração do trabalho por ela exercido.

Promnésia - Revelação através do sonho

"Promulgar do latim promulgare - Publicar oficialmente; tornar público; decretar; vulgarizar.

Pronagnosia - Antecipação da leitura de um texto que ainda vai ser escrito.

Pronagnosia - Antecipação da leitura de um texto que ainda vai ser escrito.

Prontuário do latim promptuariu - Manual de informações e indicações úteis. Ficha com dados de uma pessoa. Lugar em que se guarda aquilo que poderá ser necessário.

Propriedade do latim proprietateQualidade de próprio.Particularidade, característica inerente.O que pertence ou o direito legítimo.

Proscrição do latim proscriptionePôr fora de uso, abolir.Condenar, proibir.Afgastar, banir, desterrar, expulsar.

Proscrito do latim proscriptu - Que sofreu proscrição; que foi degredado, desterrado, emigrado, exilado.

Proselitismo do latim proselytu + -ismo- Atividade que tem por finalidade fazer prosélito.

Prosélito do grego prosélytos, pelo latim proselytu- Indivíduo convertido a uma doutrina, idéia ou sistema.Adepto, aquele que adotou religião diferente da que tinha antes.

Prosopopese -do gr. prosopon - fisionomia + poiese - mudança. Alteração ou mudança que tanto pode ser espontânea como provocada, da personalidade psicológica da pessoa. Há, ainda, a mediúnica, em que essa alteração se dá em decorrência de um processo obsessivo.

Prossemia - É o mesmo que precognição.

Protestante do latim protestanteQue protesta.Relativo ou próprio do protestantismo.Diz-se daqueles que pretendem conservar a pureza do dogma e do culto dos primeiros tempos do cristianismo, e que, nessa base, promovem nova igreja cristã, desdobrada em várias seitas.

Protestantismo do latim protestant(e + ismo - Nome dado à doutrina religiosa dos protestantes.

Protetor do latim protectore - É o Espírito bom que aceitou a missão de acompanhar e ajudar o progresso de seu protegido, influindo com seus conselhos, consolando suas aflições, sustentando sua coragem nas provas da vida. Liga-se ao indivíduo desde o nascimento até a morte biológica e, freqüentemente, o segue depois na vida espiritual, e mesmo em várias existências corporais. Ver: Anjo guardião, Guia espiritual.

Prótilo - Neologismo criado por W. Crookes, por não aceitar o conceito de fluido para definir as radiações oriundas do processo fenomênico ectoplásmico.

Protoplasma psíquico - Expressão usada por Albert De Rochas para definir os elementos psíquicos onde se configurariam as imagens do pensamento e as idéias.

Prova do latim probaDemonstração da existência ou inexistência de uma coisa ou ser.Aquilo que serve para atestar ou estabelecer uma verdade por verificação ou demonstração.Exame, teste, concurso.Experimento, experiência, ensaio.Uma das formas do Espírito experimentar-se, objetivando seu progresso. São as vicissitudes da vida corporal, pelas quais os Espíritos se purificam segundo a maneira de suportá-las. De acordo com a "outrina Espírita, o Espírito já com certo grau de lucidez, na erraticidade, reconhecendo sua imperfeição, escolhe ele próprio, usando de seu livre-arbítrio, o gênero de provas que julga mais próprio ao seu adiantamento e que sofrerá em sua nova existência. Se ele escolhe uma prova acima de suas forças, sucumbe, e seu adiantamento retarda. Situações complicadas, difíceis, da vida, que são escolhidas ou atraídas pela pessoa e que acabam por mostrar se aprendeu ou não certas lições Ver: Expiação.

Providência do latim providentiaA suprema sabedoria com que Deus tudo dirige.O próprio Deus.Medida adotada previamente, com vistas a um fim determinado.Acautelamento e prudência com relação ao futuro.

Providencial do latim providenti(a + -alQue vem da providência, da sabedoria suprema de Deus.Referente à pessoa que guarda, ajuda ou protege.

Pseudônimo do grego pseudónymos - Nome falso ou suposto. Nome utilizado para ocultar a verdadeira identidade do autor da obra, geralmente escritor ou artista.

