Portal Espirita
 
   Portal Espirita L.E.M.A.
    Legião Espiritual e Material de Ajuda
    Desde Janeiro de 2000

 


Membros
      Mapa   Mapa
 A pesquisa a seguinte:
O que mais importante ao espirita?
O estudo ou a pratica?
Obviamente que a escolha deve ser unica, ou seja, apenas um dos itens. Evite dizer que ambos so importantes, que um leva ao outro etc.

Pergunte-se a que o estudo tem levado o homen e, o que a pratica tem produzido ou melhorado este mesmo homem.

Antes da votao e da opinio em si, gostaria que refletisse sobre de forma profunda e igualmente lgica. Analise o resultado de cada uma das aes, a que ela leva e a relao entre ambas, de outra forma ela no atingir seu objetivo que acima de tudo a reflexo sobre o tema e a partir dela que possa haver iniciativas.
Abrao fraterno a todos e, boa votao.

 Comentários antigos (Total: 87 )

O mais importante é a PRTICA DAS BOAS AÇÕES. Isso independe de ser esprita ou não, o estudo deve ser consequência, para melhor servir é necessrio aprender cada vez mais, assim evolumos e passamos a respeitar e entender melhor a quem damos assistência. E principalmente, entendermos o porquê de tanto sofrimento e qual é o nosso papel nesse planeta.


Para uma boa pratica, consciente e evolutiva, precisamos nos aprofundarmos nos conhecimentos deixados por Aquele que nos deu o exemplo. Penso pois que o ideal seria estudar bastante, refletindo, e pondo os ensinamentos em pratica.

Dando o exemplo, teremos seguidores, mesmo os mais ignorantes e endurecidos. À eles também ser dado novas chances .

         Vicky


Não basta aceitar os princpios da Doutrina. preciso vivê-los. O Espiritismo pode ser compreendido por qualquer pessoa curiosa e de capacidade mental comum. Trata-se de uma doutrina clara, baseada em princpios de fcil assimilação, que nos trazem esperança e consolação diante as provações da vida. tão fcil compreendê-lo, mas isso não basta. A simples compreensão da doutrina, não implica somente a sua vivência. Além de compreendê-la, temos de senti-la. Somente quando compreendemos e sentimos o Espiritismo, quando o incorporamos à nossa personalidade, quando o assimilamos profundamente em nosso ser, é que podemos vivê-lo. Da a razão de Allan Kardec ter afirmado a existência de vrios tipos de espritas, concluindo que “o verdadeiro esprita se conhece pela sua transformação moral”. Espiritismo compreendido e vivido transforma moralmente o homem.

 

Viver o Espiritismo, entretanto, não é viver no meio esprita... fazendo ou freqüentando sessões, lendo obras ... Pode fazer-se tudo isso, e ainda mais, pode-se até mesmo gastar muito dinheiro e tempo em obras de assistência social, atendendo apenas à compreensão intelectual da doutrina, sem vivê-la. Porque viver o Espiritismo é pautar todas as ações pelos seus princpios. moldar a conduta pela doutrina. agir, em todas as ocasiões, como o verdadeiro esprita, esprita de coração.

 

Nossa transformação moral deve começar de dentro, e não de fora. Dos pensamentos e sentimentos, e não das atitudes exteriores. Deve ser uma transformação para Deus ver, não para os homens verem.

 

Quando compreendemos, porém, que o Espiritismo não é somente uma doutrina para assimilação intelectual, mas que é sobretudo, vida, norma de vida, e principalmente, seiva renovadora da vida humana na terra, então compreendemos que não é possvel separar-se, dos seus aspectos cientficos e filosficos, o seu poderoso aspecto religioso. A verdadeira receita para viver o espiritismo é viver em sintonia com o bem, confiança em Deus e trabalho contnuo pelo progresso intelecto-moral humano.

 

 

 

Juliana

 


Pratica ou teoria?

 

Aprendizagem do latim apprehendere, Mudança de comportamento relativamente duradoura, ocasionada por experiência, mas que se desenvolvam as habilidades necessrias à transformação desses fundamentos em ações do dia-a-dia, através da prtica, desenvolvendo aptidões.
Aqui falamos da religiosidade, para qualquer campo do conhecimento isso é verdade.
Algumas pessoas ainda não se aperceberam da necessidade do processo de aprendizado na questão religiosa.
As prprias religiões acabam se esquecendo disso, pois repetem constantemente seus fundamentos religiosos e os simbolizam nos seus rituais, mas isso é exatamente a repetição da teoria e sua memorização pela significação simblica  através dos rituais.
Dessa forma, os seguidores das religiões tradicionais acabam entendendo que a prtica religiosa é o estudo terico dos contedos sagrados dessas religiões seguidos da pratica dos rituais, que nada mais é que o siguinificado simblico do contedo religioso terico. Com isso entendem, erroneamente, estarem praticando sua religião.
As religiões Cristãs esqueceram que o Cristo veio a viver a Lei do Amor, e não simplesmente preg-la. O Evangelho do Cristo foi vivido, ou seja, praticado e não simplesmente pregado Esse erro acabou se generalizando o que se entende por pratica.
No entanto, as praticas tradicionais preferem transformar a prtica do Evangelho em uma prtica ritualstica alicerçada por uma teologia especfica, onde o meio de transmissão, que deveria ser um meio, se torna o fim por si s a prpria prtica.
S h um meio de se ligar a Deus. Estabelecendo uma relação de amor verdadeiro com ele. Amor verdadeiro significa respeitar e cumprir a Lei Divina. Em todos os momentos da vida, em todos os atos da vida de relação, no dia-a-dia. Não somente na Igreja, Templo ou Casa Esprita. Não somente no cumprimento de rituais.
Sem a prtica diria da Lei de Amor, em cada instante da vida, é como o conhecimento terico sem a prtica devida. o conhecimento que se encerra em quem o tem, mas que não se transforma em aprendizado efetivo, pois não é vivenciado, não se transforma em habilidade, em aptidão.
Praticar o bem, o amor e a caridade, essa é a prtica. Esse é o Evangelho do Mestre Jesus. Tudo o demais é teoria.

Muito me entristece observar tantas pessoas seguidoras dos mais variados credos, que se mostram frequentadoras assduas de seus cultos, encontros, palestras, estudos, que até se mostram grandes conhecedores das causas religiosas, mas que em seu dia-a-dia esquecem-se daquilo que é mais importante em sua vida como verdadeiros seguidores de Cristo, viver e praticar sua fé!

importante sim, que cada um de ns busque aprender e conhecer sempre mais sobre a religião que cada um escolheu para seguir, e isso não seria diferente com a doutrina esprita, porém é necessrio que estejamos atentos para não nos tornarmos meros e eternos aprendizes que s se limitam a buscar e acumular conhecimentos como se isso fosse o nico objetivo da prtica da fé.

Todo esprita deveria ver na transformação interna de cada um de ns através do conhecimento da doutrina, o princpio e a base de tudo. Mas de nada adianta acumularmos conhecimento  e não os colocar em prtica, vivendo e exemplificando o amor que o Cristo nos deixou de forma intensa e sincera.

