Portal Espirita
 
   Portal Espirita L.E.M.A.
    Legião Espiritual e Material de Ajuda
    Desde Janeiro de 2000

 


Membros
      Mapa   Mapa
 

Suicídio - É possível amenizar os sofrimentos de suas vítimas?“A bênção de um corpo, ainda que mutilado ou disforme, na Terra, é como preciosa oportunidade de aperfeiçoamento espiritual, o maior de todos os dons do nosso Planeta”.

“Qual o primeiro de todos os direitos naturais do homem”? O de viver

“Por isso é que ninguém tem o de atentar contra a vida de seu semelhante, nem de fazer o que quer que possa comprometer-lhe a existência corporal.” Se o homem não tem o direito de tirar a vida do próximo, e sim dever de amá-lo "como a si mesmo", muito menos tem o de eliminar a própria vida. Sobretudo para respeitar o quinto mandamento, que preceitua: "não matarás"!

No momento de desespero, os suicidas não entendem que não há mal que o tempo não cure. E acolhem obsessores cruéis, implacáveis, que os conduzem à queda e, aos poucos, os submetem à sua vontade doentia, rancorosa. Não refletem sobre a dor que seu gesto extremo causará naqueles que os amam, não levam em conta seus desdobramentos sobre os que ficam e que são outras tantas vítimas de seu ato impensado: familiares e amigos, dos dois planos da Vida. Só tardiamente lamentam esse esquecimento. No entanto imaginamos quão pungentes dores advêm a essas almas, quando sensíveis e amorosas: para os corações das mães, dos pais, esposos, filhos, irmãs, irmãos, ou dos diletos amigos! É dor amarga, atroz, de todos os momentos, que só o tempo, a prece, a prática do bem e a ação de Espíritos nobres conseguem suavizar. A Doutrina Espírita é, também para eles, farta em consolações, indicando meios que aliviam sofrimentos, abreviam provas, serenam as almas dos que foram e dos que ficaram. Todos eles podem, "aviando as receitas" que o espiritismo prega ajudarem-se, eliminando do coração, da mente, a angústia; e amparar os que partiram. Abre ela os caminhos à fé e à misericórdia infinita de Deus, pela oração sincera e a prática do bem incessante - enfim, da Caridade, melhor prece que se eleva da Terra aos Céus!

É-nos informado por um mentor espiritual (Espírito Camilo Cândido Botelho, pela médium Yvonne A. Pereira, no livro "Memórias de um Suicida") “Consola saber que a doce mãe de Jesus é o Espírito sublime que se compadece dos suicidas e lhes estende as mãos; que a "Legião dos Servos de Maria" socorre os Espíritos enfermos que partiram voluntariamente da Terra, conduzindo-os ao "Hospital Maria de Nazaré", onde são medicados, reeducados e preparados para reencarnações reparadoras! A agressão ao corpo físico lesa também o corpo espiritual, denominado pelo Apóstolo Paulo de "corpo celestial" que Allan Kardec chamou de perispírito. É ele a matriz que vai registrar, nos corpos das encarnações subseqüentes, o resultado dessas lesões, na forma de enfermidades dificilmente curáveis. É preço a pagar pela rebeldia aos desígnios celestes, pelo mau uso do livre-arbítrio.

No livro "Religião dos Espíritos", Emmanuel, comentando no capítulo Suicídio a questão 957 de "O Livro dos Espíritos", assinala que "os resultados dos suicídios não se circunscrevem aos fenômenos de sofrimento íntimo, porque surgem os desequilíbrios com impositivos de reajuste em existências próximas." E relaciona enfermidades que, como conseqüência do suicídio, a Lei impõe aos rebeldes. Como se segue na continuidade. Quem lê os livros assinalados ou a obra &quo";O Céu e o Inferno" (no Capitulo V da 2ª Parte há depoimentos de Espíritos suicidas, comentados por Kardec), ou, ainda, "O Livro dos Espíritos", sobretudo as questões de números 943 a 957, jamais pensará em atentar contra a própria vida. Ao contrário, passará a oferecer preces e a praticar o bem, em favor daqueles que caíram nesse erro lastimável.

Se a muitos assusta a revelação dos sofrimentos atrozes porque passam os suicidas, não apenas no plano espiritual, mas nas reencarnações reparadoras - especialmente àqueles que, ingenuamente, alimentam a ilusão de que o perdão de Deus tudo suprime de forma mágica, instantânea -, também nos conscientiza, a todos, do dever que nos cabe de valorizar o corpo de carne, de evitar o suicídio, divulgando a Verdade, consolando e encorajando os aflitos, salientando o valor da prece como sustentáculo nas provas ou como recurso e lenitivo intercessores, em favor dos que caíram, consumando o ato trágico, doloroso. Os Espíritos nos advertem das provações a que são conduzidos os que, frágeis, tentam fugir da vida. Mas Deus sempre nos dá os meios de superar dificuldades, por maiores sejam elas. Se, extraordinários esses sofrimentos, maior ainda é o amor de Deus, que renova a todos oportunidades de reconstrução do equilíbrio.

Um espírito consolando um suicida, afirma-lhe:

“Nos maiores abismos, há sempre lugar para a esperança”. Não se deixe dominar pela idéia da impossibilidade. Pense na renovação de sua oportunidade, medite na grandeza de Deus. Transforme o remorso em propósito de regeneração.

“Os trabalhos de auxílio fraterno geralmente são iniciados através de orações de parentes desolados.”

Vamos ter animo. Se essas idéias nos vierem à mente; ou se familiar ou amigo partiu da Terra por esse meio, que não elimina a vida, mas acarreta dores atrozes e o remete a provas superiores àquelas de que tenta fugir, recorramos à oração sincera e à prática do bem. Resignemos e aprendamos a confiar-agindo-orando-amando-renunciando-abatendo o orgulho e aceitando a pobreza, se perdermos a fortuna, ou a pessoa amada, por morte, abandono, ou outro motivo; submetendo-nos às provações, que breve passam. Todas as circunstâncias se modificam. No próximo minuto ou no amanhã, surgem oportunidades para superar obstáculos aparentemente intransponíveis e as rudes provas. Confiar, fazendo o melhor de nós.

Oremos pelos suicidas, e por outros sofredores, compadecendo-nos de suas dores, sem condená-los. É o que nos diz o amoroso mentor Emmanuel, na obra "Escrínio de Luz”, estimulando-nos, encorajando-nos a superar provas, que são "material educativo do templo em que nos asilamos”.

Esclarecimentos

"Todos os suicidas, sem exceção, lamentam o erro praticado e são acordes na informação de que só a prece alivia os sofrimentos em que se encontram e que lhes pareciam eternos." A prece é instrumento que atrai alívios celestes, que descem dos Céus à Terra, aliviando,banindo dores! A prece e a fé são alavancas que alevantam os caídos nos caminhos da evolução. Recorram, pois, aqueles que sofrem esse drama, à prece e, sobretudo, à amorosa intercessão da Mãe Celestial!

Santo Agostinho

"Se soubésseis quão grande bem faz a fé ao coração e como induz a alma ao"arrependimento e à prece! A prece! Ah! Como são tocantes as palavras que saem da boca daquele que ora! A prece é o orvalho divino que aplaca o calor excessivo das paixões. Filha primogênita da fé, ela nos encaminha para a senda que conduz a Deus”.

Há seguimentos religiosos, que se apõem a posição de que tudo aquilo que nos recomenda a Doutrina de Jesus, que negam a prece aos "mortos" - conforme ensina lacrada está para sempre a sua sorte: esquecidas de que a misericórdia do Pai estimula a fraternidade e se compadece dos caídos e os busca, para os erguer; outras se recusam a orar pelos suicidas - sofredores dos mais necessitados e aos quais a prece alivia - ou, mesmo, a sepultá-los no "campo santo", como se houvesse no Universo região que não seja obra do Pai de Amor e, portanto, sagrada -; ou que as sábias Leis Divinas se submetessem à ignorância, ao arbítrio dos homens. "Deus é Amor" e esse Amor é expresso em tudo. A Doutrina Espírita esclarece as mentes e evita o suicídio, além de contribuir para a recuperação do equilíbrio tanto daqueles que está com a idéia de tentar fugir à vida, quanto daqueles que realizaram esse ato dramático, além de consolar as 'vítimas' que ficaram: Conhecer, estudar, divulgar seus ensinamentos, é a melhor forma de se evitar suicídios; de orientar e consolar familiares e amigos; pois fala aos corações com o depoimento vivo dos que tentaram fugir de problemas, mergulhando em dores inimagináveis; assim como daquilo que os alivia e favorece: a oração. Em nenhuma hipótese se justifica o gesto impensado de atentar contra a própria vida. Só a ignorância, a falta de fé em Deus, na Sua bondade, pode levar a criatura a se rebelar contra seus desígnios.

Mentores da Espiritualidade afirmam que suicidas continuam experimentando os padecimentos físicos da última hora terrestre , em seu corpo somático, indefinidamente. Anos a fio , sentem as impressões terríveis do tóxico que lhes aniquilou as energias , a perfuração do cérebro pelo corpo estranho partido da arma usada no gesto supremo, o peso das rodas pesadas sob as quais se atiraram na ânsia de desertar da vida, a passagem pelas águas silenciosas e tristes sobre os seus despojos, onde procuraram o olvido criminoso de suas tarefas no mundo e , comumente, a pior emoção do suicida é a de acompanhar , minuto a minuto , o processo da decomposição do corpo abandonado no seio da terra , verminado e apodrecido.

De todos os desvios da vida humana o suicídio é, talvez, o maior deles pela sua característica de falso heroísmo, de negação absoluta da lei do amor e de suprema rebeldia à vontade de Deus, cuja justiça nunca se fez sentir, junto aos homens, sem a luz da misericórdia.

Biba - sábado, 8 de abril de 2006 - 4:28:59

 

 


 Comentários antigos (Total: 149 )

minha amiga se suicidou semana pessada... ela morreu afogada nas aguas do rio guaiba em porto alegre... todos nos estamos arrazados... espero que ela saia logo da condiao que concerteza se encontra... estamos rezando por ela aqui na terra... tudo que podemos fazer nessa hora tao amargurada...

Com relação a misericrdia a que essa infratora ter direito como filha de Deus, não se trata, certamente, de uma "misericrdia especial". A atenção de Deus se estende tanto sobre essa suicida como sobre todos os outros, sem preferências nem protecionismo. Ela se revela no concurso dos bons Espritos, que auxiliarão o refazimento da culpada para a devida reabilitação, infundindo-lhe ânimo e esperança e cercando-a de toda a caridade possvel, inclusive com a caridade da prece, exatamente como aqui nesse plano encarnatrio agimos com os doentes e sofredores a que se socorre. Estar também na possibilidade de a suicida se refazer para si prpria, através de reencarnações futuras, para as duas sociedades, a terrena e a espiritual, as quais agrediu com o seu ato, e para as leis de Deus, sem se perder irremissivelmente na condenação espiritual.

 

Dessa forma, fique bem aclarado que nenhum motivo neste plano ser bastante suficiente para justificar o suicdio diante das leis de Deus. O melhor mesmo é seguirmos os conselhos dos prprios suicidas que se comunicam com os médiuns: - Que os homens suportem todos os males que lhes advenham da Terra, que suportem fome, desilusões, desonra, doenças, desgraças sob qualquer aspecto, tudo quanto o mundo apresente como sofrimento e martrio, porque tudo isso ainda ser prefervel ao que de melhor se possa atingir pelos desvios do suicdio. E são eles, os Espritos dos suicidas, são, realmente, os mais credenciados para tratar do assunto.

 


junte-se a ns em orações!!!

 

segue abaixo link explicativo do que vem a ser a nossa atuação no Portal Esprita LEMA - veja por gentileza.

 

agradecida em Deus!!!

 

 

http://www.lema.not.br/centralxq/faq.php

Deus nos parece aqui bastante cruel face a condição inevitvel de se ajustar a lei ou sofrer sua dor, porém não se trata da mão pesada de Deus.
As leis de ação e reação, a lei do retorno e nossa prpria conciência no universo é quem nos leva a essa condição, leis que foram concordas entre Deus e os homens desde o o principio de cada existência, considerando que são imutveis, persistem até hoje e possivelmente o serão por toda a eternidade.
Pedimos a Deus de coração para enviar paz a essa irmãzinha, compreendendo que ninguém d cabo a sua exitência terrena sem que haja uma dor, compreendendo que el é sempre a maior, para quem a sofre.

gostei da matéria sou esprita e oro muito para os suicidas se redimirem.

O suicdio é uma forma equivocada de libertação dos problemas que nos afligem, temos que pedir a Deus para nos dar entendimento suficiente e forças que nos tirem da escuridão e da ignorância, para compreendermos a razão da infelicidade e assumir novos compromissos com ns mesmos; como ser bom, til e submisso à vontade de Deus.

TENHO 12 ANOS ,E SEMPRE ME INTERRESSEI PELO ISPIRITISMO,a minha mensagem e´de que por mas que seja ruin a nossa vida temos que ser gratos,pelo que temos ,e pelo que nao temos, Deus nos deu a vida,e ele mesmo ira nos chamar quando for nossa hora ,entao tenhaum sempre a liçao de que cada um de nos somos uma nota musical no mundo ,e quanto voce mesmo tira sua vida ,voce tira uma nota musical da musica.E´como o do ,re ,mi...sem  o fa ,a vida e´MARAVILHOSA ,entao vamos explorala mais ,fazer novas amizades .....E fique tranquilo, a desencarnaçao e´como um cazulo ,passamos a vida toda preSsos ,e depois ,nos libertamos......Seja bom em  sua alma ,seja verdadeiramente bom,pois no inferno ta cheio de gente que fazia caridades,respeitosos etc...EU SEI QUE EU NAO SOU UMA BOA PESSOA ,NAO MESMO ,MAS QUANDO FAZO ALGO DE ERRADO ,EU ME ARREPENDO,NAO SOU  A PRIMEIRA DA CLASSE ,NAO SOU A FILHA QUE UMA MAE SEMPRE QUIZ TER ,NAO SOU  UMA PESSOA DIGNA ,MAS SEMPRE TENTO APRENDER COM OS MEUS ERROS.OBRIGADO PELA ATENÇAO.