Pseudo-sábio do grego pseudés + do latim sapidu - Diz-se do que julga ou diz saber mais do que aquilo que realmente sabe.

Psi - Letra grega inicial da palavra psikêalma que simboliza os fenômenos psíquicos.

Psicagogo -do gr. psikê - alma + agein - condutor. Evocador de oráculos na Grécia antiga.

Psicalomorfismo - Termo impróprio e impreciso com o qual se define um grupo de fenômenos como a transfiguração e a estigmatização de natureza ectoplásmica.

Psicanálise -do gr. psikê - alma + analysis - análise. Método e técnica de psicoterapia criado por Sigmund Freud, partindo do pressuposto que não existe alma e que o conceito de espirito encarnante é sugestivo e causado pelos gases internos da pessoa. A psicanálise moderna reformulou vários princípios freudianos, havendo várias correntes distintas.

Psicobiofísica - Neologismo sugerido ou recomendado por Hernani G. Andrade para definir o estudo dos fenômenos paranormais, baseado no fato de que eles envolvem a área psíquica, atuante na parte somática, dita biológicaou orgânica, dentro do campo físico, principalmente o quântico. Atribui-se sua criação a F. Cazzamali.

Psicobolia -do gr. psilê - alma + bolie - ação sobre. Influência supranormal subsconsciente, segundo A. Tanagras, que ocorre por causa de uma ação externa que pode ser de teleinesia, por sugestão telepática de natureza parapsíquica.

Psicocinesia -de psikê - alma + knésis - movimento + suf.. É o mesmo fenômeno psi-kapa em que o sensitivo consegue atuar sobre objetos dando-lhe movimento ou alterando-lhe a forma. Envolve vários tipos.

Psicode - Termo encontrado nas obras de A. Akzacof para definir as radiações energéticas paranormais.

Psicofitóide -do gr. psikê - alma + phitos - planta + óde - forma. Princípio vital correspondente à alma animal que dá vida aos vegetais.

Psicofonia - Mediunidade na qual o Espírito manifesto fala usando o aparelho fonador do médium, Há casos rar"iacute;ssimos de identificação da voz do manifestante.

Psicografia - Mediunidade pela qual o Espírito manifestante bloqueia os sensores musculares do membro do médium para usar sua mão e com ela escrever mensagens.

Psicofonia do grego psyké + phoné + -ia- Comunicação dos Espíritos pela voz de um médium falante.Comunicação mediúnica em que o Espírito fala através de um médium Ver: Incorporação.

Psicografia direta - Escrita de um Espírito diretamente pela mão de um médium.

Psicografia indireta do grego psykhé + graphé - Escrita de um Espírito por intermédio de utensílio ou ferramenta que não diretamente a mão de um médium. Ver: ardósia e prancheta.

Psicografia intuitiva - Uma grande parte dos médiuns psicógrafos escrevem semi mecanicamente, recebendo parte da mensagem por via intuitiva.

Psicógrafo do grego psyké + graphó - O que usa a psicografia; médium escrevente.

Psicologia do grego psyké + lógos+ -ia - Ciência que estuda os fenômenos psíquicos e o comportamento humano.

Psicometria do grego psyché + métrondo latim metru + -ia -Em Psicologia, é o registro e medida dos fenômenos psíquicos por meio de métodos experimentais padronizados.Em a ciência espírita, designa a faculdade anímica de ler impressões e recordações ao contato com objetos comuns.

Psicométrico - Relativo à Psicometria.

Psicômetro - Aparelho sensível às radiações psíquicas de um psicômetra.

Psicomotor - Diz-se dos comandos cerebrais que determinam os movimentos musculares do corpo sujeitos à vontade da pessoa.

Psicopatia do grego psyké + pat-pascho + -ia -Designação comum às doenças mentais.Estado mental patológico caracterizado por desvios que acarretam comportamentos anti-sociais.