Estamos sempre em busca de novos conhecimentos, somos eternos aprendizes que buscam em cada experiência terrena uma nova oportunidade de crescermos, evoluirmos e resgatarmos antigos débitos com a vida! Porém, nem sempre "pagaremos nossas contas" com o Pai maior com a simples aquisição de conhecimento, pois  para Ele, certamente tem mais valor a prtica  daquilo que nos foi oferecido conhecer exemplificando o amor, o perdão, a caridade com todos os nossos irmãos em nosso dia-a-dia!

Beijos no coração de todos....Regina

 


Ol a todos. Para todos os seres a pratica é fundamental para fixar o conhecimento e transformar a vida. por isso que temos que viver a experiência em matéria. O estudo faz parte do desenvolvimento e aprendizado, pois facilita o entendimento da logica e o sentido das coisas, mas sem a pratica não vale muito. Por exemplo, todos aprendem e sabem por meio de livros, ensinamentos e da educação familiar sobre os perigos dos vcios e sobre os atos abominaveis que atrapalham a evoluçao do ser humano e que muitas vezes o destroe, mas para a maioria das pessoas é preciso passar pela experiência triste (de sofrimento), decorrente dessas praticas, para entender e aprender o ensinamento. O mesmo acontece com as praticas Boas.  preciso exercer a caridade, o bom humor, assistencia ao prximo, amor e todas as virtudes, para transformar o Ser e o mundo. Entendo que aprender significa literalmente prender o conhecimento dentro da "cabeça"por meio da prtica até fundir e se incorporar ao nosso esprito. Fazer o nosso corpo sentir e detectar o que aprendemos. como experimentar um alimento que não conhecemos, depois de comer o sabor ficar gravado em nosso computador natural e saberemos o que ele representa para o paladar.

S existe um meio para aprender a andar de bicicleta, PRATICANDO. Depois você nunca mais esquece.

m.cunha42@yahoo.com.br


O estudo e mais importante, porque ele dara a base para a pratica. Como saberei o que esta acontecendo ou consolar, ou responder alguem se nao conheco a doutrina..Depois do estudo a pratica se torna tao facil!!! Procure nos livros de Allan Kardec quantas vezes ele nos aconselha estudar somento na introduçao do Livro dos Espiritos.Depois va ao Livro dos Mediuns; ele diz que é um tratado para quem quer aprender o Espiritismo Redivivo, que vem resgatar o cristianismo la na casa do caminho, quando os apostolos e jesus liam os pergaminhos e faziam comentarios daquilo que eles liam. Portanto, um conselho de quem esta começando, busque leon denis, camille Flamarion e tantos outros que foram seguidores assiduos de Allamn Kardec, que foi quem codificou a doutrina espirita ditada pelos espiritos superios a mediuns, e kardec as compilou em livros que hoje sao as obras basicas dos espiritismo, sem o estudo destes livros jamais conheceremos a essencia da doutrina dos espiritos, que nao foi formulado por nenhum homem. e preciso pesquisar e estudar para apreender estes fatos.um grande abraco, maria eugenia.


Boa tarde, estou a dizer que o importante de tudo é o estudo e o entendimento, sem isso não sai prtica, não basta fazer a prtica sem saber o objetivo do processo. Não se deve nada fazer sem aprender, pois senão nos habituamos ao arroz com feijão e não evolumos, nem fizemos com que o centro evolua e a espiritualidade também, temos que ter estudo, estudo e estudo, isto é prioridade.

de muita importância o mnimo de conhecimento da Doutrina Esprita atravésos livros da Codificação deixados por Allan Kardec. Entretanto, de nada nos adiantar todos os conhecimentos tericos se não vivenciarmos o amor, o perdão, a tolerância, a caridade, a solidariedade e a fé.

com certeza é o estudo pois todo aquele que estuda aprende a praticar.

O estudo é luz que adquirimos em nossas vidas.Conhecendo a verdade é que nos libertaremos.Mas se não colocamos em prtica no dia à dia, com nossos irmãos, companheiros de luta, ser o mesmo que colocar a luz debaixo do alqueire e permanecermos na obscuridade.Jesus exemplificou.Não ficou somente na fala eloquente, mas agiu.Foi onde havia dor e sofrimentos, amenizar, apaziguar, asserenar, levar o seu amor.

Um abraço,

Marta


Acredito que tanto o estudo quanto a prtica são de extrema importancia pois um completa o outro, devem caminhar juntos porque ninguém passa aquilo que não sabe e ao mesmo tempo não adianta saber e guardar para si e não praticar os ensinamentos.

claro que a pratica e muito mais importante que o estudo, pois a pratica no meu ponto de vista é a consagração do que se apreendeu e se vivenciou na erraticidade, quantos irmão existem por ai que são vcerdadeiros dicionarios ambulantes em termos de conhecimentos mais que na pratica não passam de Egoistas, prepotetes, autoritarios e digo isso com relação a "Espiritas" que muitas vezes querem impor suas opiniões não rara vezes ate por vaidade e  digo isso embasado em vivência pois com o tempo de Espiritismo Cristão que tenho posso dizer com conhecimento de causa que é muito mais comodo se prosta em conhecimento, que ir a luta no dia a dia e praticar os ensinamentos do Messias.

No evangelho segundo o Espiritismo  esta escrito os dois mandamentos da codificação espirita, Primeiro "Amaivos" e o segundo "Instruivos" neste dois topicos ficou mais do que claro, primeiro vamos nus amar e depois nus instruir, essa e minha pequena contriduição para esta questão em debate.


 Na verdade ambos são importante, mas quantos que não estudam e praticam muito mais do que aqueles que leem obras e mais obras e discutem; s que na hora de praticar....Mas h aqueles que são praticamente analfabetos e praticam todo dia. Então o estudo é importante mas estudar por estudar não significa nada.

 


O estudo nos d suporte para a prtica e o dilogo...Entender palestras, etc...mas ambos se complementam....Abraços Fraternos,Beatriz

 

Os dois temas são muito importantes pois um não funciona sem o outro não teria sentido, do que adiantaria a prtica sem o conhecimento do que se est praticando? e de que adiantaria o conhecimento sem a ação em movimento do que se aprendeu?  Mas par se haver a prtica com segurança e seriedade tem que se ter conhecimento em primeiro lugar.Pois ninguém d o que não tem.

telminha.

 

 


Acho muito importante o estudo,o conhecimento....Mas com eles a pratica de estar passando a palavra !

Pois nasci no interior quase uma roça,e não tinha ascesso à livros mesmo que assim o desejasse,então parava para ouvir os mais velhos que da maneira deles(Muito pura acho eu,no meu parecer,passavam o que sabiam de maneira bem primria mas muito sbia.)

AMOR,PAZ,VERDADE,OPORTUNIDADES DADAS PELO PAI DE ENTRAR-MOS NO CAMINHO DA LUZ...ESSES ERAM TEMAS DIRIOS...E DE MUITO ME VALEU.

São conhecimentos que no meu ponto de vista são primordias...Sem o amor não existe a caridade,sem paz não existe a serenidade para dicernimento,e finalmente sem a verdade,não esxiste nenhuma delas em nosso ser !!!

dindin


Os dois são importantes. So estudando sem praticar fica so na teoria. Temos que aplicar no dia a dia o que aprendemos das leis divinas.