Lindo o seu comentrio, visitante de doze anos. Com certeza vc eh a filha q sua mãe queria ter e q lindo presente vc pode dar a ela com este seu depoimento.
Suas palavras me emocionaram... Devemos sempre agradecer a Deus por estarmos aqui aprendendo um pouquinho mais.
E tb n precisa ser a primeira da classe. Estude o suficiente para aprender pois o conhecimento é valoroso e ele te faz crescer. Esqueça isto de ser a primeira... seja vc. Com notas boas prestando atenção na aula e estudando um pouquinho em casa.
Parabéns pelo seu depoimento. Um abraço,
Vilma


parabens por esse relatrio tão importante e esclarecedor infelismente muitas pessoas acabam entrando em desespero e perdendo a fé em nosso criador tambem tive um tio de minha esposa que infelismente se inforcou por causa de situação financeiro e desemprego era uma pessoa muito fechada ao invés de recorrer a ´pedir ajuda entrou numa depressão profunda e acabou se matando temos sempre que orar por  esses irmãos para que Deus perdoe e ilumine seus caminhos

Muito interessante o trabalho apresentado pela companheira Biba, pois serve até como tema para palestras de desenvolvimento de conhecimento espiritual em centros Espiritas.
Parabens
Otacilio Fraga Miranda


Tenho 33 anos, me chamo Paula, também fiquei surpresa e tocada com o depoimento da nossa jovem de 12 anos. Principalmente, pq vivemos numa sociedade atualmente, onde se cultua o"nada" e, tal criatura fazer esta reflexão de tamanha envergadura.Sobre um tema tão delicado que é o suicdio. isso a amiguinha, a nossa vida, com os desafios que tiver, é um dever nosso prim-la. Chico diz que se agente tiver mais tempo para os outros, não teremos tempo de nos entristecermos com nossos problemas...


e eu gosrei muito. eu fico lendo até altas horas livros de espiritismo eu tenho certeza que existe vida aps amorte

Um homem em total desespero e saudades do filho que falecera a alguns meses, acabou se acovardando e se suicidou, mas o que me choca mais é que ele deixou para trs 5 filhos pequenos, sendo que um deles é de colo.
Meu Deus não me conformo, e imagino como essa familia deve estar sofrendo nesse instante, eu não conversava com ele, não sabia seu nome, mas esse fato me deixou tão chocada que não consigo tirar isso da cabeça, porque estou tão assustada? eu ja soube de pessoas proximas que se mataram mas esse fato não me deixa dormir!
Esse episdio aconteceu a um mês ou mais, mas mesmo assim não tiro isso da cabeça, estou até lendo uns livros sobre o assunto, pra tentar entender o meu desespero.


Você est no caminho certo. Este irmão suicida pode ter uma afinidade mediunica contigo e por isso sente de forma diferente. Por outro lado, seu guia espiritual pode estar usando essa afinidade para lev-la a esse estudo e por consequencia ao seu despertamento maior. Em todo acontecimento h sempre um lado positivo, h sempre bom proveito mesmo onde h o erro do homem.
Seja como for, não sofra pelos que sofrem, porque sofrendo s ampliamos o campo de energia do sofrimento e minimizando nossa capacidade de ajuda.
Lando


Tenho 29 anos, j pensei em suicdio no passado, cheguei até mesmo tentar rapidamente, cortei meu braço com caco de vidro, quando cheguei no pulso, minha mente virou um turbilhão e algo mais forte me controlou, depois de mais alguns anos esse pensamento reapareceu, quase me joguei na linha do trem. Agora, estou pensando fortemente novamente, ando deprimida, atordoada, sem rumo, com vontade de beber e esquecer de tudo e mais do que isso de me suicidar... Por incrvel que pareça sou Kardecista, sei de tudo que pode vir acontecer comigo, mas as vezes sinto que o pensamento não exatamente meu, acredito que obsessores, estão aproveitando meus momentos de fragilidade emocional, o que me segura muito tb, é o fato de não querer fazer minha mãe sofrer... Preciso de ajuda, me sinto com a alma perdida, porém um pouco mais aliviada por ter encontrado uma grande amiga na minha vida, que est compartilhando o meu sofrimento, sei que ela não senti por mim, porque a j é pedir demais, mas j muito bom o fato de ela poder me ouvir... Amigos, que estão lendo agora, preciso de ajuda... 

Em março deste ano tentei o suicidio, tomei veneno para ratos, me socorreram e cheguei ao hospital com parada crdio-respiratria, levado para a uti permaneci em coma por 11 dias, contra uma infecção hospitalar no pulmão o que agravou ainda mais o meu estado de sade fazendo com que eu ficasse muito tempo internado mas enfim, hoje estou totalmente curado no que diz respeito a parte fisica, digo isso porque tenho muitas dvidas sobre como poderei  reverter o que fiz para que meu sofrimento no futuro seja um pouco menor, ja me arrependi e tenho procurado muito por algo que me esclareça mas s encontro livros, relatos sobre o sucidio consumado mas nada sobre tentativas que não funcionaram, Graças a Deus. Por favor, me ajudem, esclareçam amim e a muitos que como eu erraram e não sabem o tamanho do erro e nem mesmo como reparar.


Veja amigo, você tem hoje o que é mais necessrio para a redenção do seu erro: a experiência vivida na prpria carne. Tudo o que tem a fazer, é usar esse conhecimento, essa experiência no sentido de evitar que outros a façam.
Você causou um carma em seu corpo que não precisa se manifestar em novo em nova reencarnação, basta que trabalhe no sentido oposto ao do erro, ou seja, trabalhe em função da melhorara, não apenas do seu corpo, mas na proteção de outros irmãos que estão pendendo para o sucidio.
Infelzmente h grupos n internet com essa tendência, faça pesquisas e você ver que h fruns sobre este assunto, então... trabalhe no sentido de despertar a todos para a realidade do ato absurdo. Da mesma forma, em sites como este, comente auxiliando os que buscam o suicidio..não apenas relate a sua histria, mas aconselhe para evitar que ela se repita no seu irmão e pode ter certeza que o seu carma, não apenas ser resolvido mas também se tornar bônus em sua vida eterna. Abraço fraterno.
Lando.

Caro amigo(a) que um dia pensou ou pensa em suicdio, pense sempre que tudo  passa, s isso.V em uma igreja ou Centro Esprita e coverse com DEUS. Vc vai sair outro(a) de l .A oração tem um poder incrvel, acredite, vc vai sair dessa .Lembre-se, quando DEUS fecha uma janela, pode ter certeza que ele esta lhe livrando de um mal maior e ir lhe abrir um super PORTÃO!!! Beijos, eu confio em vc.São Lus -Ma 28/10/2006 às 16;00. LFM ."QUANDO A F SE INICIA ,A CIÊNCIA SE CALA ".

Infelizmente, j vivencie casos de suicidio na familia e com amigos proximos,é muito triste saber que  essas pessoas não conseguem colocar o amor de  Deus em seus coraçoes e pensamentos.


 

Paz profunda a todos.

Muitos devem ter conhecido um homem formidvel chamado Jerônimo Mendonça que aos 18 anos, teve o primeiro as primeiras dores musculares, que o levou rapidamente a viver paralizado numa cama por mais de 30 anos.

Ficou cego e sofria de muitas dores.

Mas não desistiu da vida.   Fazia palestras pelo estado de São Paulo, Minas e alguns outros estados.

Ria de si prprio.   Pregou e exemplificou os ensinamentos de Jesus.

Você que pensa em deixar a Terra, pelas portas do suicdio, procure o livro :  Um Gigante deitado e conheça alguém que amava a vida, apesar de cego e parltico.

A nica coisa que lhe restava era a voz e ele soube tão bem usar, falando sobre Jesus.

Muitos e muitos necessitam de vocês.   Mudem suas vidas, façam novos planos, trabalhem pelo prximo e a alegria do prximo renascer em vocês.

 

Paz 


Ol senhores!! Tenho 35 anos, mas sou uma pessoa que não se resolveu financeiramente na vida. Para os padrões da sociedade, sou uma pessoa fracassada. E por conta disso, temo pelo meu futuro, sinto angstia na possibilidade de passar fome algum dia. Moro com meus pais e passo por transtornos de ansiedade, tomando medicamentos. Diante de tal situação, muitas vezes o desespero toma conta de mim. E eu, inclusive, j alimentei muitos pensamentos suicidas. Isso é terrvel. Esforço-me para dissipar de mim esses pensamentos obssessores, que me levam a imaginar o pior possvel. Luto para afast-los de mim. De que maneira o espiritismo pode me ajudar neste sentido?

 


Ol Pedro, existe uma frase que se aplica bem neste caso: "Ajuda-te que eu te ajudarei" a doutrina espirita, através dos mensageiros de luz que se comunicam através da mediunidade nos ensina que ela (a doutrina) não pode fazer muito além de mostrar os verdadeiros valores e os processos de evolução dentro das leis de carma e merecimento, de resgate de erros passados, ou seja, a lei do retorno.
O primeiro passo é parar o mais breve possivel com as drogas qumicas, doença da alma se cura na alma.
As drogas quimicas, (calmantes, anti-depressivos etc..) levam ao vcio e do vcio a "nia" que é uma giria bem conhecida entre os viciados em drogas, de tal forma que chega um momento que você j não sabe mais se est em depressão ou se é "nia" da quimica que est no organismo e o circulo vicioso chega a ponto de dificil retrocesso.
Outro passo importante é esquecer o que chama de padrão social, o que o ser precisa é ser feliz, estar bem consigo mesmo, valorizar o que tem e não cobiçar o que o outro possui, o que deve nos levar a sentir-se bem é agradecer sempre a Deus o que ele nos colocu em mãos por merecimento, sempre a altura da nossa necessidade não deixe que o meio guie a sua vida, somos ns quem fazemos o meio e não o oposto.
Quanto ao futuro, apenas seja digno e correto e tenho certeza que não faltar o minimo, se você viver em busca do "sucesso" terreno poder até alcanç-lo mas não far nenhum sentido na sua evolução como ser eterno.
Quanto a tendência suicida, você deve procurar frequentar uma casa de oração, procurar uma casa de caridade para fazer um desobsessão, ou mesmo na sala *Vibração e prece* deste site aos sabados as 21 horas para que seja feita a distânica pelo seu mentor pessoal e os demias que atuam neste grupo de ajuda.
O seu quadro psicologico e espiritual atua como um imã atraindo espiritos que desencarnaram na mesma situação unindo forças terriveis que o far sofrer e viver na ilusão de que é um fracassado, porque é interessante para ele que sinta-se assim.
Leia A prece repele o mal que nos desejam para perceber de forma simples como atua os obsessores. Abraço Fraterno. Lando


Algo nesta tarde de chuva,me fez entrar nesse site e encontrar tantos irmãos sofrendo por problemas interminveis aos quais os levam a pensar em suicdio..Acordem ,se os problemas desse mundo os enlouquecem,o sofrimento que est por vir é muito maior,acreditem nas bençãos divinas,na fé q move montanhas e principalmente no amor de todos aqueles q nos guiam e guardam.Nossos irmãos espirituais nos consolam a medida q os chamamos e nos apresentamos abertos a sua ajuda.Sejam fortes ,acolham a vida pois ela é tudo de maravilhoso e a nica chance q temos para resgatar e saldar dvidas de outras existências..Agradeçam ao abrir dos olhos a cada dia a ddiva q é viver e agradeçam novamente ao final do dia o amor que s o PAI CELESTIAL é capaz de lhes dar.Fiquem na Paz e no amor do nosso PAI...

Osuicidio nao deixa de ser uma obssessao, poriço e nescessario que procura um centro esprita porque é um suicida de passado.

Hoje estou desolada e não sei o porque tenho filhos maravilhosos um marido bom pais maravilhoso amigos parentes que me adimiram.Tenho uma beleza rara interior e exterior casa confortavel,bom não sei mesmo porque tô assim me peguei pensando varias vezes no dia em me suicidar,me ajude não posso não posso ser tão egoista.

Morena mineira


Deus seja Louvado, obrigado Jesus pelo seu amor, é muito bom saber que nossa mãezinha querida "Virgem Maria" se compadece dos suicidas e cura as enfermidades dos espritos suicdas. No hospital de Maria de Nazaré. Hoje mesmo irei orar pelas almas dos espritos que suicidaram, até então orava pelas almas do pulgatrio.

Um abraço e parabéns...

Bira...