Psicopictografia do grego psyché + do latim pictu,particípio de pingere + -o + - graf(o + -ia - O mesmo que Pictografia, porém a presente designação pressupõe ação sob impulso do próprio psiquismo, quando desenhando ou pintando. Fenômeno mediúnico em que o Espírito desenha ou pinta através do um médium.

.

Psicopraxia do grego psyché + práxis- Termo de pouco uso e que significa o mesmo que incorporação, a ação de um Espírito através do corpo de um médium. Ver: Incorporação.

Psicoscópio do grego e do latim respectivamente: psyché + copio - Aparelho destinado a auscultação da alma, com o poder de definir-lhe as vibrações e com capacidade para efetuar diversas observações em torno da matéria, funcionando a base de eletricidade e magnetismo, utilizando-se de elementos radiantes. É um óculos de estudos, com recursos disponíveis para a microfotografia, conforme revelação do Espírito André Luiz.

Psicose -do gr. psikê - alma + suf. ose - cheio. Doença m"ntal que, como tal, se caracteriza por distúrbio do comportamento ou da personalidade, ou ainda, da sensopercepção. No conceito popular, é o mesmo que loucura. São do tipo: orgânica, não orgânica, esquizofrênica, afetiva, estados paranóides não esquizofrênicos.

Psicose afetiva - Caracteriza-se pela labilidade do humor, com perda do contacto com a realidade. É também dita psicose maníaco depressivaPMD. Evolve com surtos periódicos. Pode ser maníaco, depressivo ou misto.

Psicose esquizofrênica - É o mesmo que esquizofrenia.

Psicose orgânica - Doença mental causada por uma lesão orgânica. Podem ser causadas pela oligofrenia, epilepsia, traumatismo craniano, etc.

Psicose não orgânica
- São as de causa social ou por motivos pessoais.

Psicosfera do grego psyché + sphaîra- Atmosfera psíquica.Campo de radiação do perispírito, que se exterioriza em redor do próprio organismo físico.A expansão da aura, ou "túnica de forças eletromagnéticas, em cuja tecitura circulam as irradiações que lhe são peculiares".

Psicossoma do grego psyché+ sôma - O mesmo que corpo espiritual ou perispírito.

Psicossomático do grego psyché + sôma + -atico -Relativo simultaneamente ao perispírito e ao corpo material.Diz-se das enfermidades ou perturbações reflexas, produzidas no corpo físico por influência psíquica ou espiritual.

Psicostesia -do gr. psikê - alma + aisthésis - sensibilidade. Sensibilidade paranormal voltada a percepções diversas correlatas com a individualidade psíquica.

Psicozoóide -do gr. Psikê - alma + zoo - animal + óide - forma. Neologismo criado para definir o princípio vital os alma dos animais primitivos ou de classe inferior, como os invertebrados.

Psicoterapia - Tratamento das psicopatologias.

Psi-gama -

Psi-kapa - Psicocinesia

Psiquiatria do grego psyché + -iatria - Parte da medicina que trata do estudo e tratamento das doenças mentais, sob o ponto de vista físico e biológico.

Psíquico do grego psychikós – Anímico; relativo à alma ou às faculdades intelectuais e morais de um indivíduo.

Psiquismo do grego psykhé + -ismoConjunto das características psicológicas de um indivíduo.Conjunto de fenômenos psíquicos ou processos mentais, conscientes ou inconscientes, que são objeto da Psicologia.

Pujante do espanhol pujante Que tem força. Possante. Grandioso, magnífico.Denodado, altivo, brioso.

Pulso -do latim: pulsus. Variação da freqüência de uma radiação quântica. Comumente usada para medir batimentos cardíacos, no fenômeno das emissões representa cada impulso de onda.

Pungente do latim pungenteQue fere;agudo, penetrante.Comovente, doloroso, lancinante.

Purgatório do latim purgatoriuLugar em que, segundo o catolicismo, se purificam as almas dos jus"os, antes de entrarem nas bem-aventuranças.Qualquer lugar onde se sofre temporariamente.Expiação, padecimento, sofrimento.