Pelo estudo aprendemos a doutrina e pela patica aprendemos a ser mais solidarios, fraternos e sempre ajudar ao proximo sem esperar nenhum tipo de recompensa


Sem o amor não existe a caridade,sem paz não existe a serenidade para dicernimento,e finalmente sem a verdade,não esxiste nenhuma delas eu acho que deevemos estudar bastante para depois praticar. Pra mim o estudo é mais importante. 

Os dois são bastantes importantes, para a evolução de cada um. Temos que em cada dia de nossa existencia. Coloc-las em nossas vidas. 

Quando adquirimos conhecimento ns vamos aprendendo o verdadeiro motivo pelo qual nos encontramos aqui neste plano de provas e espiações. Sabemos que a nossa meta é a reforma initima e é através do estudo que vamos por em prtica tudo aquilo que aprendemos. Os dois fatores são muito importantes em nossa jornada ,pois sabemos que a perfeição s vem através da prtica.Abraços todos.


 Oi pessoal, adorei este site, e o fato de ter votado na prtica, é que acredito que apenas o conhecimento não nos leva a lugar nenhum, apenas ao crescimento intelectual, e o que buscamos na relidade e o equilibrio entre os dois. Sabemos que o desenvolvimento de nossa moral, ou reforma ntima é muito difcil, por isso temos que recorrer aos livros, estudarmos, entendermos, procurarmos ajuda de pessoas que estão a mais tempo nas casas espritas para nos auxliarem e nos orientarem no caminho a seguir. O conhecimento vai nos orientando o caminho a seguir, nos dando força para entrarmos dentro de nos e vermos e aceitarmos nossos limites, nossas difisuldades e procurar trabalha-las, cada dia um pouco, confesso que, apesar de estar no espiritismo a 25 anos, não me considero uma verdadeira espirita, estou engatinhando ainda, sou bebe dentro da doutrina, procuro entender os fatos, compreender os acontecimentos, fazer o melhor dentro de minhas pocibilidades. Sou médium, trabalho em um Hospital Espirita, e em um outro centro, mas isto é pouco, pois existe muitos tripos de caridade no noso dia a dis, um bom dia, um sorriso, ouvir uma conversa com paci\~encia de um colega em aflição mesmo que não possamos ajuda-lo, um abraço, orar por alguem, fazer uma boa ação por dia sem que ninguem o saiba, e ai por diante...Jesus é nosso maior espelho...Um Abraço Fraterno


         O evangelho é riqussimo de ensinamentos.Muitas lições que l estão  nos ensina a controlar nossas ansiedades,contrlar o orgulho,amar o prximo,perdoar aos inimigos,aniquilar com a soberba,orgulho e principalmente aprender fazer o bem sem ostentação.

      Muitos praticam a caridade mas não sabem que pra que essa doação seja sincera tem que livrar-se das ostentações.logo,se estudar o evangelho,passa a ter consciência disso.Portanto, primeiro o estudo e depois a prtica.

 


 

 


Bem irmãos, hoje, alguns meses aps ter publicado esta votação, tenho parâmetros para discorrer sobre as opiniões.. uma vez que muitas delas foram realizadas com pronfunda reflexão.
Antes de adentrar no assunto principal deste comentrio, gostaria de acentuar uma vez que a opção é unica, ou seja, imaginem que tivessem que optar entre estudar ou praticar.. então votem e comentem, caso contrrio a resposta ser sempre a mesma, por é bvio que o estudo facilita a pratica também, mas a votação visa que optem entre um e outro.
Uma vez que tenham entendido que é uma escolha unica, vou apronfundar um pouco mais e então entenderão porque a pratica é mais importante neste caso.
Vejamos: O que vem primeiro, as instruções ou a realização? Não h como registrar instruções sobre algo que não foi realizado.. ou seja. somente é possivel repassar informações de algo que foi vivido na pratica, portanto, não h como haver material de estudo sem que alguém tenha vivido na pratica e registrado as informações e assim sendo, a pratica vem primeiro e s haver material de estudo se alguém houver vivido a pratica primeiramente porque enquanto for teoria, não pode ser aplicado como material de estudo.. depende de ser comprovada (na pratica).
Usando um exemplo mais palpvel e real, eu citaria as comunidades religiosas na internet, não havia material de estudo ou instruções de como manter um trabalho sério e util a todos, ou material de estudo de qualquer natureza e então, o que veio primeiro? Sim.. a pratica.
Obviamente que não e aplicvel aos estudos da doutrina, mas optei em comentar apenas para que tenhamos mais opções de opiniões. Abraço fraterno aos irmãos e boa votação. Lando.


Mais importante é a prtica.
A prtica nos leva a conhecimentos aplicados (empiricos) e que assimilamos e os transformamos em mudança de comportamento e de atitudes.
Se formos pesquisar em livros encontraremos tudo aquilo que Jesus nos pediu para fazer: Amar ao prximo como a si mesmo através da prtica. Sem alardes, sem interesesses...
A cada ação de amor, de caridade, de mudança interior, inerentemente estaremos assimilando conhecimentos. E o conhecimento se constri a partir de nossas experiências.
Vivi


Ja tinha votado pela pratica. Conhecer a doutrina a fundo e não aplica-la contraria tudo. Temos que estudar muito sim, mas a pratica é que faz com que a nossa evolução seja melhorada. Trabalho voluntario e fraterno, nos faz sentir que estamos fazendo alguma coisa pelo proximo

Lucia


O estudo é importantssimo, mas sem a prtica somos somente meio-espritas. A caridade est em nosso atos e não somente em nossas leituras. Mostramos que somos verdadeiros espritas, através de nosso carater e de nossas atitudes.


Uma determinada ocasiao, disse eu, que estou començando a engatinhar dentro do espiritismo, mas reconheço, que fui muito ingrata com Deus, por nunca coseguir ler um livro espirita, tentei varias vezes porem,  lia apenas alguma paginas e acaba desistindo.Vrias pessoas diziam:_ que minha Filha era superdotada, e que tinha um espirito muito evoluido, e eu teria que estudar o espiritismo , pra entende-la melhor e nao atrapalhar sua missao na terra.Na verdade ganhei vrios livros na epoca, mas nao consegui ler nada, embora o espiritsmos me facina. Talvez, eu tenho  um espirito pouco evoluido, mas dentro do tema apresentado, ainda acredito que a primeira coisa, é amar o prximo, e isto Deus me deu com muita intencidade, sempre orei por outros mesmo sem conhece-los..basta eu saber que estao sofrendo, as vezes passou por um pedinte nas ruas e nao tenho oportunidade da dar nada, mas penso, Deus a de dar aquilo que ese pedinte esta necessitando, e converso com Deus, e peço ajude-o cumprir esta missao tão cruel,  sempre procuro ajudar, mesmo sem saberem , quem sou... nao me importa, os agradecimentos, pense um dia meus filhos poderam precisar e ha de encontar alguem pra jud-los,  logo lembro que tenho uma filha na Argentina, tao longe de mim, e sinto recompensada por poder ajudar,  ajudar alguem sem este alguem  me agradecer.. Entao dentro dos texto lidos, pratico a doutrina espirita sem conhecer , Deus me tanto, e talvez muito mais do eu merecia. Agora estudo, Esdutei Deireito e a doutrina espirita, nao consegui, sou uma praticante espirita, sem estudo. Nao sei se me faço entender, tenho uma sensibilidade muito grande , eu sofro, com o sofrimento alheio. Devo estudar? sei que devo...todavia nao consigo.Confesso que estou tentando. Na minha mesa de trablho tenho dois livro espiritas...comecei novamente....um vou conseguir, um dia.....No final  de tantas palavras digitadas, chego uma convicção, PRECISMOS ESTUDA PARA PRATICAR........o que ALLAN KARDEC nos ensinou. Descupa-me se nao fui capz de faze-los entender-me.  