O suicidio é uma forma de se livrar dos problemas. minha amiga dia 24/01/2007. veio a cometer um siucidio tomando 3 caixas de taxa preta e uma injeção ela era enfermeira.e vinha com depressão. ficou um mês internada. estamos todos muitos triste ela era uma pessoa espirita frequentou o mesmo centro que frequento. nem assim entedemos o porque de tudo isso. deixou uma filha de 9 anos e uma de 23. sabemos que a depressão ns leva  até a loucura. eu mesma tive depressão fiquei deitada durante um mês não tinha vontade de mim arrumar tomar banho fazer nada minha mãe que mim dava banho. fiquei com 48 kilos. as vezes quando mim bate uma depressão começo a orar mim ajoelho no chão pedindo a DEUS muitas forças. parece que algo toma conta de vc e vc s quer se distruir hoje estou melhor. Peço a DEUS que ele perdoe ela por essa atitude. e que ela encontre a luz do caminho espiritual. que ela fique em paz e encontre muita luz é o que eu posso fazer orar muito para que o espirito dela fique em paz e que traga muito amor aonde ela quer que esteja. Que DEUS o abençõe  Suelene Pisani  


 Precisamos todos da coragem da fé. A fé construda pelo esforço da reflexão e raciocnio; que sabe o que pensa e sente quando diz que confia em Deus e Jesus. Acreditar e confiar é ter certeza. Jesus disse - "Ajuda-te e o céu te ajudar", "Buscai e achareis", "Não vos inquieteis", "Sede brandos e pacficos", "Perdoai", "Amai-            -vos,instru-vos" ,"orai e vigiai"...e tantas outras dicas, como: "Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida". Sabemos disso? t tudo l  no Evangelho Segundo o Espiritismo. Não nos importa muito, o esforço de pensar e sentir, temos urgência de viver, é o imediatismo. S que por mais que a gente teime, insista logo pelos resultados, eles serão sempre efeitos. Sade é efeito, tranquilidade é efeito, talento é efeito, saber é efeito, assim como tudo o que sonhamos ser. Felicidade é efeito, amor também é.

"Onde est o nosso tesouro, a também est o nosso coração". Esse tesouro revela a nossa felicidade ou a nossa perdição.

Muita luz para todos ns!


Experimento pocessos  de construção e desconstrução minha  vida toda. O suicidio esta presente em meus pensamentos desde criança, estou com 39 anos. Sinto-me afortunado por ter sempre oportunidades de crescimento interpessoal, intelectual e material, mas de alguma maneira as coisas  me  escapam. como se não fosse capaz de cuidar do que cativo.                                                                          Não sou brilhante, mas tenho algum talento e sou agradecido por isso. Tenho a sensação de estar perdendo minha capacidade cognitiva, não aplico minha experiência, é como toda vivência fosse esquecida. Isso me desorienta e acabo me deprimindo.                                                                                               Pessoas precisam de mim, como preciso delas também, tenho um filho pequeno, que naturalmente necessita do meu apoio, mas tem sido difcil ser um bom pai, ao contrrio, tenho medo de ser prejudicial ao desenvolvimento dele por ser assim como sou: orgulhoso, descuidado, estressado, um homem frustrado. Estou falido moralmente, intelectualmente e marterialmente.Depois de tantas oportunidades desperdiçadas, hoje vivo separado da mãe de meu filho e estou distante dele, ando de ônibus, ganho 2 salrios mnimos, moro de favor. Estou passando pelo resultado de como tenho tratado minha existência. Tenho me sentido infeliz e desconsolado, sem ânimo, sem qualidade de vida.                                                              Semana passada, pedi ajuda a uma irmã, e ela me levou a Comunhão Espirita, tive um grande alvio ao passar  por l, ser orientado, ouvir belssima palestra e receber o passe, isso foi segunda-feira. Voltei na terça a noite para iniciar o tratamento pelo passe e uma sensação de paz muito grande me invadiu. Tive uma boa semana, lendo o Evangélio Segundo o Espiritismo e o Livro dos Espiritos como meu orientador recomendou, leitura  esclarecedora. Todavia me senti tão bem, que me permiti certo relaxamento, e de um estado muito concentrado e em paz em que todo pensamento destrutivo tava afastado, me vi denovo com pensamentos  negativos com relação a mim e aos outros.                                                                       Meu tratamento t começando, percebo que terei recaidas, que o caminho certamente não ser fcil. Peço ajuda aqui também, pois desejo aproveitar esta oportunidade  que é a vida para me desenvolver, evoluir, ser uma pessoa melhor, encarando as circunstâncias de forma consciente e tranquila, desfazendo-me de magoas, desatando os ns de forma humilde e agradecida para ajudar na construção de um mundo melhor para todos ns.

Oi gente, meu nome é Alessandra tenho 21 anos e ultimamente o q mais se passa pela minha cabeça é o suicdio, tenho muita vontade de cometer esse erro, mas tenho medo, sei q sofro de uma forte obsessão espiritual, peço ajuda, as vezes tenho vontade de gritar para o mundo q preciso de ajudas!

Se alguem tiver disposto (a) a me ajudar ........ preciso muito de umas palavras de amor, carinho, conforto

Espero contatos, obrigada


Querida Alessandra.  Desejo muita paz e amor em teu coração. s uma guerreira, e como uma guerreira tenho certeza que brilhar na sua jornada aqui na Terra. Pesoas como ns precisam muito se encontrar em Deus, nosso Pai, é Nele que encontramos conforto para  nossas angustias. Tenho certeza que s de passar por este site maravilhoso, algo te tocou. E a mensagem dessa pessoa de 12 anos? È tão linda, nos enche de esperança e um sentimento de gratidão nos invade. Outra mensagem que nos trs muita força est em "RECRIANDO O PARAISO NA TERRA", se não leu, leia, é demais. São tantas coisas boas... devemos acess-las, bem como devemos saber que sempre teremos ajuda quando a solicitarmos, é s pedir, não estamos sozinhos, existe uma legião do bem torcendo a nosso favor. 

Muita luz para todos ns!

 


Bom dia a todos!
Meu nome é João tenho 27 anos, e na ltima quarta feira o meu melhor amigo, amigo do peito, cometeu suicidio, mesmo sendo espirta e conhecendo todos os desabores deste ato. Eramos muito ligados em todo o sentindo e pelo simples fato dele achar que iria ser demitido ele praticou o ato. Peço a todos os amigos que orem por ele em suas preces,hoje faz apenas uma semana que tudo isso aconteceu.
O nome do meu amigo é Flvio Fernandes Parente, ele morava aqui em Recife, no bairro da Boa Viagem.
Peço orações, e que a Luz do Deus todo poderoso tire do o pensamento ruim e coloque a Paz em nossos corações!


Sou um que esteve aqui em desespero. Vim e coloquei o que imaginava minha vida.

Estive aqui no mesmo dia que iniciei o TRATAMENTO PELO PASSE, vim buscando ajuda da mesma maneira que busquei no CENTRO ESPIRITA. Isso faz 4 semanas. Segui a risca, tudo que o ORIENTADOR recomendou. Hoje, venho para AGRADECER, da mesma maneira que vim para PEDIR AJUDA, escrevendo meu desalento. Digo que os dias que suscederam a 1ª ida ao CENTRO ESPIRITA, foram dias de PAZ e CONFORTO. Fui melhorando dia-a-dia da confusão mental que estava mergulhado a tanto tempo. Melhorei a QUALIDADE DE PENSAMENTO e tive uma grande MUDANÇA DE COMPORTAMENTO. O EVANGELHO virou meu COMPANHEIRO e O LIVRO DOS ESPIRITOS me esclareceu muita coisa. Estou mais tranquilo. JESUS me guia, é bom estar em Sua companhia.


 

 


Ol amigos,

Para todos que pensaram em cometer suicdio peço que por favor olhem sempre para a dor daqueles que ficam.Procurem doar , se dar aos outros . Acreditem ajudar nos d sentido de existir. Tenho dificuldades em conseguir trabalho, tenho angustias com meu futuro mas com o meu coração medroso e incerto peço força pra continuar.Lembrem nunca estamos ss.Sempre haver alguem vivo ou desencarnado que nos ama e torce pelo nosso sucesso. A vida é breve , vamos aproveit-la.


Nem sei por onde começar!

Mas enfim sou uma adolesente de 14 anos conheci o mundo espirita a pouco tempo. Por causa que soube que meu amor eterno havia falecido dai vieram sonhos,coêncidencias eu nunca o vi mas ja ouvia a falar de sua morte ele morrer muito novo. E hj vivo com um vazio dentro de mim uma ferida sem remedio ja pensei muitas vezes em suicidio mas olho p/ vida pela fente e n tenho coragem so queria uma forma de curar esse vazio e dificil vc viver sem a pessoas amada a seu lado querer ter ele toda hora chamar ele e isso n faz bem aos espiritos pelo puco que eu conheço. Todos os dias eu reso e pesso a Deus que ele logo mi leve p/ ficar ao lado de meu amor . Se isso e pecado n sei se eu possa sofrer no futuro n importa o importante e que eu pesso de coração a Meu pai . Pq n consigo mas viver sem meu amor do meu lado !

Quero ajuda n sei quero conselhos ;

 

 

 


tenho 27 anos,e nao fiz nada nessa minha vida,bom tenho uma filha,que o pai dela nem liga pra ela,eu trabalho, mas sou uma inutil que nao consegue dar nada pra minha filha,e so decepciono minha familia que eu sei que me ama, entao tenho pensado muito em me suicidar, pra nao decepcionar mais ninguem, so fasso minha familia se encomodar comigo, por ser uma pessoa amarga sem iniciativa.

preciso de ajuda, mas nao dexo as pessoas me ajudarem, o que faço, nao consigo me abrir com ninguem encomodar as pessoas com meus problemas.


Faz 2 anos que perdi meu noivo por causa do suicdio, nao sei pq na verdade até me culpei por nao ter percebido sua agonia e flagelo por nao ter conversado, mas ele sempre estava alegre, não sabia que ele guardava tudo para ele. Iramos casar no fim de 2004 mas em um domingo quando tudo parecia perfeito ele cometeu o ATO DESGRAÇADO, com uma corda no pescoço pôS fim a sua vida terrena,sinto sua falta, chamo para que ele converse comigo mas de nada adianta, No incio pensei em cometer o mesmo Ato pensando que assim o encontraria, mas minha mãe é ESPRITA e me explicou que se cometesse o mesmo Erro estaria EU ainda mais longe dele. Pois trilhiaramos caminhos diferentes. Queria poder ter notcias dele, saber se esta em algum pronto socorro, colônia, Vale dos Suicidas seja onde estiver queria alguma ajuda, tenho uma certa mediunidade j fui obssedada, me machucava, machucava os outros e falava igual a homem, Nos ultimos dias tenho sentido uma vontade forte de cometer suicidio mas nao contem pra ninguem tentei tomar de Uma Vez S todos os meus antidepressivos mas o mximo que consegui foi dormir 24 hs. André Gustavo Richardt MEU NOIVO suicida esta nos ultimos dias Aparecendo em meus pensamentos Oque faço ser que é ele procurando Ajuda espero que me esclareçam Foi TIMO DESABAFAR . Que Deus os protejam. Que Assim Seja! Quara-RS

Tenho 26 anos penso em suicidio desde os 8 .acabei de desistir do tratamento e parei de tomar os remedios ,e nao consigo deixar de planejar o nem um dia como vou executar o mesmo sem falha,pois falhei na semana passada me lacoolizei e entrei no mar mas me salvaram antes

Tenho 50 anos, sou casado e tenho 5 filhos (4 biolgicos e 1 adotivo) e 4 netos. Sou catlico, mas tenho uma forte ligação com o ESPIRITISMO. Acredito na "Vida aps a Morte". Meu pai e um irmão faleceram e eu gostaria de saber onde e como eles estão? A mesma coisa gostaria de saber de um primo que morreu de acidente de moto h 3 anos. Peço a todos aqueles que estão com pensamentos suicdas, que não cometam esse ATO INSANO. A vida é um "DOM DE DEUS" e deve ser preservada!

Celestino Silva


Eu tenho 37 anos,moro com um companheiro a 10 anos, tenho uma filha de 08 anos e na medida do possvel tenho tudo para ter uma vida feliz.

Mas ao contrrio minha vida intina é cheia de tristeza, amargura, angustia, revolta, depressão e insatisfação sem ter motivos aparente. Sinto tanta amargura q minha testa arde como se tivesse uma bola de fogo e as veses chego a colocar gelo . Tomo vrios tipos de medicações para afastar a depressão e tenho bastante insonia. Se possi vel me ajudem.

Eu quero ser feliz com minha filha e meu marido.Quero voltar a ser como antes.Gracizelia Andrade Santos "Obrigada"


Oi, muita paz e luz para todos.
No mês de novembro de 2006, quase perdi minha mãe, pois ela tentou o suicdio, cortanto os dois pulsos, as causas que a levaram a tal foi devido ao vcio no jogo do bicho e a convivência com meu padastro que era alcoolatra e desencarnou uma semana aps o ocorrido. Morro a 2.200KM de deistância de minha adora e amada mãe, na epoca atravessava por problemas financeiros e não tive condições de viajar para encontra-la. Sou espirita e estava afastado do centro a um mais ou menos uns cinco anos, nesse perodo minha vida virou um transtorno. Então parei em frente ao local de trabalho de minha esposa respirei fundo e pedi ao nosso irmão maior o doce meigo rabi da galileia e a espiritualidade maior que mostrasse uma porta para entrar e encontrar forças, foi quando em pensamentos surgiu a orientação para procurar a federação espirita de Sergipe a qual faço parte dos trabalhos, chegando l encontrei uma amiga de doutrina Srª Maurilurdes e o Srº Sotero, os acontecimentos fluiram naturalmente, de imendiato a Srª Maurilourdes me orientou que fizesse um passe a distância e l estava eu no quarto de hospital vendo minha mãe, parecia que estava fora de meu corpo fisico pois acariciava seu rosto e ela sem me ver apenas sorria. Pois é meu irmãos temos a obrigação de elevar nossos pensamentos a todos aqueles que necessitam e jamais nos afastarmos das orientações das lei naturais que Jesus nos ensinou:

Amar sem condições;
Ajudar sem esperar nada entroca;
Falar sem ofender;
Sem rebaixar nossos irmãos (semelhantes);
E colocar em prtica no nosso intimo o conhecimento que a doutrina nos oferece.
Muita Paz para todos e para aqueles possui familiares na situação em que estava, ofereço as vibrações positivas e meu amparo a todos e a qualquer tempo podem enviar e-mail para: marquesjacinto@yahoo.com.br.