Purgatório do latim purgatorium - Lugar de expiação temporária, segundo a Igreja Católica, para as almas que têm ainda que se purificar. A Igreja não define de um modo preciso o lugar onde se acha o Purgatório e não se explica mais claramente sobre a natureza das penas ali sofridas. O ensino dos Espíritos é muito mais explícito a este respeito. Eles rejeitam, é verdade, o dogma da eternidade das penasver Inferno, mas admitem uma expiação temporária, mais ou menos longa, que não é outra coisa, salvo o nome, senão o purgatório. Esta expiação se realiza pelos sofrimentos morais da alma no estado errante.

Puro do latim puruGenuíno, que não tem mistura e não sofreu alteração.Cristalino, límpido, transparente.Casto, inocente, virtuoso.Limpo, imaculado.Simples,sincero, verdadeiro.Honesto, íntegro, probo.Completo, inteiro, total


 Comentários (Total: 9 )

Gostaria de uma ajuda. Gostaria de saber o que é psicopraxia. Vi essa expressão num site esprita,numa leitura sobre transe.

Obrigada!


Incorporação do latim incorporatione -Ato ou efeito de incorporar(-se.O termo incorporação tem sido aplicado inadequadamente à mediunidade psicofônica, pois não h como dois espritos ocuparem o mesmo corpo. No entanto, alguns tericos espritas afirmam que a incorporação se d quando o Esprito, ainda que sob o controle do médium, tem a liberdade de movimentar por completo o corpo do mesmo, o que seria também chamado de psicopraxia. Ver: Psicofonia.

=======

=====

========

Psicopraxia do grego psyché + prxis- Termo de pouco uso e que significa o mesmo que incorporação, a ação de um Esprito através do corpo de um médium. Ver: Incorporação.

 


Amigos, gostaria de saber mais sobre pscosfera humana. Poderiam me indicar livros ou pginas para que eu busque maiores conhecimentos sobre este tema? Obrigado

 

 

Fantstico este dicionrio, ajuda e muito, parabéns!


Por, gentileza, gostaria de saber o que significa predidigitação.

Obrigada

Célia


Célia!!! a palavra correta não seria "Prestidigitação"?

Ignorancia ....Talvez !!!

Com sete anos de idade tive meu primeiro fenomeno de PSICOPRAXIA...Real ?

Não sei pois tem mais uma coisa que não consigo entender até hoje,o que e por que ser um médium inconciente...Hoje tenho 55 anos e muita responsabilidade e não sei como explicar.Mas j à alguns anos isto não me acontece mais...Porém tenho sonhos,geralmente premunitrios,não é algo constante,mas é algo difcil de se lidar.Então foi timo esse dicionrio P ao menos me trouxe esclarecimento de muitos Ps-que ocupam espaço em minha mente.Embora eu ache que tôdas as colunas,comentrios,e artigos são de grande valia para todos ns.

A nica coisas que não nos roubam é o conhecimento, saber; portanto acho que todos deveriam passear mais pelas pginas aqui registradas.

dindin

 


desde criança sonho, ouço a voz da pessoa, vejo a pessoa e geralmente no mesmo momento ou ela faleceu ou est doente ou algo parecido. Dizem que tenho mediunidade aguçada e por isso, dizem, que a minha vida est toda bagunçada. Gostaria de saber como podemos saber se realmente isto existe e que espiritualidade é esta que vem em forma de punição? muito difcil encontrar lugares sérios para se seguir, s que não d mais pra viver desta forma, estou com 49 anos, preciso realmente tomar uma decisão a respeito. obrigada.

o que significa SESMARIA?


sesmaria substantivo feminino

  1. lote de terra inculta ou abandonada
  2. terreno abandonado ou inculto que os reis de Portugal cediam aos novos povoadores
  3. Regionalismo: Brasil.
    antiga medida agrria, ainda hoje us. no Estado do Rio Grande do Sul, para reas de campo de criação; a légua de sesmaria equivale a 3.000 braças, ou 6.600 metros
  4. sesmaria sf (sesmar1+ia1) ant
  1. Pedaço de terra devoluta ou cuja cultura fora abandonada, que os reis de Portugal entregavam a sesmeiros, para que o cultivassem.
  2. Antiga medida agrria, para superfcies de campos de criação. S. do campo, Reg (Rio Grande do Sul): o mesmo que sesmaria, acepção 2.