Com certeza é o estudo, pois se observarmos bem, um não vive sem a outro.
Não podemos apenas praticar uma coisa da qual não temos um conhecimento mais a fundo.
Com certeza é se estudando que se poder ter uma boa prtica dos ensinamentos adquiridos.
Bjs a todos e tenhma uma tima semana.
Regina Celi


A PRATICA E A TEORIA ESTÃO LIGADAS , POIS NÃO ADIANTE EU TER PRATICA SE NÃO TIVER A TEORIA E VICE-VERSA. O ESTUDO ME PREPARA PARA POR EM PRATICA O CONHECIMENTO ADQUIRIDO. O CONHECIMENTO NS TORNA PESSOAS CAPAZES DE ENTENDER COMPRENDER E ACEITAR , E APLICAR NO DIA A DIA .


Não estenderei minha posição, citando captulos e versculos Bblicos, ou apoiado nos livros Espiritas de Base.
Na minha opinião é o estudo, pois, onde j se viu um Médico Cirurgião, entrar num centro cirrgico e operar alguém sem o menor preparo para tal?
Um forte abraço, cheio de Paz e Luz.


Fiz o Curso da Doutrina Esprita durante 3 anos. Ao conclu-lo passei a dar passes no Centro Esprita onde trabalho. Leio diariamente e tenho vrios livros espritas, mas de que me adiantaria tanta leitura se eu não colocasse tudo em prtica, o mesmo acontece com o médico, se ele s estudar e não fizer residência e praticar para se tornar um bom profissional de nada vai adiantar seus estudos. Também não é s dentro de uma Casa Esprita que se coloca em prtica a caridade. existem trabalhos fora também. De que valeria à um médico exercer sua profissão somente dentro de um hospital ou no consultrio e ao sair, ver um doente na rua ou alguém lhe pedir um socorro por saber que é um profissional da rea de sade e mesmo assim nega-lo? O estudo é importante, mas é ao colocar em prtica o que aprendemos que mostramos o nosso verdadeiro carater.


   Reafirmo a minha posição de que o estudo é preponderante para que saibamos como praticar ...

    Muitos praticam a caridade (palavra amiga, auxlio aos necessitados,dentre tantas outras) no entanto,  se vangloriam por isso.

      No Evangelho Segundo o Espiritismo ,no captulo 13,  QUE VOSSA MÃO ESQUERDA NÃO SAIBA O QUE FAZ   VOSSA MÃO DIREITA enfoca sobre isso (ver passagens do captulo): "...Fazer o bem sem se exibir, sem ostentação, é um grande mérito. Esconder a mão que d é ainda mais louvvel. o sinal indiscutvel de uma grande superioridade moral, porque para compreender além da vulgaridade comum as coisas do mundo, é preciso elevar-se acima da vida presente e se identificar com a vida futura. preciso, em uma palavra, colocar-se acima da humanidade para renunciar à satisfação que o aplauso dos homens proporciona a pensar na aprovação de Deus".  outra,    "...A beneficência sem exibicionismo tem um duplo mérito:além de ser caridade material é caridade moral. Ela respeita os sentimentos do beneficiado..." . Portanto , para que saibamos praticar o bem sem exibicionismo, precisamos estudar para que façamos a doação como Cristo nos ensinou :Doar sem  ostentação,sem querer aplausos, porque "aquele que procura sua glorificação na Terra pelo bem que faz j se pagou a si mesmo. Deus não lhe deve mais nada. Resta-lhe apenas receber a punição do seu orgulho."

      Logo, devemos praticar sim,mas devemos saber como proceder moralmente e, estudando o evangelho saberemos desse grande ensinamento. Praticar a caridade com orgulho isso não é Caridade.

  Que a mão esquerda não saiba o que faz a mão direita. 

    Paz e luz pra tds.

 

 


O Evangelho nos ensina que a fé sem caridade, é morta.

Chico Xavier, alis um médium que eu aprendi a amar, certa vez disse que graças a Deus Kardec falou "que fora da caridade não h salvação, porque se ele tivesse dito que fora do espiritismo não hã salvação", teria buscado outra religião.

Eu, modestamente, entendo que não se deve menear apenas o espiritismo doutrinrio, mas principalmente, e acima de tudo, o espiritismo caritativo.


Em um raciocinio talvez um pouco simplista. achamos que do ponto de vista lgico, não é possivel praticar-se sem estudar. Imagine um Médico " praticando", sem estudar! em se tratando de prtica doutrinria especialmente referindo-se à Doutrina espirita, é ate um pouco provvel que um predestinado qualquer, talvez um Esprito missionrio, possa praticar esta ou àquela ação com acerto sem estudar, mas em função de bagagem trazida do pretérito. Qualquer outro raciocinio, a nosso ver, estara contrariando a razão e principalmente a lgica.
Muita Paz a todos












.


O estudo, que d o entendimento, que ensina a praticar, lapda o esprito, sem o estudo, hoje seriamos tão atrasados como os povos na época em que Jesus veio a nos passar seus ensinamentos.


Parabéns pela enquete! companheiro, acredito que as 2 opicões seriam mais lgicas, mais como tenho que optar, escolho pelo estudo, com o estudo saberei como desenvolver a capacidade de discernir como e quando ajudar, pois a prtica é importante, mais praticar com conhecimento é bem mais sbio. lembremos do que disse o esprito de verdade "espiritas amai-vos, e instrui-vos".sem o estudo a caridade é meritrio, com estudo ela fica mais rica. Caridade material qualquer 1 pode fazer, caridade moral requer 1 estudo ntimo, e s encontraremos nas leis morais do livro dos espritos. e nas obras bsicas da doutriana. Por isso que em algumas casas espritas se instalam verdadeiros ditadores, verdadeiros parques de obssesões devido ao não estudo da doutrina. Sem ele  a doutrina fica incapacitado  para  vôos de guia, muito bem falado por Herculano pires. lembrando cardek, " o espiritismo ser aquilo que espritas fizerem dele." estudar para melhor praticar e como saber praticar é a nossa meta. muito obrigado, ivan

 


queles irmãos que talvez sem uma reflexão maior e até de forma um pouco simplista, se apressaram em responder que o mais correto é a prtica, eu pergunto? a mediunidade pode ser exercida sem estudo? a doutrinação pode ser praticada sem estudos doutrinrios? porque os cursos de Médiuns nas federações espritas duram em torno de quatro anos? ser então isto em vão? com todo o respeito a quem formulou a questão achamos que a formulação da mesma é quase como perguntar quem nasceu primeiro o ovo ou a galinha? espiritismo é razão; é lgica; é Ciência.