Luz e energia.


 Amigos,

Ha 3 dias, minha tia cometeu suicdio, sofria de depressão ha muitos anos. Gostaria de saber se posso ajuda-la e como?

Lendo as mensagens dos colegas, percebi que varias pessoas pensam ou ja pensaram em cometer suicdio.

Para essas referidas pessoas, eu peço, de coração para nem pensarem em cometer suicdio. Tomem anti depressivos, separem do cônjuge (se for o caso), mudem do emprego, mudem de cidade, façam qualquer coisa, mas nunca pensem em suicdio, pois a vida nos apresenta surpresar, e com certeza, coisas muito boas ainda virão.

Estou a disposição para ajudar... grande abraço a todos, Sérgio

 


Aquele que comete o suicdio, infringe as leis de Deus.Destri o templo sagrado do esprito que é o corpo que recebeu Sadio e perfeito.Ao destruir este corpo ou parte deste, acelerando a morte antes do tempo programado, estar lezando também o perisprito, por estar este ligado célula à célula ao corpo carnal.

Pois bem, numa nova oportunidade, este esprito nascer em novo corpo, com as lesões exatamente onde ele prprio violentou.Isso para que lhe sirva de aprendizado, para que se harmonize e se pacifique com a prpria consciência, para que venha novamente em uma outra encarnação à merecer um corpo sadio como aquele que ele recusou e atirou na face de Deus.

Sbias e justas são as leis de Deus que devolve à cada um segundo suas obras, sempre concedendo oportunidades para renovação e evolução do esprito.

Um abraço,

da amiga Marta.


Tenho hj 27 anos e por diversas vezes pensei em suicidio, meu pai inclusive tentou se suicidar uma vez dando um tiro em sua cabeça. Sinto muito até hj forças muito fortes tentando me para esse fim, porém com o tempo e com a graça de Deus compreendi o sentido da vida terrena e me sinto melhor, disponibilizo minhas orações a todos os suicidas e suas familias.

 


oi meu nome e vanda, gostaria que me respondessem uma pergunta, estou começando agora a ler sobre espiritismo, e a um ano e 2 meses atras o meu cunhado foi assassinado por bandidos com um tiro, e agora a esposa dele esta sofrendo por de mais pq ele deixou 2 filhos de 5 anos e 1 e 6 meses,ela chora muito por causa dele queria saber se isto faz bem pra ele ela estar sempre falando dele e chorando, ja aconteceu algumas coisas que e meio estranha, ela a esposa estava servindo comida em cima do fogão e disse que iria se disfazer de todas as coisas dele, e sem mais nem menos o prato estourou na mão na mão dela eu fiquei apavorada com isso que aconteceu ai gostaria de saber se ele que esta fazendo isto ou o que pode ser, gostaria tambem de pedir oraçoes para ele o nome dele e PAULLER RENE DE OLIVEIRA ELE MORREU NO DIA 12 DE ABRIL DE 2006

Tenho 44 anos e h três ou quatro anos luto para me ver livre dos malditos bancos que cobram juros exorbitantes e me tiram o sono e a tranquilidade. O nico  bem que poderia me desfazer é um carro que utilizo para o trabalho. Fico muito tenso, tenho medo e penso s vezes coisas terrveis. Embora tenha fé e l de dentro de mim sinto que um dia isso tudo vai passar.S´o que esse dia parece distante. Mas, por outro lado não quero prejudicar minha famlia por isso. Sinto-me incapaz. Tenho pedido à Deus mais trabalho para poder me livrar das dvidas. Ser que Deus tem um plano reservado pra mim e tenho que deixar de fazer tudo que eu gosto para ter mais tranquilidade e paz??? Ser que uma vida financeira mais tranquila me traria problemas maiores??? Por favor, tenho achado interessante a doutrina esprita, embora seja catlico. às vezes parece que a tempestade nunca vai acabar. O que fazer??? Tenho pensado em muita coisa, mas não acho a solução? Orientem-me por favor. Obrigado

Meu amigo, Deus não coloca fardos tão pesados nos nossos ombros que não possamos carreg-los.Quando ainda no plano espiritual, podendo enxergar realmente todos os nossos atos ruins praticados contra nossos irmãos, rogamos por nova oportunidade para reparação.Pedimos por provas muito maiores do que as que recebemos, sentindo nossas conciências pesadas à nos cobrar.Mas conhecedor de todas as nossas fraquesas, o Pai amoroso nos concede penas menores para que gradualmente possamos reparar, aprender lições, nos melhorar e evoluir.

S que com o esquecimento do passado, passamos à nos sentir injustiçados, esmagados pelo peso das dificuldades, penalisados de ns mesmos.E não conseguimos sentir que amigos espirituais estão à nossa volta, nos inspirando à prosseguirmos com fé, paciência, resignação, porque tudo é muito passageiro diante de toda a imortalidade do esprito e se vencermos estes obstculos com coragem, ao retornarmos ao plano espiritual, sentiremos nossa conciência mais tranquila para prosseguir através de novas etapas, para subirmos novos degraus da escala evolutiva que nos levar ao Pai maior de bondade, de amor, de sabedoria.Não est sozinho.Tudo passar sim.E lembre-se que o nosso Mestre maior não era devedor, mas para exemplificar o amor, a coragem, a fé ele enfrentou dolorosas provas sem em nenhum instante deixar-se abater pelo desânimo.Crê nele e sentir  sua cruz mais leve sobre os ombros.

Um abraço da amiga Marta.  


O pai de meu amigo cometeu o suicidio essa semana. Fiquei muito comovida com o caso, não s pq ele é meu amigo, mas por que eu sei como a religião vê esse assunto, então estou rezando pela seu esprito, poiis sei que foi um momento muito difcil e como esse meu amigo est sofrendo, assim se puderem ajudar eu agradeço de coração. Obrigada.

Sou tabagista e não consigo parar de fumar apesar de ser dibatica e não poder fumar pela doença tb. Sei que serei considerada suicida + não stou conseguindo parar.

Me sugeriram hipnose e gostaria d saber se é valida a tentativa

Obrigada

Lucia


Oi Lucia,

O vcio do cigarro é um vcio como qualquer outro tipo de vcio. Depende de você querer parar e depende muito também do seu estado de esprito. Os irmãos suicidas sofrem porque "não morreram" e carregam a angstia consigo. Se possvel, tente parar de destruir seu corpo, pois é uma obra de Deus para auxili-la a cumprir sua missão terrena, e você é a nica responsvel por cuidar dele.


Oi, meu nome e Fabiana, tenho 33 anos, a algum tempo atraz duas pessoas proximas se suicidarao, a primeira ja faz alguns anos,  a segunda foi agora em dezembro, é tudo tao triste pq perdemos a esperanca? nao intendo como a dor pode ser tao grande a ponto de nao suportarmos o amanha. Eu sempre penso neles e horo, penso em Deus, minha casa e abencoada, temos uma boa vida, mas queria fazer mas isso me incomoda, qdo o meu amigo se suicidou, ele me preocurou dizendo que ia faze-lo mas eu nao acreditei, achei que isso  nunca aconteceria, tentei conversar com ele, faze-lo esquecer aquilo, ate que aconteceu foi um dia horrivel, ver a tristeza dos pais, tentar ententer o que havia acontecido. Ainda hoje e dificil, agora com a morte deste outro rapaz. Acredito no espiritismo, e rezo para que eles nao sofram tanto, pois eram pessoas boas e queridas, nao entendo. Passei dois anos fora do Pais e l viviamos em colonia para estudantes, nossa familia morava no predio da frente, uma noite um rapaz se suicidou, ele era muito jovem tinha apenas 14 anos, Eu nao o conhecia pessoalmente so de vista. Mas a dor foi a mesma.

Faz dois anos que perdi meu irmão,ele se suicidou,até hoje eu não mim conformo com a viagem dele antes da data determinada por Deus.tem horas que fico no ar s pensando como ele esta,eu queria saber o motivo,porque ele fez isso.Nancy ferrante,moro na Bahia.

Cara amiga Nancy,

O estado em que se encontra seu irmão, vai depender muito da forma dele de encarar a situação e de querer lutar pela prpria melhoria, dando abertura para o auxlio espiritual.

Não podemos nos esquecer de que antes de ser seu irmão, ele é filho de Deus.E Deus nunca desampara nenhum de seus filhos, pode ter toda a confiança nisso.E além do mais tem o recurso da oração.Você pode transmitir à ele o seu sentimento de amor, orando ao Pai, rogando que lhe dê forças, sugerindo à ele mentalmente que se ligue à Deus, com fé,esperança, para que possa sentir reconforto e alvio para todos os momentos difceis.

E quando o sofrimento se faz necessrio para o burilamento do esprito, acaba no final das contas, servindo de remédio que mesmo que amargo, cura.E nenhuma tempestade se prolonga em demasia.Ela passa sempre, cedendo lugar para a bonança, a calmaria.

Nos momentos de incerteza e saudade, ore, confiante no Pai que é pai amoroso e lembre-se que Ele est olhando por seu irmão e por todos ns.

Um abraço,

Marta


Colegas: Li todos os comentrios feitos por vocs. Tenho 45 anos de idade, 3 filhos, emprego e bom salrio. Ocorre que a idia de suicdio tem rondado minha cabea h alguns meses e no sei como me livrar de tais pensamentos. Vezes por outro dou asas imaginao pensando em como meus filhos ficaro sem minha presena. Admiro a colocao de vocs, de qualquer um de vocs que postaram acima. Gostaria de ter tais convices. Abraos. Desculpe o desabafo.

Não tem que pedir desculpas pelo desabafo. Temos e que ter muita fe e orar muito para sermos amparados pelos amigos espirituais. Começe lendo sobre a doutrina que é muito consoladora e vai passo a passo nos ensinando que pelo amor e pela oraçao estamos sempre vigilantes no bem. Entre no chat aos sabados as 21 horas porque tem um grupo de preçes que nos faz muito bem e voce pode conversar com os membros o que nos traz muita paz e nos livra muito das angustias do dia a dia

 Abraços Lucia

 


Não sei nem por onde começar. Não sei se teno motivos para estar me sentindo assim, pode ser que eu seja fraca . Pois sei que existe pessoas com sofrimentos incomparveis ao meu.

Mas é como me sinto. Me sinto como se fosse a pior pessoa do mundo, parece que todas as coisas ruins s estão acontecendo comigo. Não gosto nem de falar muito da minha vida, mas parece que chegou a um ponto em que não estou conseguindo mais aguentar. Vou começar a contar a partir da época em que me lembro desses sofrimentos. Meu pai sempre bebeu muito, tavez ele não seja um alcoolatra, mas quando bebe fica totalmente diferente. Em casa sempre teve brigas, meu pai quando chegava bebado quebrava tudo. Ele não é uma pessoa m mas o alcool transforma uma pessoa. Isso sempre me angustiou, sabe o que é ficar todos os dias tendo que rezar para que ele não beba, ficar tomando conta pra isso não acontecer. Acho que fiquei até traumatizada pois não posso ver ninguem bebendo, até mesmo quando meu pai vai beber um pouco não gosto j fico sofrendo por antecipação. Hoje em dia ele bebe bem menos do que a anos atras. mesmo assim s de pensar sofro.

J mina mãe quer que eu seja o que ela não foi, como ela saiu de casa aos 14 anos, pois disse que sua mãe a batia muito. E ela não teve condições de estudar e procurar uma coisa melhor, ela quer que eu faça. não no sentido de estudar e tentar alguma coisa melor na vida, pois sempre estudei. O que ela quer é que eu arrume um marido que tenha dinheiro. dizendo ela que é pra eu não sofrer o mesmo com ela. Tanto é que ela detesta meu namorado, talvez por ele não ter o dinheiro que ela gostaria que um genro tivesse.

J meu namorado que eu sempre fiz de tudo por ele. Sabendo do sofrimento dele. Pois aos 5 anos de idade um caminhão o atropelou e ele passou 7 anos sem poder andar e até hoje sofre as consequencias desse acidente. Ele tb é meio depressivo por esses acontecimentos na vida dele. Mas tudo que fiz desde que o conheci foi tentar ajuda-lo o que eu pudesse faria por ele e ainda faço. por causa desse sofrimento ele resolveu usar maconha e a um tempo atras até beber. e numa dessas quando j tinhamos 3 anos juntos ele engravidou a ex mulher dele. me senti arrasada. como se mais uma vez minha vida estivesse acabando. pensei muitas coisas ruins. mas mesmo assim ainda continuo com ele. pois o amo muito. ele tb diz que me ama e que fez sem pensar.

São muitas coisas pra contar que nesse depoimento não d, em outro momento conto o resto. Sei que isso pra muitos não são problemas, pelo menos problemas que seriam faceis de resolver se eu tivesse coragem, pois não tenho coragem mais pra nada. Perdi a vontade de viver, de sair de passear,. sei que sou muito fraca e não deveria agir assim.

Por isso pesso ajuda de vocês pois estou me sentindo muito mal como se o mundo tivesse acabado.