 


Caros irmos, a partir de 30/10/10 novo sistema de comentarios.


   Visitas: 60548
Comentrios: 0
Envio: 30Set201120:10
Autor(a): admin
Cmara aprova Dia Nacional do Espiritismo
   Visitas: 56885
Comentrios: 0
Envio: 27Jul201116:31
Autor(a): admin
   Visitas: 107481
Comentrios: 41
Envio: 30Set200815:17
Autor(a): admin
Deus no te Fez para sofrer!
   Visitas: 112071
Comentrios: 63
Envio: 28 Dez 2007 11:00
Autor(a): admin
Eu fiz 5 mil abortos - Aborto
   Visitas: 90204
Comentrios: 24
Envio: 19 Mar 2007 18:43
Autor(a): admin
Como doar sem ter?
   Visitas: 98673
Comentrios: 66
Envio: 25 Out 2006 15:20
Autor(a): admin
Sem aceitar o sofrimento, no encontramos a felicidade
   Visitas: 131747
Comentrios: 149
Envio: 9 Abr 2006 13:25
Autor(a): admin
Suicidio
   Visitas: 122842
Comentrios: 53
Envio: 7 Abr 2006 16:53
Autor(a): admin
Planejamento Reencarnatrio
   Visitas: 98007
Comentrios: 6
Envio: 24 Fev 2006 15:49
Autor(a): admin
Recriando o paraiso na terra
   Visitas: 137154
Comentrios: 69
Envio: 20 Fev 2006 10:35
Autor(a): admin
Introduo
   Visitas: 117627
Comentrios: 77
Envio: 19 Fev 2006 20:52
Autor(a): admin
Mensagem de Ashtar Sheran Terra
   Visitas: 110027
Comentrios: 62
Envio: 19 Fev 2006 20:39
Autor(a): admin
As contradies da Biblia
   Visitas: 60548
Comentrios: 0
Envio: 30Set201120:10
Autor(a): admin
Cmara aprova Dia Nacional do Espiritismo
   Visitas: 56885
Comentrios: 0
Envio: 27Jul201116:31
Autor(a): admin
   Visitas: 107481
Comentrios: 41
Envio: 30Set200815:17
Autor(a): admin
Deus no te Fez para sofrer!
   Visitas: 99044
Comentrios: 14
Envio: 21 Apr 2008 11:04
Autor(a): admin
Porque pais matam filhos
   Visitas: 79178
Comentrios: 12
Envio: 22 Dez 2007 05:31
Autor(a): admin
Florilgio Natalino
   Visitas: 113018
Comentrios: 66
Envio: 5Nov200609:42
Autor(a): admin
Evangelho no lar
   Visitas: 117839
Comentrios: 52
Envio: 4 Nov 2006 08:50
Autor(a): admin
Tragdias coletivas: por qu?
   Visitas: 85185
Comentrios: 15
Envio: 21 Jun 2006 23:28
Autor(a): admin
Doena - como enfrentar?
   Visitas: 89201
Comentrios: 13
Envio: 28 Mai 2006 19:34
Autor(a): admin
Divulgao da doutrina - O Dever da Propagao
   Visitas: 91059
Comentrios: 39
Envio: 19 Abr 2006 17:52
Autor(a): admin
Carinho, Porque e quanto pagar por ele?
   Visitas: 97485
Comentrios: 28
Envio: 24 Fev 2006 18:11
Autor(a): admin
A dor de Jesus
   Visitas: 91243
Comentrios: 11
Envio: 20 Fev 2006 11:25
Autor(a): admin
Splica
   Visitas: 87575
Comentrios: 9
Envio: 20 Fev 2006 11:23
Autor(a): admin
T me capturaste, Senhor
   Visitas: 23064
Comentrios: 15
Envio: 30?Jan?2006?23:37
Autor(a): admin
Sananda: Sua histria atravs de Ashtar Sheran e Athena