Um abraço à todos


Em uma pergunta como esta, selecionar o que é mais importante fica difcil. Mas como é necessrio escolher s uma, continuo afirmando que a prtica é mais importante...

Jesus nunca disse: Estude e Ame ao seu prximo como a si mesmo.

Ele nos pediu para amar... e o AMOR não se aprende em livros, em escolas... o AMOR aprende amando!!!

Quantas vezes encontramos pessoas dotadas de mediunidade, de uma espiritualidade tão aflorada sem nunca ter lido um livro esprita, sem nunca ter estudado a doutrina e muitas vezes sem nunca ter ido à escola...

Vamos praticar!!! e a a vontade de estudar aparece!!!


Eu não entendo muito bem sobre espiritismo, porque sou evangélica. E na bblia, est escrito que "ao homem é dado o direito de morrer apenas uma vez, depois disso, o juizo final " e que o espirito volta para "Deus " esperando o juizo fjnal. Então, eu fico meio confusa com tantAS CONTROVERCIAS. Mas mesmo assim aqui vai o meu ponto de vista: Para tudo temos que ter primeiro o conhecimento para podermos lidar com a situação que nos refere no momento.Então, acredito que se tivermos a oportunidade de estudar primeiro, saberemos lidar com clareza e firmeza, então, saberemos conduzir com sabedoria certas situações. isso não quer dizer que quem não tem estudo não saiba lidar com sua espiritualidade; demora, mas aprende.

"O estudo é a luz do futuro.


Lendo a todos, cheguei a seguinte conclusão:-ser que os prprios espiritas não
sabem dicernir que o estudo e tão importante como a prtica?
Não podemos dar o que não sabemos, portanto e importante ter o conhecimento
sem ele não temos a capacidade de entender nosso prximo.
Portanto, procuremos ter conhecimento e por em PRTICA!!!!
Beijos no coração de todos!!!!!!


O que adianta mil estudos se continuarmos os mesmos???????


Concerteza o mais importante é a prtica sendo a principal prova de que conseguimos captar o que é bom e lcito para ns seres imperfeitos e que tentam de todas as maneiras chegar a perfeição, claro que a pequenos passos, mas mesmo assim rduos e complicados.
Pensemos nisso com muito carinho e atenção necessitamos claro de sempre estar estudando, mas pondo os aprendizados em prtica, porque apenas desse modo poderemos alcançar mais um degral da escada da perfeição.
Que possamos todos compreender como Deus é generoso e nunca nos abandona em qualquer dos momentos difceis de nossa vida e que mentalizemos as boas ações de Jesus e possamos plage-las pelos menos com 1% de perfeição.


Com certeza a pratica, pois não adianta pregar sem praticar


Reafirmo que o estudo deve ser priorizado, quanto a prtica de que valer se não tiver uma base doutrinria? Muitos aqui estão vendo o lado da caridade em prtica, um simples aperto de mão, uma palavra em incentivo é um gesto de caridade, agora pior que um obsessor é um Médium mal preparado, outrossim, devemos ter cautela, pois, muito difcil ou quase que impossvel termos entre ns um Esprito evoludo qual nosso saudoso Francisco Cândido Xavier, qual poderia até em conjunto com o estudo utilizar a prtica, portanto um médium aps ter uma base, mister é ser assistido por um outro experiente, principalmente na passagem fluidica. Bem! Esse é o meu parecer.
Um forte abraço, cheio de Paz e Luz em todos.


Irmãos, tenho acompanhado com bastante interesse as respostas do que seria mais importante ao esprita: o estudo ou a prtica? No decorrer dessa enquete tenho encontrado muitas respostas coerentes, sbias, inteligentes... Entretanto, h uma resposta postada recentemente pela nossa irmã Vivi que ralmente me chamou a atenção pela sua objetividade, coerência e de forma bem sucinta.
Absurdo exluir a necessidade do estudo, principalmente de quem j est preparado para tal mas... o que dizer dos que não têm como ter acesso ao estudo e no entanto são, muitas vezes, espritos mais evoludos, mais puros, do que os que vivem estudando. Aqueles que a cada passo das suas vidas estão distribuindo amor, caridade, fraternidade sem que tivessem nenhum estudo? Ai est a prtica do autêntico cristão, do verdadeiro esprita.
Paz, luz e harmonia para toda comunidade LEMA.
Com carinho,
Illa


Quando digo que o mais importante é a prtica, não estou me referindo ao trabalho do esprita como médium dentro de uma seção esprita. Estou me referindo ao trabalho que o esprita faz, em primeiro lugar consigo mesmo, no seu burilamento, em segundo lugar, na prtica da caridade cristã, no amor ao prximo, na preocupação com o irmão menos favorecido pela sorte. Essa é a verdadeira prtica de quem se reputa esprita. en segundo plano vem a caridade do trabalho espiritual, mesmo porque nossos Irmãos do Plano Maior, orientados por Jesus, sabem muito mais que ns qual a necessidade da cada um. Esse é meu entendimento.


Sou médium. Mas não importa. Compreender-se à si prprio como uma entidade fsico espiritual, que todos o são, sem raça sem cor sem credo sem religião ricos e pobres doentes e sãos, talvez seja o que importa. E que na prtica, nada seja feito por obrigação, mas sempre... COM - PAIXÃO.


Certamente que é a prtica.


EU ACHO MAIS IMPORTANTE O ESTUDO, POIS NELE QUE CONHECEMOS AS GRANDES VERDADES DE DEUS E DA ESPIRITUALIDADE, E NAS OBRAS BSICAS DE ALAN KARDEC QUE SE ABRA UM MUNDO DE CONHECIMENTOS ESPIRITUAIS EM NOSSA VIDA, SENDO DAI QUE PODEREMOS PRATICAR COM AMOR, F , ESPERANÇA E A CERTEZA QUE DEUS REALMENTE EXISTE E QUE A MORTE NÃO PASSA DE UMA VIAGEM. FALO ISSO POR QUE QUE PASSEI POR MUITAS LUTAS A PONTO DE TENTAR PRATICAR O SUICIDIO POR TRÊS VEZES, AT QUE GANHEI UM LIVRO ESPIRITA DE PRESENTE NOSSO LAR, E LOGO DEPOIS FUI A UM CENTRO ESPIRITA QUE MUITO ME AJUDOU, PASSO POR PROBLEMAS AINDA POS ISTO FAZ PARTE DE NOSSA MISSÃO AQUI NA TERA PARA PODERMOS PURIFICAR NOSSO ESPIRITOS E RESGATARMOS NOSSOS DEVIDOS, MAS PASSO COM A CERTEZA QUE HEI DE VENCER POIS DEPENDE SOMENTE DE MIM E DE MINHAS AÇÕES, POIS DEUS QUER E FAZ TUDO PARA QUE EU VENÇA.