De uma pessoa fraca que não consegue lutar por sua felicidade

VIVIAN


OL, MEU NOME ANDRA TENHO 27 ANOS, E TENHO CASO DE SUICIDIO NA FAMILIA. MINHA TIA IRMÃ DE MINHA MÃE ELE SE MATOU, JOGOU ALCOOL NO SEU PROPRIO CORPO E TOCOU FOGO. ELA NEM PENSOU NOS FILHOS E NEM NA FAMILIA QUE TANTO AMAVA, ELA S QUERIA ACABAR COM SUA PROPRIA VIDA P CAUSA DA TRAIÇÃO DO MARIDO. QDO ISSO ACONTECEU EU ERA PEQUENA NEM TINHA UM ANO DE IDADE. QDO CRESCI, E FIQUEI SABENDO DO QUE TINHA ACONTECIDO FIQUEI TRISTE. E COM RAIVA DO MARIDO DELE. EU FUI CRESCENDO E COM UMA VONTADE DE CONHCER MINHA TIA, MAS ELA J NÃO ESTAVA MAS ENTRE NOS. MINHA MÃE MOSTROU UMA FOTO DELA. E COM O PASSAR DOS ANOS, NA MINHA ADOLESCENCIA SENTIA UMA PRENSEÇA DE ALGUM PRETO DE MIM. O MEU CORAÇÃO DIZIA QUE ERA MINHA TIA. SER QUE ELA ERA MESMO? LEMBRO DE UM FOTO QUE ACONTECEU QDO EU VOLTEI DE UMA FESTA MIM SENTIR ESTRANHA E COMEÇEI A CHORAR, NESSA EPOCA MINHA PRIMA SOBRINHA DE TIA MORA COMIGO E MEUS PAI, LEMBRO VAGAMENTE QUE CHAMEI P MINHA PRIMA. O QUE SEI FOI O QUE ELA CONTOU. QUE ELA OUVIU NÃO MINHA VOZ E SE A VOZ DE MINHA TIA FALANDO COM ELA ATRAZ DE MIM, PEDINDO QUE TOMASSE CONTA DOS FILHOS DELA. AT HOJE FICO PENSANDO SE ISSO ACONTECEU MESMO. MINHA TIA J FALECIDA A 27 ANOS. AS VEZES EU SENTIA A PRESENÇA DELA, MAS J TEM ALGUM TEMPO QUE NÃO A SINTO MAS PERTO DE MIM. MNHA MA~E TEM POUCO DIAS QUE SONHOU COM ELA. SER QUE ELA EST EM PAZ, SER QUE ELA SE ARREPENDEU DO QUE FEZ? O NOME DE MINHA TIA ERA JURLENE  SOARES SERRA, FALECEU NO DIA 09/02/1980.

QUE DEUS ILUMINI E PROTEJA A TODOS. BEIJOS


 

Eu tenho um amigo de nome paulo, por circunstâncias alheias a sua compreensão e por um estado de descontrole, acabou por ingeri uma quanitdade considervel de medicamentos e lcool, com isso acabou desencarnando, nos deixando amigos efamiliares muito consternados. Nos gostaramos de pedir a Deus na sua infinita misericrdia qu epermitisse que os espirtos socorristas fossem a seu encontro e que derramassem um blsamo de paz em seu coração, até para qu ele comprenda esse gesto impensado e possa s e recuperar o mais rpaidamente possvel, vez que,ele foi´e é um bom rapaz. e tambémgostaria de pedir a Deus que derramasse um blsamo de paz e resignação para os eus fmailiares , a sua m~´ae e a sua filha e a esposas, vez que, estaão sofrendo muitoe nãoconseguemcompereender esse gesto. e gostaria de pedir também a Deus de infinita bondade emisericrdia que esse meu amigo fosse encaminhadno par um hospital de recuperação nas colo?onias espirituais, para refazimento e reflexão desse seu ato. E por fim eu gostaria de rogar aos senhores intenranutas, que dedicam um segundo do seu pensmaento para rogar ao divino mestre que o meu amigo tenha paz em seu coração e que Deus tneha piedade de sua alma. 


poste seus pedidos de vibrações e preces em:

www.lema.not.br/oratorio

abraços afetuosos!!! 


NOSSA VIDA MENTAL
As almas ingressam nas responsabilidades que procuram para si mesmas.
Segundo talhamos o nosso perfil moral, angariamos os favores das oportunidades de
serviço diante das Leis Universais.
Ninguém foge aos estigmas da viciação com que sulca a estrutura da prpria vida.
Paz significa vitria da mente sobre os seus prprios atributos.
Resguardemos, assim, a vida mental, na certeza de que o teor da nossa meditação
condiciona a altura da nossa tranqüilidade.
Nada ocorre connosco sem resultado especfico.
Teimosia no erro - conta agravada.
Ausência de disciplina - débito permanente.
Remorso - aviso da consciência.
Multiformes ocorrências no mundo interior anunciam constantemente o clima de nossa
escolha.
A tempestade é precedida dos indcios inequvocos que lhe configuram a extensão.
De igual modo, através da anlise real de ns mesmos, encontramos o exato esboço
das futuras experiências. À vista disso, ante a luz do Evangelho, ninguém desconhece a
essência do destino que se lhe desdobra ao porvir.
A justiça da Lei tem base na matemtica. E quem possui parcelas determinadas pode
ajuizar perfeitamente quanto à soma daquilo ou disso.
Entrega-te, pois, a novos haustos de esperança e supera as prprias limitações,
atendendo aos apelos do amor que ecoam da Altura.
Rene humildade e serviço, simplicidade e perdão, estudo e caridade, bondade e
tolerância, no esforço de cada dia, e com, semelhantes, fragmentos de amor e luz
levantars o templo divino de tuas mais belas aspirações, diante da Eternidade.
ANDR LUIZ / CHICO XAVIER
Paz e Luz

eu tenho um conhecido por nome Gerson q neste fim de semana se entregou as lamentações do suicdio.. peço a Deus e seus mentores protetores q estenda a mãe e mostre-lhe a verdadeira luz q tanto fugiu de seus olhos e mente durante sua passagem terrena.. q aqueles q o atormentavam se conscientizem e se afastem para q nosso querido irmâo Gerson seja resgatado para seu devido local para aprimoração e nova chance de entendimento.. Amem


PEÇO AJUDA DE VCS, POIS ESTOU EM UM MOMENTO MUITO DIFICIL E TENHO MEDO DE NÃO AGUENTAR. NÃO ESTOU MAIS SUPORTANDO MINHA VIDA. PEÇO AJUDA .
VIVIAN


toda ideia de suicidio,a maioria das vezes sao espiritos obsessores,sofredores e e nfermos,que se aproxima das pessoas com sensibilidades espirituais que passa que sofrer todas as percepçoes destas entidades espirituais,quando um suicida vem a ideia de suicidio,doenças que a medicina nao descobre a causa e um espirito enfermo e assim por diante.Tudo tem uma soluçao estamos num mundo de provas e expiaçoes resgatando nossos debitos,mas o Criador na sua infinita bondande nao nos abandona sempre encontramos suloçoes para nossos casos sejam eles espirituais,materias.Nas casas espiritas vamos saber de onde viemos e para iremos.Todas as religioes sao afluentes deste grande manacial sagrado que o espirito eterno,que e nosso dado pelo nosso criador,que nem eu e ninguem tem o direito de tirar a propria vida.o evangelho no lar,uma luz que irradia paz,equilibrio e sesperança



Meu nome é Glaucia, tenho j quase 39 anos, hoje passo uma fase muito difcil, não sei como fiquei assim, não tenho vontade de mais nada, tenho uma filha saudvel e perfeita, e não tenho muito do que relcamar, mas estou sentindo um ruim muito grande em mim, não tenho vontade de me suicidar, maas gostaria de morrer, pois a agonia que sinto é tão grande, estou sempre chorando, do nada, quando vou tomar banho então, as lgrimas vem com toda força, eu choro, choro, estou muito magoada, com meu ex amor, e gostaria de aceitar o fato de que ele tem uma vida pela frente, e est firme, andando, crescendo, e eu não consigo, estagnei, não quero ele, mas não quero que ninguem queira... é horrivel, tenho muita vontade de morrer, sinto um dio dele, tenho vontade de procur-lo, mago-lo, ofendê-lo, sei l, vingar? Nunca fui assim, estou sofrendo muito, muito, muito, odeio ele.... quero o mal pra ele, ele me machucou, e eu não merecia, tudo que fiz foi am-lo e respeit-lo, agora estou sendo desprezada, magoada... parece de propsito. Talvez pelo fato de não me queixar nunca, não perguntar, não procurar o que acontece, tenha me deixado assim, como um vulcão em erupção e sem controle, pronto para machucar outras pessoas.. com essa raiva, esse dio, que est matando minha sade, porque s tenho prejudicado a mim mesma, tomo anti-depressivo, anfetamina, e agora juntei ao alcool, vou morrer, e vão pensar que me suicidei.


estava em minha casa num dia a noite e começei a sentir uma forte angustia,começei a xorar como se algo estivesse me avisando que iria acontecer uma coisa ruim naquele momento foi que eu senti,como estava sob tratamento de calmante tomei um comprimido e fui dormir sendo assim avisei meu esposo que qualquer coisa me chama-se dando umas 23:00 hs meu irmao chego dando uma triste noticia que meu subrinho tinha falecido,meu chão naquele momento caiu tao novo com a vida toda pela frente e acabar assim agora tenho certeza que foi um aviso dele.


quero que jesus me ajude.


Fico muito triste de saber que tantas pessoas pensan em se matar, recentemente perdi o grande amor da minha vida, ele se suicidou com um tiro na boca,eu sofri e sofro tanto que as vezes tenho que fingir que não existo para tentar não sofrer oro muito por ele porque sei o qaunto é grande o sofrimento espiritual dos que se rebelam contra o criador, oro muito muito porque tenho esperanças de que ele tenha sido socorrido e que não esteja em tão grande sofrimneto poque ele suicidou porque j não aguentava mais de tanto sofrimento, eu mema morria de d dele, tinha uma depressão tão grande que j não conseguia mais se quer converssar a angustia tava estampada em seu rosto tentei ajuda-lo como pude mas cada dia ele estava pior orei muito pedido a cura pra ele mas nao aconteceu até que ele não aguentou mais e se foi...tenho tanto medo dele estar sofrendo...ele j não aguentava em pé era uma agonia constante.
Meu bem amor da minha vida suicidou recentemente, por uma depressão esquisita veio rpido acentuou com uma rapidez espantosa cada dia ele estava pior e em dois meses ele j não aguentava em pé, foi enfraquecendo tremia perdeu o apetite a angustia tava estampada em seu rosto os olhos ficaram parado foi espantoso gente nunca vi uma depressão tao forte assim e tão rpida pensei que podia ser uma obsessão mas não entendo do assunto mesmo assim procuramos ajuda no centro mas sem nenhum resultado até que ele não aguentou mais e sem pensar nem emsi proprio consumou o fato com um tiro na boca foi horrivel sofri e sofro tanto que as vezes tenho que fingir que não existo porque não existindo não existe dor, ser que elecontinua sofrendo é injusto gente ele era muito bom caridoso e tava doente ser que existe atenuantes pra este caso? ele sofria muito dia e noite sem descanso.


eu sou medium e gostava de ajudar as pessoas mas nao sei como alguem me ajude


medium,mediadador entre duas partes,o irmao deve buscar uma casa espirita kardecista participar das reunioes doutrinarias,estudar a codificaçao espirita,empenhado nestas tarefas,o irmao começara ter um entendimento como se deve usar a mediunidade em auxilio dos irmaos encarnados e desencarnados.a medida que nos evangelizamos abre-se um horizonte de muitos caminhos em que o seareiro de jesus esta apto para o trabalho.a diciplina e a base,siga em frente.com muita paz


Gostaria de saber o que acontece com as pessoa que se matam.
Obrigado pela atenção,Evelise.


eu fui uma quase suicida e por isso que dou esse depoimento
apenas um suicida sabe o que aconteçe em s eus ultimos minutos de vida se nao fosse a fe que tenho em deus
e meus mentores do bem eu nao estaria aqui relatando esse acontecido a vc eu tenho pena de uma pessoa que tenta contra sua propria vida
pois apenas deus tem esse direito e mais ninguem


Por que esse sentimento tão ruim faz questão de me acompanhar, tenho 30 anos e desde os 15 e 16 tive uma depressão muito profunda devido aos problemas que acabei tendo em casa com meus pais, a depressão traz essa vontade horrivel de se matar, sempre pedi a Deus que me levasse e acabasse com tudo pois sofria muito com isso tudo e não entedia nada, com os anos o espiritismo surgiu na minha vida e me monstrando que não vale apena seguir com essa besteira, sempre rezo e peço pra esse sentimento me abandonar mas ele est sempre me perseguindo e como se estivesse roubando minhas energias para que eu fique fraca e caia na tentação.

Visitante


oi!!!
gostaria de saber o que leva a uma pessoa a se matar ???
obrigado.


Ola,peço preces pois me sinto mto estranha de uns tempos pra ca,não tenho conseguido dormir,tristeza,sinto umas coisa mto estranhas mas mto fortes de ficar arrepiada e tonta e a dois dias ando tendo visoes q por medo fecho os olhos pra não enxergar,da medo ,não sei o q é.Tento dormir mas eles não me deixam,fazem barulhos,as sopram meu ouvidoou sinto q els(s) me tocam.N ÃO SEI O Q FAZER,ME AJUDEM
ana lucia marquez,porto alegre/rs rua;ary tarrago 420/201/05
Obrigada.
CADASTRE-SE NO PORTAL LEMA NO SEGUINTE ENDEREÇO:
http://www.lema.not.br/centralxq/faq.php?acao=resposta&sub=&princi=&recstart=0&q_id=33


por obsequeo, como ajudar uma pessoa, ente queridissimo que suicidou-se?como fazer para saber se ele esta bem? como posso tentar receber uma comunicaçao dele, ja que o telefone tocA de la para ca?seu nome OMAR MACHADO ENTIAUSPE falecido de morte violenta e triste em 26/11/2007 em pelotas -rs 60 ANOS DE IDADE. POR FAVOR ESPERO RESPOSTA. OBRIGADA


Irmã de Porto Alegre-RS, poste este pedido no oratrio, em www.lema.not.br/oratorio
Irmã que questiona como ajudar o irmão que se suicidou, somente com orações você pode ajud-lo, mesmo assim, ele est constantemente em aprendizado.
muito importante que não se angustie para não colaborar com o abalo dele..


Ol, estou aqui porque tenho muitas pergunta e duvidas, gostaria q me ajudassem.
Por exemplo: meu pai bebe, e queria saber se algum dia ele morresse por causa da bebida seria considerado suicidio, e ele arcaria com as consequencias disso?
Outro: tenho conhecidos q pulam de paraquedas etc.. e tbm se acaso em um desses pulos ele sofressem um acidente e morressem, tbm seria considerado suicidio?
E por ultimo: tem uma pessoa q se suicidou, e eu queria q vcs me dissessem oq eu posso fazer para ajuda-la, para ela sair desse lugar horrivel em q ficam os suicidas e ir para uma lugar bom, em q ela tenha paz, alguma coisa para fazer ela parar de sofrer!! POR FAVOR, ME AJUDEM. Eu nao vou ter paz enquanto eu nao tiver certeza q ela estar bem, em um lugar bom. Eu penso nisso toda hora.
Obrigada.


nao tiro da minha cabeça uma vontade louca de morrer,penso que vou descançar. mas sei que uma hora isso vai acabar acontecendo mais cedo ou mais tarde, ainda nao fiz por que sou covarde demais e tenho um pouco de medo que mesmo morta posso continuar sofrendo.nunca disse isso pra ninguem apenas estou desabafando aqui me desculpem.sou aquem que vivo em mundo que nao é pra mim.


Não se mate!!!
NUNCA faça isso, tdo passa, até essa fase dificil q est passando.
Procure um centro espirita, fale com eles, procure ajuda. Vc sabe oq acontece com qm se suicida. Todos os q se suicidaram se arrependeram, e se vc fizer isso vai se arrepender tbm.
Vc nao é covarde por nao se suicidar, vc seria covarde se vc se matasse.
Beijos e mta força pra vc.


Tenho muitas dvidas. Mas a que mais me angustia é a seguinte: Uma pessoa inteligente, capacitada, com grandes conhecimentos, e mesmo assim continuar fazendo algo que sabe que vai levar a morte, é considerada um suicida?


Acho muito importante o apoio que os senhores oferecem a comunidade, em todas as situações vivenciadas. Todavia, estou escrevendo hoje para solicitar novamente, se possível, o endereço e/ou telefone do Sr. Waldemar Coelho que realiza cirurgia espiritual na cidade de Leme. Gostaria de levar minha mãe, de 80 anos,que apresenta muitas dores de coluna. Já escrevi aos senhores, há mais de duas semanas e recebi um aviso para lembrar de minha senha e que o comentário foi recebido.Gostaria de saber, se obterei a resposta através de meu e-mail ou terei de entrar em minha senha outras vezes? Obrigada pela atenção!Aguardo retorno. Josefa Gardenas
use sempre a sua conmta...pois atraves do e-mail de usuaruio fica mais pratico de enviar as respostas

abraços afetuosos


Ol
Gostaria de deixar uma mensagem a vcs que necessitam de apoio e orientação.
Busquem a presença de Deus emn seus corações, quando sentir vontade de morrer, saia, v caminhar um pouco, conversar com alguém que goste de vc , procure ocupar seu tempo com atividades que lhes dêem prazer e motivação.
Se suicidar não vai resolver os problemas e fustrações de ninguém!
Se cuidem e se amem!
Jane


nao sei bem o que aconteceu comigo, so sei que eu estava muito triste com minha vida, eu sou a pessoa que deixou um desabafo aqui por que nao estava mais aguentando viver o meu relato foi do dia 28 2008 11:03 so estou voltando para dizer que melhorei nao penso mais em morrer nem mais estou tao triste graças a DEUS agora estou em paz , nao sei como isso foi possivel , mas aconteceu comigo obrigado a todos que frequentao aqui e que de alguma forma me ajudou


Foi com bastante alegria e satisfação que acabo de ler esta pagina quase que por completa, ontem eu quase coloquei fim na minha vida, por duas vezes coloquei o revlver no peito, mas Deus estava o tempo todo do meu lado e também meus parentes e amigos do plano espiritual. Retornei para minha casa e tomei um banho e fui trabalhar. Graças a Deus hoje não estou com esta ideia, ainda mais o que eu acabei de ler, fiquei muito apreensivo com que poder acontecer aps o alto extermnio. Peço que todos ore por mim, para que o meu espirito fique fortalecido ainda mais. Muito obrigado


Estou aqui amigos a procura de uma ajuda espiritual para q eu possa me tornar a pessoa q realmente sou , porem q anda meio sumida diante tantos problemas pessoais q vem acontecendo comigo.Sou mais um admirador da doutrina espirita e ando lendo alguns livros, q foi por onde me interessei tanto!!Assim pergunto si tem como eu conseguir me tornar aquela pessoa de antes amorosa q anda escondida atras de tantos problemas?Axo q por eu estar afastado de igrejas eu me tornei uma pessoa sem crença e sem fe, queria atraves da doutrina espirita poder entender o q esta acontecendo comigo!!Desde ja agradeço a compreensao e estou aberto a conselhos e indicaçao para algum centro espirita perto de minha cidade , pois moro em Viçosa,MG e naum tenho conhecimento de nenhum... aguardo retorno


Ando meio perdida, gostaria de contatos com pessoas q conheçam sobre p espiritismo q possa me orientar e entender algumas coisas.... desde ja agradeço...


cessa, ninquem deve permanecer perdida pois se você olhar no fundo do seu coração com certeza vai encontrar alguem, que antes de mais nada e imagem e semelhança de deus. confie em você, faça sempre uma prece e com certeza voçê vai encontrar o caminho e antes de mais nada se encontrar. que a paz de nosso senhor jesus cristo esteja sempre com você.


ola que deus de a todos amesma paz que estou sentindo ,aprendi a perdoar e pedir perdao o resto com otempo se resolve paz, cleusa medeiros fernandes


Desde criança achava me um predestinado ao sucesso,muito cedo aos 15 anos tornei me bancrio(pra época era o melhor emprego do mundo) porém durou pouco,o banco foi vendido e eu preferi pedir demissão a ver minha agencia ser fechada, a partir dai tive inumeros sucessos profissionais,ganhei dinheiro,casei me com a mulher que me apaixonei,mas novamente tudo acabou rpido,meu pai dizia que algumas pessoas tem o toque de "Midas" e outras exatamente o oposto, e hj com 37 anos vejo que sou o oposto de midas,tenho duas lindas filhas mas não consegui manter meu casamento com mãe delas,vivo a 8 anos com uma mulher que quando ficamos juntos era forte, decidida,profissional independente,depois de 2 anos ,tornou se completamente dependente,passou a viver minha vida,criar minhas filhas e determinar o que era certo e errado,porém trouxe pra mim muitas aflições e desentendimentos com amigos,e os parentes das crianças.Confesso que estou a um passo de terminar com tudo isso!não tenho problemas de sade na verdade, s acho que essa vida não deu pra mim, não serviu assim como um casaco que vc ganha e usa por que a Mãe e os outros acham bonito,mas me vendo no espelho acho ridculo! Tenho visões do futuro,j previ muitas coisas, e tenho o "don"de conversar com pessoas e do nada, como se fosse um filme,eu vejo toda a histria delas desde a infancia,sinto suas angustias,e muitos j tirei da depressão por achar que determinado fato impedia-as de serem felizes.Porém pra mim não é assim e estou sinceramente disposto a encerrar minha caminhada e apostar na piedade divina e que me dêem a chance de recomeçar. Onde deveria estar com reservas financeiras e garantias para o futuro das meninas,estou exatamente no começo,sem dinheiro,pelo contrrio,mergulhado em dvidas,escravo de uma situação,dividindo espaços e tempos de minha vida com quem j não quero mais. Se de alguma forma não fui claro,desculpem,meu desespero por querer ser diferente e fazer diferente é tanta que aqui estou,acreditando numa ajuda virtual pra tentar sorrir novamente.


Meu caro amigo,
J erramos muito ao longo do tempo, nas muitas existências que j vivemos, onde em muitas delas, desistimos de lutar.Isso gera conflitos e estes conflitos nos acompanham até que venhamos à vencê-los.Por isso h tantos problemas como depressões, angstias, melancolias.
E enquanto não procuramos nos auto-conhecer, arrancar o "homem velho" de dentro e deixar que venha o "homem novo", não conseguimos nos relacionar de forma satisfatria.
Te garanto que se ler as obras de André Luiz, estudar o Evangelho Segundo o Espiritismo, as obras bsicas mesmo de Kardec, com afinco, ver que na condição em que nos encontramos, o plano fsico ainda é o melhor lugar para ns, até que possamos partir com a consciência mais tranquila, no momento designado por Deus que sabe o que é melhor para ns.Estamos num lugar que nos serve ao mesmo tempo, como escola, hospital, para nos melhorar, evoluir.
Meu amigo, como eu disse os desequilbrios nos acompanham.Não adianta deixar este corpo e voltar num outro, porque o desequilbrio se encontra na mente do esprito e o esprito é o mesmo, não muda.S muda o corpo.
Por isso, procure ler boas obras, como as que citei, por exemplo.V à uma casa esprita para um tratamento através da fluidoterapia.Busque auxlio.H pessoas disponveis, para com descrição, ouv-lo, para que se desabafe, jogue para fora tudo o que não lhe serve e o sufoca.Lhe far bem.
Se não estivermos em paz conosco mesmos, não estaremos com ninguém e em nenhum lugar, porque o erro, a dvida, o medo, permanecerão dentro de ns.
Não estou querendo dar lição não.Falo por experiência prpria.Somente quando buscamos o auto-conhecimento, o conhecimento da verdade, o trabalho no amor, é que conseguimos caminhar.E deve ser sempre com Jesus como Mestre.Ele é o caminho.O seguimento das suas leis morais é que nos direciona, nos posiciona.
Bens materiais, são apenas provisrios, não nos acompanham para o além-tmulo.Riquesa ou pobreza, são apenas situações que vivenciamos como aprendizado nesta vida tão passageira, diante da imortalidade do esprito.
Percebo nas suas palavras mesmo que você prprio não tenha percebido, falta-lhe o amor por si mesmo.Busque-o.Nos amando, que conseguimos também amar ao prximo.Nos amando, não desistimos de ns mesmos.
Se cortar um pedaço da sua cruz, este pedaço ir lhe fazer falta para que possa us-la como ponte de travessia de um lado para outro mais feliz, sem que caia num abismo.
Reflita sobre isso, porque é de todo o meu coração.
Ergue-te.Rogue à Jesus que lhe conceda forças.Segue adiante.Deus reserva coisas especiais à você, s que est tão cabisbaixo que não consegue enxerg-las.Ele te ama, porque você é uma centelha divina Dele.Você é obra da criação dele.
Que seu coração se encha de paz, esperança, fé e amor.
Um abraço fraterno.


DEUS,na sua infinita bondade permite a cada um de nos,escreva cada existencia segundo nosso livre arbitrio,esse livro e sagrado e so nosso,niguem pode interver sobre ele,temos autonomia de escrever nosso s capitulos de vida,ele e a essencia de tudo, encontramos o passado,vivenciamos o presente e preparamos o futuro para escrever novas paginas com otimimismo,fe,e determinaçao de vida.Existem pessoas que vem completar nossas existencias,formando ciclo familiar,amigos simpaticos ou mesmo antipaticos que se apresentam como personagem de provas ou de resgate das paginas escritas em vidas passadas.A nossa mente sao paginas maravilhosas que escrevemos e contamos a nossa historia de vida, e ela que vamos apresentar todo conteudo do praticamos ontem, hoje e amanha.Todos os dias ao abrir-mo nosso livro agredeçamos ao pai, pela nova pagina que iremos escrever e ter o cuidado olhar a o a pagina anterior e corrigir o erros que praticado.,essa essencia junta ao mais valioso tesouro que temos que o Evangelho de jessus,nos faz esvrever nossas paginas diarias,com moderaçao,com amor, com perdao e fazendo-se util ao proximo e a nos mesmo.Exercer o direito de escrever a nossa historia e o nosso dever,compartilhar com todos e escrever este livro sagrado que a VIDA,VALORIZAR E PRECISO,JAMAIS PERCAMOS O AMOR PELA VIDA,Nesta batalha em que muitos lutam para conseguir o seu estagio de vida e nao conseguiram,quanto nos somos vitoriosos porque chegamos primeiro na corrida pela vida.