Votei em a prtica.
Desde de pequena j sabia por intuição o que era certo e errado, quando praticar o bem, não fazer coisas errradas.
Vc sabe bem l no fundo que não deve desviar-se do caminho do bem. Pelo menos aprendi com pais e adultos com um certo modelo de vida seguindo as leis de deus.
portanto praticar é o mais importante, mas não quer dizer que não devemos estudar
para aprimorarmos nossos conhecimentos e intuições.
Arlete


Vamos dar o ex de Cristo Jesus , n tinha estudo e foi o maior codificador do amor . Amigo oqueadianta estudo se n~coloca em pratica o conhecimento do amor que todos tem , mesmo que faem que n~ama , estara mentindo par si mesmo.


ambos são importantes/um não vive sem o outro/sem o estudo não h prtica consciente e benéfica.Assim como estudar sem vivenciar e aplicar no dia a dia,tb não vale/O mais importante é a seriedade c/ o qual eles são aplicados/desde q seja à luz do evangelho de Jesus.Xena


Creio que o estudo é de suma importância para que possamos colocar em "prtica" o que foi assimilado na doutrina,trabalhando conscientemente nos propsitos à serem realizados.


Apenas justifico minha opçãpo citando Kardec no livro dos Médiuns: " Não sejamos cegos conduzindo cegos" - por isto é necessrio conhecer por onde caminhamos.


Na minha opinião o mais importante é o estudo, pois precisamos conhecer as obras bsica de Alan Kardec para poder praticarmos com equilibrio e conhecimento de causa, pois se não nos evangelizarmos estaremos a merce dos espiritos, zombeteiros e até mesmo dos trevosos que usara a nossa médiunidade a seu bel prazer, quando estudamos aprendmos a lidar com a médiunidade e adquirimos equilibrio para sermos tarefeiros de jesus.


Ambos são importantes. Tanto é assim que não podemos fugir do tema "amai-vos e instru-vos". Como primeiro mandamento devemos amar a todos, indistintamente e como segundo mandamento, tão importanto quanto o primeiro é instruirmo-nos. A instrução s se d por meio de estudo metdico, sistematizado.
A pesquisa leva-nos a ter que optar-mos por uma das resposta. ou seja o estudo ou prtica. então perguntamos: qual prtica? A medinica ou da caridade material ou moral?Caso seja a prtica da mediunidade, a resposta mais sensanta é o estudo, pois praticar a mediunidade sem estudo é adentrar em caminho sem se conhecer seus obstculos. Se a prtica é da caridade material ou moral, a resposta é a prtica, pois devemos primeiramente amar ao nosso prximo, indistintamente, como Jesus nos ensinou.
Muita paz.


A prtica nos conduz à reforma moral, que tem o Evangelho como estudo e o Mestre Jesus como exemplo. Se vivenciarmos o AMOR a Deus e ao nosso prximo j estaremos adquirindo nossas asas para voarmos para a libertação e construção do Reino de Deus.


Atualmente não se concebe um esprita que apenas pratica, tal fato foi necessrio nos primrdios da Dutrina Esprita, a fim de se consolidar aos incrédulos que existe vida inteligente por detrs do manto então obscuro da morte. Foi-se o tempo dos experimentos, é chegada a hora do refinamento na Doutrina Esprita, em nosso meio não são mais aceito os seguidores de "São Tomé" (ver para crer), esta pesquisa mostra como ainda estamos despreparados para seguir adiante com nossas prprias pernas, precisamos estudar, mais e mais... a então nossas dvidas se dissiparão, precisamos primeiro aprender ..., para depois ensinar.


Um trecho do Livro MEREÇA SER FELIZ de Wanderley S. de Oliveira pelo esprito Ermance Dufaux pgs. 86/87, nos faz refletir da importância do trabalho. fruto da interiorização do estudo e do aprender a fazer. Diz ele "Como aprender a dialogar? Como amar a si mesmo? Qual a frmula para efetivar o perdão verdadeiro? Qual o remédio para o melindre? Existe um forma de controle da irritação? Como vencer os conflitos sexuais? Como amar os inimigos? Como superar os impulsos mentais de violência? etc... "O momento das vivências espritas conclama uma tomada de posição nova. A enfâse dada à construção precisa ser seguida de uma pedagogia mais palpvel que permita aos estudantes espritas a melhor absorção vivencial dos conhecimentos. Levemos o ensino da casa esprita para "fora de si mesma" em atos e decisões que comprovem sua efetiva adequação ao entendimento; somente dessa forma estaremos trabalhando pela construção do saber em ns mesmos. A isso denominamos contextualização - aplicação prtica e o desenvolvimento de habilidades a partir de contedos espritas adquiridos nas abençoadas tarefas do estudo."


  1. OI IRMÃOS, NÃO TIVE TEMPPO DE LER TUDO,MAS DE TODAS AS RELIGIOES QUE J FREQUENTEI,O ESPIRITISMO FOI QUEM ME ESCLARECEU ALGUMAS COISAS S ENTREI NESSE SITE PORQUE ESTOU QUERENDO SABER MAIS SOBRE ALANCARDEK .MESMO ASSIM FICA UM GRANDE ABRAÇO P/ TODOS.
     

Irmãos diante do pouco que eu entendo acho que um completa o outro, não adianta praticar o basico se você não se preucupa em entender as coisas como um todo.
sendo um tão importante como o outro vale a pena se dedicar aos dois.


O estudo nos d direção, porém é na prtica que conseguimos colocar o que aprendemos em prol de ns mesmos e de nossos irmãos. São poucos os que não necessitam de uma direção antes de prosseguir nesta jornada. Ao meu ver, de nada vale o estudo se não o colocarmos em prtica; não resulta positivamente o aclumo de conhecimento, porém, é necessrio embasamento para o caminho a trilhar.


A pratica é mais importante.


TENHO UMA GRANDE DIFICULDADE PARA ESTUDAR PREFIRO PRATICAR, MAS TUDO DENTRO DAQUILO QUE EU J CONHEÇO RESPEITANDO O MEU PROXMO E LEVANDO CONSOLO E ALENTO A AQUELES QUE ESTÃO PRECISANDO DE UMA PALAVRA DE CONFOTO E CARINHO, NÃO GOSTO DE FALAR DAQUILO QUE NÃO CONHEÇO, PROCURO RESPOSTAS EM LIVROS E COM AMIGOS QUE SAIBAM MAIS DO QUE EU, SOU VOLUNTARIA E MEU TRABALHO GRATIFICANTE, CATO FEIJÃO PARA UMA INSTITUIÇÃO DE CARIDADE E L EU TENHO CONTATO COM PESSOAS QUE AS VEZES ESTÃO CHEIAS DE DUVIDAS, E COM APENAS ALGUMAS POUCAS PALAVRAS ELAS J SE SENTEM QUE SEU PROBLEMA TÃO INSIGNIFICANTE QUE ACABA SAINDO DE L LOUCA PARA RETORNAR NA PROXIMA SEMANA PARA FAZER O SEU TRABALHO NOVAMENTE, POQUE AT HOJE EU NÃO DESCOBRE TERAPIA MELHOR. RECOMENDO COM TODO CARINHO FASSA ALGUM EM PROL DO NOSSO PROXIMO E VERS O QUANTO GRATIFICANTE PODER AJUDAR"LER TUDO DE BOM MAS PRATICAR AINDA MELHOR".


Como é maravilhoso podermos receber a graça Divia de termos anjos como vocês a nos amparar. Deus os abencoe.


Amigos
Quero aqui espressar minha opinião para justificar meu voto nesta enquete sobre os dois fatores colocados em disputa.
Votei em estudo, pois acredito muito no espiritismo que liberta, que raciocina e que permite e estimula as pessoas a questionarem.
quero lembrar uma pequena colocação de Kardec trazida para ns.
"ESPRITAS, INSTRUI-VOS"
Lembro ainda que a pratica é importante, mas não estamos em tempo de ações empricas. O estudo sério é a base principal para uma prtica coerente e uma vida ética.
muita paz a todos.
Pedro J. Santos


Ol a todos. Estudar é acender uma luz. Praticar é ter luz prpria. Estudar é procurar respostas. Praticar é tê-las em si mesmo. Estudar é trilhar o caminho da evolução. Praticar é j estar retornando para ajudar os que ainda se perdem nos desvios. Estudar é muito importante. Mas sem prtica, é cultura intil. Mostra-me a tua fé que te mostro minhas obras, disse o apstolo Paulo a todos que diziam que ele não tinha aprendido com o prprio Cristo.


FICA MUITO DIFICIL ESCOLHER POIS  SEM ESTUDO NÃO SE A UMA BOA PRATICA E PRA PODERMOS PRATICAR TEMOS QUE ESTUDAR... SEM CONHECIMENTO E SE PRATICA NÃO NOS AJUDAMOS E NEM AJUDAMOS... ESTUDAR UM PONTO ONDE TEMOS QUE ESTAR SEMPRE EM CONTATO E PRATICAR ALGO QUE TEMOS QUE FAZER. SE FOR HOJE EM RELAÇÃO A ESCOLHER TEMOS QUE ESCOLHER OS DOIS!


A prtica é o caminho e o estudo nos diz como caminhar. O mnimo de conhecimento posto em prtica ser sempre mais pondervel do que um cabedal de conhecimento adormecido sem a prtica caridosa. Fraterno abraço. Clovis


o estudo é muito importante, mas na minha opinião a pratica é o esesncial, não adianta saber e ficar s nos livros, temos q começar a fazer a nossa parte começando na pratica e principalmente dentro de nossas casas.


Sabe,de verdade tentei,votar ns dois mas não consegui rsrsrsrs,mas de coração ao meu ver com sinceridade o estudo e a prtica andam juntos,pois ns temos que ter na consciência para realização da alma estar sempre em harmonia temos que realizar aprendendo na prtica tudo na vida , e não esquercer o" Lema que Eu tenho de Vida, "Estudar,Prticar e passar a diante como Sabedoria para outros".Na Vida é assim nunca esquecer de passar adiante o que sabés.Então ao meu ver os dois tem ser votado,pois eles sempre andam juntos com harmonia, ou melhor um não vivi sem outro.


<!-- /* Font Definitions */ @font-face {font-family:"Cambria Math"; panose-1:2 4 5 3 5 4 6 3 2 4; mso-font-charset:1; mso-generic-font-family:roman; mso-font-format:other; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:0 0 0 0 0 0;} @font-face {font-family:Calibri; panose-1:2 15 5 2 2 2 4 3 2 4; mso-font-charset:0; mso-generic-font-family:swiss; mso-font-pitch:variable; mso-font-signature:-1610611985 1073750139 0 0 159 0;} /* Style Definitions */ p.MsoNormal, li.MsoNormal, div.MsoNormal {mso-style-unhide:no; mso-style-qformat:yes; mso-style-parent:""; margin-top:0cm; margin-right:0cm; margin-bottom:10.0pt; margin-left:0cm; line-height:115%; mso-pagination:widow-orphan; font-size:11.0pt; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoChpDefault {mso-style-type:export-only; mso-default-props:yes; font-family:"Calibri","sans-serif"; mso-ascii-font-family:Calibri; mso-ascii-theme-font:minor-latin; mso-fareast-font-family:Calibri; mso-fareast-theme-font:minor-latin; mso-hansi-font-family:Calibri; mso-hansi-theme-font:minor-latin; mso-bidi-font-family:"Times New Roman"; mso-bidi-theme-font:minor-bidi; mso-fareast-language:EN-US;} .MsoPapDefault {mso-style-type:export-only; margin-bottom:10.0pt; line-height:115%;} @page Section1 {size:612.0pt 792.0pt; margin:70.85pt 3.0cm 70.85pt 3.0cm; mso-header-margin:36.0pt; mso-footer-margin:36.0pt; mso-paper-source:0;} div.Section1 {page:Section1;} -->

Se a pratica fosse mais importante que o estudo Jesus não teria ensinado nada.
A pergunta para os que responderam a pratica é a seguinte.
Vocês doam sangue sempre que possvel? 
J declararam doadores dos rgãos?


A pratica do  Amor sempre estar em primeiro lugar, pois esta ao alcançe de todos, mais o estudo da base segura, para que possamos amar melhor com sabedoria e dicernimento. Pois e preciso muitas vezes saber como auxiliar, pois muitas vezes na vontade e impulso podemos desperdiçar otimas oportunidades, mais Deus sabe melhor de que qualquer um o fundo das nossas intenções. que assim seja  sempre o Amor a nossa primeira intenção e o estudo a segunda opção, pois ao s espritas foi dito pelo esprito da verdade "ESPRITA AMAI-VOS EIS O PRIMEIRO ENSINAMENTO E O SEGUNDO INSTRUI-VOS" . ABRAÇOS A TODOS, SAMUEL


Bom dia.

Para quem não possui o dom da mediunidade o estudo é importante. Ja para aqueles irmãos que são mediuns o estudo é muito bom, mas a prtica é excelente.


bem, não sei mundo ainda, mas pelo que precebo não podemos separar estudo e pratica.
Podemos até ter boas açoes., mas estudar a doutrina para entender coisas que as vezes estão na nossa frente e não os vemos...Fazer açoes de bos vontade é essencial ao crescimento do espirito, mas estudar é compreender tbm o porque de estamos aqui????
Eu sempre resisti, mas com certeza iniciarei meu estudo sistematizado da doutrina e quero evoluir não so nas açoes e sim no conhecimento...vejo ciencia nisso tudo!!!


Boa tarde! bem.. via de regra a prtica sem dvida alguma, acontece que essa prtica deve ser algo verdadeiro, ou seja, com total desprendimento sem esperar nada de volta.

O que de fato nenhum esprita ou aqueles que se acham ser, estão preparados para esse encargo, pois, na maioria das vezes o que nos visualizamos nos centros espritas é um "almontoado" de pessoas dissimuladas.


Uma coisa est ligada  a outra:teoria/prtica, pois penso que a pratica  se aprimoriza cada vez  que nos aprofundarmos nos estudos(teoria).Tenho por experiência prpria, que quanto mais pesquisamos melhoramos nosso conhecimento,e temos por obrigação passarmos adiante com ações. Gente muitos dizem ser espritas, é lindo,o importante  e difcil é cumprirmos todo seu ensinamento , mas não podemos desistir de melhorarmos cada vez mais.


O estudo é importante pois ajuda na pratica, e temos que praticar no caminho do bem


 Ao meu ver, o estudo é mais importante, porque é através dele que podemos compreender os ensinamentos que o Cristo nos deixou. através dos estudos que adquirimos a consciência do que somos, fomos e podemos vir a ser, a consciência nos transforma,  uma vez adquirida não tem mais retorno. São os estudos que nos faz  conhecer, refletir e opinar. Como podemos ensinar se somos ignorantes? Não convém mais a resposta... sei por que sei, me ensinaram assim e nunca precisei saber a razão do que estou executando. Sempre fiz assim, não preciso saber mais ou o por quê?

Ora, irmãos,nos tempos de hoje?

O espiritismo é tido como a fé raciocinada, para tudo h uma explicação, temos tantos recursos a nossa disposição e porque não nos valer dessa sabedoria ampla. Infelizmente o que vejo ainda, são irmãos abraçados a preguiça e a ignorância. Ns podemos ter paciência com eles, mas ser que a espiritualidade ainda ter? Não se esqueçam do planeta higienizador. Vamos procurar ler mais e nos evangelizar, não tenhamos medo do desconhecido. A fé em Deus nos fortalece e nos capacita, creiamos nisso.

 


Mais importante é a prtica.
A prtica nos leva a conhecimentos aplicados (empiricos) e que assimilamos e os transformamos em mudança de comportamento e de atitudes.
Se formos pesquisar em livros encontraremos tudo aquilo que Jesus nos pediu para fazer: Amar ao prximo como a si mesmo através da prtica. Sem alardes, sem interesesses...
A cada ação de amor, de caridade, de mudança interior, inerentemente estaremos assimilando conhecimentos. E o conhecimento se constri a partir de nossas experiências.
Vivi
Adorei as palvras digitadas  por vivi...concordo plenamente......
beijos vivi....pense como vc...

m.josé


Mais Importante  primeiro é o estudo que depois nos leva pratica sem entender o que fazemos e porque fazemos , como poderemos realmente ajudar o proximo dentro da Doutrina, temos que ter responsabilidade pois é um trabalho extremamente sério que envolve o desenvilvimento do ser-humano e aevolução para sermos melhores como pessoas encarnadas e melhorar este plano que esta precisando muito de ajuda é s olhar ao redor e ver como esta o nosso planeta Deus esta nos dizendo reformen-se interiormente para poder ter uma vida melhor,é assim que vejo as coisas ao meu redor e quero cada vez mais estudar aprender e colocar em pratica para o beneficio do meu proximo o mundo est carente disto.


Com certeza é a prtica. De que adianta ter o conhecimento da doutrina do Cristo, e não colocarmos em prtica as tarefas recebidas.

necessrio vivenciarmos as nossas experiências do dia a dia, concretizar a fé ,que nos fotalece, nos esclarece, tornando seres melhores para a prtica da caridade


Estou consciente de que ambos precisam estar equilibrados: O estudo é imprescidvel, pois, de que valeria a prtica sem o conhecimento adequado e equilibrado se não estivermos com saber e fazer, como fazer corretamente e com total autoridade moral? Ambos são importantes sim, em todas as épocas.


As duas coisas são necessrias pois temos que ler, estudar, aprender p não ficarmos na ignorância do (eu) acho ( eu) ouvi ou alguém disse isso ou aquilo temos que pesquisar ler e nos aprofundarmos nos conhecimentos. Agora é necesrio praticarmos a caridade, boas ações pois também de nada vale conhecimento sem boas ações


Penso que é o estudo pois sem ele como poderiamos ter o entendimento da doutrina ou de qualquer outo estudo.

Sempre que leio aprendo algo que para mim se torna surpreendente e eu fico super feliz, aleitura nos ensina muito, basta lermos com o coraçaõ aberto para entender e se caso não entender procure a ajuda de alguém que possa te orientar naquele ponto.

Assim quem sabe estudando erramos menos e aprendemos sempre mais.

Com carinho  Rose


 No Evangelho s/espiritismo encontramos " ESPIRITAS INSTRUI-VOS EIS O PRIMEIRO E AMAI-VOS EIS O SEGUNDO " somente atraves do estudo serio e que teremos uma PRATICA melhor, pois aqueles que não se dão ao trabalho do estudo da doutrina, podem deixar de realizar até coisas melhores e maiores por falta justamente do conhecimento.

"CONHECEREIS A VERDADE E ELA VOS LIBERTARA"

POR ISTO AMIGOS ESTUDEM ESTA ABENÇÕADA DOUTRINA SEMPRE, A EXEMPLOS DE TANTOS COMO CHICO XAVIER, DIVALDO FRANCO, BEZERRA MENEZES, BARSANULFO,CAIBAR ,JOS HERCULANO PIRES E TANTOS E TANTOS OUTROS.

MUITA PAZ A TODOS.

IZABEL


 


1188|Isadora Sampaio em: 08/12/2011 - 03:32:01

Somente a verdade capaz de transformar o homem, conceb-la a nica forma de poder vivencia-la plenamente. Sem o estudo a prtica vazia, com o estudo a prtica se torna um hbito.
Conheceis a verdade e ela vos libertar.
Muita Luz a todos.



1294|?gila Lima em: 24/01/2012 - 15:38:51


Acho o Estudo, pois sem ele no conheceremos o espiritismo e assim no o colocaremos em prtica corretamente. Primeiro o Estudo depois a Prtica.



1296|sandra em: 27/01/2012 - 09:54:16

Com entendimento do porque dos fatos, teremos condies de nos conhecer cada vez mais e agir de modo acertado.Penso que estudar nos d essa condio.



1503|biba em: 19/05/2012 - 16:42:04

Teoria e Prtica Toda a teoria deve ser feita para poder ser posta em prtica, e toda a prtica deve obedecer a uma teoria. S os espritos superficiais desligam a teoria da prtica, no olhando a que a teoria no seno uma teoria da prtica, e a prtica no seno a prtica de uma teoria. Quem no sabe nada dum assunto, e consegue alguma coisa nele por sorte ou acaso, chama terico a quem sabe mais, e, por igual acaso, consegue menos. Quem sabe, mas no sabe aplicar - isto , quem afinal no sabe, porque no saber aplicar uma maneira de no saber -, tem rancor a quem aplica por instinto, isto , sem saber que realmente sabe. Mas, em ambos os casos, para o homem so de esprito e equilibrado de inteligncia, h uma separao abusiva. Na vida superior a teoria e a prtica completam-se. Foram feitas uma para a outra.

Fernando Pessoa



Faca um comentario sobre este artigo






 [] Cmara aprova Dia Nacional do Espiritismo
 []
 [] Deus no te Fez para sofrer!
 [] Eu fiz 5 mil abortos - Aborto
 [] Como doar sem ter?
 [] Sem aceitar o sofrimento, no encontramos a felicidade
 [] Suicidio
 [] Planejamento Reencarnatrio
 [] Recriando o paraiso na terra
 [] Introduo
 [] Mensagem de Ashtar Sheran Terra
 [] As contradies da Biblia
 [] Cmara aprova Dia Nacional do Espiritismo
 []
 [] Deus no te Fez para sofrer!
 [] Porque pais matam filhos
 [] Florilgio Natalino
 [] Evangelho no lar
 [] Tragdias coletivas: por qu?
 [] Doena - como enfrentar?
 [] Divulgao da doutrina - O Dever da Propagao
 [] Carinho, Porque e quanto pagar por ele?
 [] A dor de Jesus
 [] Splica
 [] T me capturaste, Senhor
 [] Sananda: Sua histria atravs de Ashtar Sheran e Athena