"O suicdio faz com que os amigos e familiares se sintam seus assassinos (Vicent Van Gog)

O termo suicdio foi utilizado pela primeira vez em 1737 por Desfontaines. O significado tem origem no latim, na junção das palavras sui (si mesmo) e caederes (ação de matar). Esta conotação especifica a morte intencional ou auto-infligida. Num aspecto geral, o suicdio é um ato voluntrio por qual um indivduo possui a intenção e provoca a prpria morte. Pode ser realizado através de atos (tiro, envenenamento ou enforcamento) ou por omissão (recusa em alimentar-se, por exemplo).
considerada tentativa de suicdio qualquer ato não fatal de automutilação ou de auto-envenenamento. A intenção da morte não deve ser includa nesta definição, pois nem sempre é manifestada. A gravidade da tentativa deve relacionar-se com a "potencialidade autodestrutiva" do método utilizado, com a probabilidade de uma intervenção de terceiros.
O suicdio é a conseqüência de uma perturbação psquica. A tensão nervosa que envolve, e culmina nos conflitos intrapsquicos de gravidade acentuada, transtorna a tal ponto que a morte torna-se nico refgio e a inevitvel solução dos problemas. Inconscientemente, o suicida tentou depositar a culpa de sua morte nos outros indivduos que compõem seu ambiente social, principalmente nos familiares. Neste caso o suicdio funciona como um \\\'\\\'castigo\\\'\\\'. como revidar uma agressão do ambiente que o envolve.
Na civilização romana a morte não era significativa, importante era a forma de morrer: com dignidade e no momento certo. Para os primeiros cristãos, a morte equivalia à libertação, pois a doutrina pregava que a vida era um "vale de lgrimas e pecados". Nesse momento a morte surgia como um atalho ao paraso.
Nos séculos V e VI, nos Conclios de Orleans, Braga e Toledo, proibiram as honras fnebres aos suicidas, e determinaram que mesmo aquele que não tivesse obtido sucesso em uma tentativa deveria ser excomungado. Assim o suicdio passou a ser considerado um crime que poderia implicar na condenação à morte dos que fracassavam. Os familiares dos suicidas eram deserdados e vilipendiados enfrentando os preconceitos sociais. Apenas na Renascença a humanidade dos suicidas foi reconhecida, o romantismo desse perodo forjou em torno do tema uma determinada urea de respeitabilidade.
Alguns fatores são comuns aos indivduos que tentaram ou cometeram suicdio. Por exemplo, é mais freqüente nas idades que delineiam as fronteiras da vida, como a puberdade e a adolescência, e entre a maturidade e a velhice. Porém, a faixa etria compreende genericamente dos 15 aos 44 anos.
Um ponto significativo a ser analisado, é que os casos de suicdios foram extremamente raros nos campos de concentração, o que reforça a evidência de que as condições exteriores (mesmo as mais brutais) não explicam o fenômeno. Além disso, o suicdio é mais comum em nações ricas e ocorre com mais freqüência nas classes médias.
Por razões não completamente esclarecidas, as mulheres cometem três vezes mais tentativas de suicdio que os homens. No entanto os homens são mais eficazes. Isto porque o sexo feminino recorre aos métodos mais brandos como o envenenamento. Enquanto os homens usam armas de fogo, tendem ao afogamento, enforcamento ou saltando de grandes altitudes.
As doenças fsicas como câncer, epilepsia e AIDS; ou doenças mentais como alcoolismo, dependência toxica e esquizofrenia, compõem alguns dos motivos que induzem um indivduo a atentar à prpria vida. Algumas situações sociais também conduzem ao suicdio. Podemos incluir como exemplo o insucesso no matrimônio ou não ser casado, não ter filhos, não ser religioso, isolamento social e o fracasso financeiro.
A -depressão também est aliada aos casos de suicdio. Porém, no auge das crises depressivas o indivduo fica menos vulnervel a tais tentativas. Isto porque a depressão é caracterizada principalmente pela desmotivação, desinteresse e letargia do raciocnio. Nesse momento, o indivduo não se dispõe a nenhuma atividade, inclusive o ato de se matar. Alcançado este estgio, a tendência é a omissão, que também é considerado uma das formas de suicdio.
Jovens Suicidas
Entre os jovens (faixa etria que compreende dos 15 aos 24 anos) o suicdio j é a terceira causa de morte, atrs apenas dos acidentes e homicdios.
Os conflitos mais comuns que desencadeiam os suicdios entre os jovens são encontrados na educação, criação e conduta familiar dos indivduos. O sentimento de culpa imposto pelas chantagens emocionais, agressões, castigos exagerados, criação e imposição de uma auto-imagem irreal ao indivduo, o abandono afetivo e a superproteção, são as principais causas dos suicdios cometidos entre os jovens. A soma desses, e outros fatores menos relevantes, resultam numa desorganização da personali- dade em desenvolvimento, desequilibra con-tinuamente o sistema nervoso e desencontra o indivduo do seu ego. Por conseqüências superficiais temos o bloqueio intelectual, a constante desmotivação pelas atividades cotidianas (como os estudos), a necessidade de uma fuga psquica e o entorpecimento mental. Novamente o suicdio é o resultado mais grave dos desequilbrios.
Indicadores de Risco
Geralmente o suicdio não pode ser previsto, mas existem alguns indicadores de risco:

  • Tentativa anterior ou fantasias de suicdio.
  • Disponibilidade de meios para o suicdio.
  • Idéias de suicdio abertamente faladas.
  • Preparação de um testamento.
  • Luto pela perda de alguém prximo.
  • Histria de suicdio na famlia.
  • Pessimismo ou falta de esperança.

ndices no Brasil e no Mundo

Suicdios no mundo:

  • No mundo suicidam-se diariamente 2000 pessoas.*
  • Nos Estados Unidos são 30.000 suicdios por ano (quase 100 por dia).
  • No geral, 7% dos suicidas sofrem de dependência alcolica.
  • Aproximadamente 90% de quem tenta, avisa antes.
  • Em torno de 70% dos suicdios ocorrem em decorrência de uma fase depressiva.
  • Quem j fez uma tentativa, tem 30% mais chances de repetir do que quem nunca tentou.

* Esses valores podem ser bem maiores, pois muitos casos de suicdios são considerados acidentes.

No Brasil:

  • Entre 1989 e 1998 os suicdios aumentaram 56,9%.
  • O ndice brasileiro é de 4,9 suicdios para cada grupo de 100 mil habitantes.
  • O Rio Grande do Sul possui os ndices mais altos: 11 para cada grupo de 100 mil habitantes.
  • Porto Alegre é a capital com maior taxa de suicdios (11,9/100 mil).
  • Entre 1993 e 1998, o nmero de jovens que tentaram o suicdio aumentou 40%.
  • Em 1997 quase 1.500 jovens tentaram se matar no Brasil.



SUICDIO (VISÃO MDICO/ALOPATA)
Um médico ou não, defronta-se freqüentemente com um dilema: como dialogar com pacientes suicidas? Ao contrrio do constante no senso comum, pessoas que tentam se matar comunicam esta intenção e, geralmente, fazem a um médico.
De 60% a 75% dos pacientes que cometeram suicdio procuraram um médico um a seis meses antes de se auto-aniquilarem.
A idéia de que "quem fala não faz" não é verdadeira no que diz respeito às tentativas de suicdio. Outra mitologia acerca do suicdio diz respeito a que não se deva valorizar as tentativas que pareçam ter sido feitas apenas para atrair a atenção do universo scio-familiar; por serem potencialmente não-fatais não devem ser desprezadas e devem ser interpretadas como um pedido de ajuda que necessita de atenção e entendimento. Tantas vezes se tenta que um dia pode ser bem sucedido.
A prevenção é o melhor tratamento para o suicdio, indubitavelmente. importante ressaltar que um substancial nmero de pacientes que tentaram um ato suicida procuraram um médico alguns dias antes.

DEFINIÇÃO DE SUICDIO
Para Durkheim o termo suicdio é aplicado a todos os casos de morte resultantes direta ou indiretamente de um ato positivo ou negativo da prpria vtima que ela sabe que produzir tal resultado. Freud, dentro de uma abordagem psicanaltica, estabelecia que a auto-aversão vista na depressão originava-se da raiva em direção a um objeto de amor; raiva que a pessoa desviava para si mesma. O suicdio seria a expressão mxima desse fenômeno e não acreditava que houvesse suicdio sem o desejo reprimido de matar alguém. Uma abordagem bastante interessante pode ser encontrada em seu trabalho publicado em 1917 chamado Luto e Melancolia.

PESSOA COM RISCO DE SUICDIO
Existe uma ampla gama de situações envolvendo o risco de suicdio na clnica, as quais variam desde ideações leves até o paciente que chega em coma por ingestão de medicamentos. A avaliação do risco de suicdio continua sendo um desafio e, geralmente mais importante do que buscar a causa do suicdio de imediato.

PREVALÊNCIA
A prevalência do suicdio no Brasil situa-se em torno de 4 por 100.000 hab, apesar destes dados poderem ser questionados devido a complexidade de sua determinação. Quanto às tentativas frustradas os nmeros são ainda menos confiveis, devido principalmente às dificuldades conceituais envolvidas. Nos EUA as tentativas chegam a ser 40 vezes maiores do que os atos suicidas concretizados.

A OMS realizou estudos chegando aos seguintes nmeros:

  • pases do leste europeu, Japão, ustria, Alemanha, Suça e pases escandinavos: 25/100.000 hab.
  • EUA: 12/100.000 hab.
  • Irlanda, Holanda, Itlia e Espanha: 10/100.000 hab.
  • pases de industrialização tardia: 14/100.000 hab.

FATORES DE RISCO
Embora a conduta suicida tenha um espectro amplo, parece haver uma diferença no perfil dos pacientes que tentam suicdio e aqueles que realmente concretizam o ato.
fundamental observarmos variveis particulares em cada paciente como as que estão presentes na tabela abaixo (Roy, A . Psychiatric emergencies. 1989; extrado de Kaplan et al., 1995).

Varivel

Alto Risco

Baixo Risco

DEMOGRFICA



Idade

> 45 anos

< 45 anos

Sexo

masculino

feminino

Situação conjugal

divorciado/vivo

casado

Emprego

desempregado

empregado

Relações interpessoais

conflituosas

estveis

Estrutura familiar

catica/conflituosa

estvel

SADE



Fsica

doença crônica

boa


hipocondria

sente-se bem


excesso de medicamentos

pouco uso

Mental

depressão grave

depressão leve


psicose

neurose


transtorno personalidade

personalidade normal


abuso de lcool/drogas

bebedor social

ATIVIDADE SUICIDA



Ideação suicida

freqüente/intensa

infreqüente/leve


prolongada

transitria

Tentativas de suicdio

mltiplas

primeira


planejada

impulsiva


salvamento improvvel

salvamento provvel


desejo de morrer

desejo de mudar


auto-acusação

raiva


método letal

método não-letal

RECURSOS




poucas aquisições

muitas aquisições

Pessoais

insight pobre

bom insight


afeto pobre e descontrolado

afeto adequado

Sociais

isolamento

bom envolvimento/integração


famlia pouco envolvida

famlia envolvida

Além dos fatores presentes na tabela é importante ressaltar outros que aumentam o risco de suicdio:

  • pacientes com personalidade impulsiva
  • histria de migração
  • ausência de convicção religiosa (catlicos suicidam-se menos pelo perfil punitivo da sua ideologia, bem como a crença num destino controlado por um Deus onipotente e responsvel pelos sucessos e frustrações da sua vida).
  • sentimento persistente de desesperança e pessimismo
  • perda de status scio-econômico: fracasso profissional ou falência financeira.
  • acidentes que causem incapacidade fsica (p.ex paraplegia) ou impotência sexual.
  • acidentes que causem desfigurações, principalmente em mulheres.
  • ambivalência
  • fator desencadeante/estressante persistente
  • transtornos de personalidade (histriônico, borderline etc.)
  • transtorno bipolar: pode-se pensar no risco aumentado apenas na fase depressiva, mas o perfil impulsivo da fase manaca traz cuidados particulares.
  • doenças do SNC como epilepsia, demência, AIDS etc.

MANEJO DO PACIENTE QUE TENTOU SUICDIO
A primeira parte do atendimento de um paciente que tentou suicdio deve ser centrado sobre o manejo das complicações médicas decorrentes tais como cortes, fraturas e intoxicações.
No caso de ingesta de medicamentos o nvel de consciência é o primeiro aspecto a ser avaliado. A seguir devemos buscar informações acerca do tipo, quantidade, tempo decorrido e velocidade de consumo da medicação, bem como associações com outras drogas, lcool etc. Caso o paciente esteja em coma um dilogo com acompanhantes ou familiares é de fundamental importância. Recursos para diminuir a absorção devem ser tentados como indução de vômitos ou lavagem gstrica. O uso de substâncias antagonistas pode ser til como é o caso do flumazenil nos casos de intoxicação por benzodiazepnicos
Obviamente, devem ser tomadas as medidas cirrgicas necessrias nos casos de suicdio associado a trauma (suturas, imobilizações gessadas ou, se necessrio, até cirurgia reparadora).
A segunda parte do manejo do paciente suicida é a avaliação do risco de uma nova tentativa. O médico deve levar sempre em consideração os itens discutidos acima no que se refere aos fatores de risco. Porém, muitas vezes, esta tarefa torna-se difcil por diversos fatores como:
1. a seriedade do que est em questão: a vida ou a morte do paciente.
2. porque o médico precisa definir não s um diagnstico, mas também um prognstico, cujas dificuldades são muito maiores.
3. o médico, geralmente, vê o paciente na emergência, não o conhece previamente e o risco de suicdio pode ser o motivo da procura do atendimento.
4. porque a decisão de internação pode significar a sobrevivência do paciente.
Essa avaliação de risco deve ser feita através de uma entrevista psiquitrica detalhada a ser realizada logo aps a equipe de emergência ter sanado as complicações médicas ps-tentativa e o paciente apresentar condições de conversar com o médico. Na entrevista o paciente deve ser questionado direta e francamente se ainda tem vontade de acabar com a prpria vida, se tudo est tão ruim a ponto de acabar com tudo, se ele tem planos feitos ou se o paciente conseguiria controlar-se. Muitas vezes o desabafo do paciente é o suficiente para tir-lo de sua situação de angstia e sofrimento pessoal. A terceira parte, e mais delicada, é a decisão de internar o paciente ou não. A internação inadequada pode trazer apenas prejuzos para o sistema e para o paciente, do mesmo modo que a não internação pode significar uma nova tentativa. Para evitar erros o médico deve seguir rigorosamente alguns critérios:

  • paciente est psictico, com a presença de delrios, idéia de comando ou alucinações.
  • quando existe algum fator que interfere com o nvel de consciência, impossibilitando a avaliação na emergência (p.ex intoxicação).
  • quando não existe modificação na ideação suicida, aps intervenção junto ao paciente e a famlia.
  • pouco ou nenhum suporte familiar.
  • tentativas freqüentes ou em escalada.
  • quando o médico ainda tiver dvidas.
    Desde que as indicações acima sejam descartadas, pode-se partir para um acordo envolvendo o médico, paciente e familiares, numa espécie de "pacto anti-suicida" , que também deve respeitar alguns princpios:
  • o paciente sente que os impulsos estão sob controle.
  • refere poder comunicar quando sentir uma piora do quadro de ideação suicida.
  • se dispõe a realizar consultas freqüentes.
  • o médico dispõe-se a atendê-lo em qualquer momento numa linha de contato direto.
  • reduzir fatores estressantes ou que desencadearam a tentativa.
  • garantir apoio incondicional dos familiares e amigos.
  • construir um apoio realista no qual o paciente possa reconhecer um motivo legtimo para o suicdio.
  • oferecer alternativas para o suicdio.
  • manter o paciente sob vigia e longe de armas, medicamentos, cordas, mangueiras de chuveiro, janelas ou qualquer outro objeto que possa predispor o paciente a um novo ato.
  • não deixar o paciente tomar decisões importantes. O paciente est desequilibrado e uma decisão mal tomada pode ser motivo de uma nova tentativa de suicdio.
  • evitar comentrios que transformem o ato em algo como "fraqueza pessoal", "covardia" e outros.
    importante ressaltar que: a não internação representa um tratamento menos traumtico para o paciente perante os familiares, a sociedade assim como para ele prprio, aumentando consideravelmente sua esperança em recuperar-se.

Outro aspecto de crucial valor é a recuperação do paciente aps um estado de depressão. Pacientes apresentam aumento do risco de auto-aniquilação quando aparentam melhora da sua condição clnica; isto é, quando o retardo psicomotor j começou a responder ao tratamento, mas o ncleo de depressão vital (humor e pensamento) ainda domina o psiquismo do paciente. Este fato tem confundido erroneamente a observação de que anti-depressivos podem induzir ao suicdio. Portanto, o incio da recuperação de um paciente depressivo que apresenta fatores de risco importantes para uma nova tentativa é um perodo que requer cuidados dobrados.

SUMARIZANDO
1. Quando da chegada do paciente com suspeita de tentativa de suicdio, a prioridade é para os cuidados clnicos, que devem incluir testes para detecção de intoxicação por drogas, além dos cuidados cirrgicos quando h trauma associado.

2. Tentar obter o mximo possvel de informações com acompanhantes, sobre fatos imediatos e mediatos.

3. avaliação conclusiva somente aps a desintoxicação ou estabilização dos transtornos causados pela tentativa.

4. pesquisa de transtornos psiquitricos e fatores estressores deve ser extensiva.

5. avaliar cuidadosamente fatores de risco.

6. sempre perguntar diretamente :
- quer se matar?
- acha que viver não vale mais a pena?

7. - ainda tem algum plano para cometer suicdio?
- conseguiria controlar os impulsos?


Caros visitantes,
Que este Site com seus conselhos, orientações,nos ajude a compreender que se estamos aqui na terra é para realizarmos alguma tarefa. Mesmo a tarefa mais simples, mesmo se somos pobres materialmente, nossa vinda à terra tem um propsito sempre muito importante aos olhos de Deus . Êle sempre espera e tem confiança em ns e fica feliz como um pai faria, quando realizamos bem nossa tarefa aqui na terra. Problemas, todos ns temos, grandes ou pequenos. O importante é não desanimarmos e sempre dizer a si mesmo que " amanhã é outro dia" e que o tempo sempre traz soluções para os nossos problemas. Importante é realizarmos que as influencias nefastas advindas de obsessões podem ser tratadas com a ajuda fraterna e orações. Vivo atualmente num pais dito civilizado da Europa e o indice de suicidio aqui é muito alto . Realizo que estamos aqui num mundo muito vazio de crenças e consequentemente ausente de Deus e de seu amor. Como sobreviver num mundo assim? Aqui, o Espiritismo é tabu e mesmo os catlicos se suicidam.
O materialismo tem uma grande importancia na vida das pessoas sem Deus e o desconhecimento de uma vida aps a morte e nas consequencias morais e espirituais do suicidio ,levam as pessoas a pensarem que a morte resolver ou acabar com todos os seus problemas mas ,depois de lermos estas explicações acima, j não podemos dizer que não sabamos da verdade. Agradeçamos assim à estas pessoas de boa vontade por tanta disponibilidade em ajudar esta humanidade sofredora , tão frgil moralmente e espiritualmente. Aproveitemos estes novos conhecimentos e façamos uma grande evangelização em torno de ns com palavras e ações.
Que a paz do Mestre Jesus nos fortifica a fé e console aqueles que não tiveram a coragem de enfrentar os reveses da vida. Possamos ns dar o exemplo aos vivos e aos que tiraram a vida . Possamos estar sempre conscientes da necessidade de orarmos à todos indistintamente, habitantes desta terra e mundo espiritual.
Vicky


H mais ou menos dois anos recebi, duas mensagem de um medium espiritual muito conhecido pedindo ajuda na continuação da missão dele na terra. mas não consigo frequentar nenhum centro espirita na minha cidade de caldas novas - go. agora vem acontecendo coisas ruim em minha familia, meu filho separou da sua esposa e minha filha separou também, o pior que meu filho arrumou outra mulher, muita depravada, ela vem colocando o meu filho em mal caminho. meu filho não bebia e nem fumava, agora vem bebendo e fumando, ele era muito educado , agora esta maltratando a mãe dele e afastou de ns e a minha filha ficou gravida do ex marido. Não sei mais o que fazer, peço ajuda.João Martins da Silva e Luiza Dete MartinsFilhos:Michel Martins da SilvaTayana Martins Silva


a quatro messes atraz meu ex namorado faleceu de suicidio, eu não estava com ele na epoca mas mesmo estando noiva eu o amava muito e sabia que era com ele que queria ficar, mas algo me dizia que eu n podia, que não era o melhor momento, eu sempre o amei e sabia que era minha verdadeira alma gemea, mas mesmo assim sentia que não poia estar com ele. Hoje estou casada com uma pessoa que gosto e que e muito boa pra mim, mas hoje amo de todo coração esta pessoa que faleceu e sinto que so me sentirei completa e feliz com ele.
Então gostaria de saber oque e isso que sinto, se realmente existe isso de alma gemea, se ainda vamos nos reencontrar e viver oque não podemos viver nesta vida?


As Leis divinas expressam toda benevolencia do criador para com todos nos.A lei natural e a lei de DEUS.E a unica verdadeira para a felicidade do homem,indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer ele so e infeliz quanto dela se afasta"Eterna e imutavel como o proprio Deus.Seguindo este principios encontramos muitas respostas,que o nosso interior pergunta repetidas vezes e quando nao temos o conhecimento,ecoam os conflitos,espirituais,mentais,familiares e ate materias.


O suicdio é sem dvida uma fuga do mundo...como não podemos nos esconder..então samos definitivamente do mundo..muitas injustiças levam a isso...o mundo não nos ama  o mundo tenta nos  comer.....teus amigos não te amamam..repara bem  sempre querem se sobrepor a vc...é a lei da vida da sobrevivência...um velho ditado..e sempre novo...qdo a miséria entra péla porta o amor sai pela janela...


gostaria de saber se uma pessoa desencarnada pode se comunicar via pisicografia a qualquer momento e como de fazer para ter essa pisicografia!!conhecem algum lugar serio no rio de janeiro!!!???obrigado - Não trabalhamos psicogrrafias nesse portal - tb. não sabemos mencionar endereços - abraços afetuosos|!!!

D ificuldade alguma justifica o suicidio e matar-se pensando fujir dos problemass e um enorme engano,porque o espirito encontrara sofrimentos muito maior e de mais dificil soluçao no outro plano. A vida continua no mundo espiritual e cada Espirito,ao desencarnar,la encontra as virtudes,os defeitos e os problemas nao resolvidos na ultima encarnaçao.Nao esqueçamos que a vida e um presente de DEUS,para com todos nos de uma nova oportunidade de um aprendizado moral e espiritual.Por mais,que as provaçoes,expiaçoes nos mais variados sentidos da nossa vida,procuremos manter a serenidade de tudo tem uma soluçao e muita vezes esta tao proximo de nos, e nao conseguimos visualiza-la.A doutrina espirita esclarece encarnados e desencarnados acerca das causas e consequenciass desse ato insano.Que a luz da fe,da oraçao e dos valores eticos e cristaos,faça-nos despertar para vida ser vivida com amor,determinaçao  e otimismo.Diga nao ao suicidio e Sim a vida esse grande patrimonio que e so nosso,nao deixando os pensamentos invasores penetrar pela porta principal que e o pensamento.


Amigos, estou muito confusa com tudo e com todos. Dia 01.09 meu irmão (50 anos) cometeu suicidio em Portugal, se atirando do 3ª andar do prédio onde residia.....Na madrugada do dia 03.09 (00h11) meu filho de 21 anos foi assassinado com 8 tiros....Estou doda, desconsolada, sem uma resposta para essas tragédias (minha av se suicidou tb mas em 1965 tb se jogando do prédio, aqui em SP). Me dêm uma palavra, gostaria muito de encontrar respostas.....Paula


Boa noite. Estou sofrendo muito e gstaria de uma orientação. Frequento uma casa espirita h muito tempo, mas sou uma pessoa muito triste. Nunca tive sorte no amor, j sofri e sofro muito por isso. Sempre que conheço uma pessoa e acabo gostando, nas duas primeiras semanas tudo corre bem, mas depois sem explicação tudo vai por agua abaixo. J aconteceram coisas incriveis para impedir que essas pessoas ficassem comigo. Tenho 31 anos e até hj não tive um relacionamento que durasse. Gostaria de saber se isso é espirital e o que devo fazer. Sofro muito por que acabo me apegando a essas pessoas e de uma hora pra outra, sem explicação elas desaparecem de minha vida ou acontece algo que impeça de elas ficarem comigo. Tambe naõ tenho amigos. Estou a beira do suicidio, não ageunto mais essa solidão. Me ajudem.

PEDIDOS DE VIBRAÇÕES PRECES E CIRURGIA ESPIRITUAL DEVERÃO SEREM POSTADOS EM: www.lema.not.br/oratorio


Anjo triste,
Talvez o obstculo esteja sendo colocado por você, de forma inconsciente.
Quando colocamos toda a expectativa de felicidade nas mãos de outras pessoas, acabamos por sofrer, por nos desiludir mesmo.Quando encontramos um alguém, temos que nos dar conta de que este alguém, assim como ns é um ser imperfeito, que se encontra no caminho da evolução, que também tem suas dificuldades à vencer, tem suas indecisões, fraquezas, inseguranças.
Devemos tem em mente que podemos ser felizes sim, independente de termos uma companhia ou de estarmos ss, uma vez que ninguém se encontra s neste mundo.Estamos sempre  amparados por nossos amigos espirituais que torcem por nossa melhoria e felicidade.
Quando temos medo da solidão, significa que não nos damos bem conosco mesmos. preciso que nos amemos, que nos valorizemos, para que possamos amar e conseguir envolver outras pessoas nas vibrações deste amor.Envolver e não prender.Amar aos que estão à nossa volta sem exigências.
Os nossos medos, angstias, ansiedades, inseguranças, nos paralizam e afastam as pessoas de nosso convvio.Então é isso que precisamos trabalhar em ns mesmos.
Se começa à se relacionar com alguma pessoa, mas da fica com pensamentos negativos como o medo de perder, a insegurança, cobranças,apegos, estes é que são as barreiras que se interpõem no caminho.J ouviu falar de auto-obsessão?
Temos que ser corajosos.Que suicdio que nada.A vida é maravilhosa, ns é quem precisamos aprender à vivê-la.Se se suicidar, continuar com suas mesmas dificuldades que lhe acompanharão enquanto não vencê-las e ainda mais um montão que vai angariar com o terrvel ato de desrespeito às leis divinas.A terra ainda é o melhor lugar para ns que nos encontramos imperfeitos, cheios de erros para expiar.
Confie em Deus, confie mais em você.
Temos que enfrentar todos os obstculos se temos consciência de que foram provocados por ns mesmos, que são resultantes dos nossos prprios atos.Não podemos nos acovardar, porque somente com a coragem conseguiremos vencer e caminhar.
Quando ficamos nos sentindo incapazes, infelizes, coitados, criamos uma barreira que impede as pessoas de se aproximarem.Faça um teste, mude seus pensamentos, diga-se todos os dias que é feliz, agradeça e passe à observar mais as pequenas coisas na natureza, sorria e cumprimente as pessoas que passarem por você, abrace os colegas da casa espritas, de trabalho e se deixe abraçar.Procure se lembrar mais do seu anjo da guarda que est sempre do seu lado.Faça leituras edificantes que lhe afastem do pessimismo.Lembre-se que neste instante tem pessoas que nem sequer podem enxergar, falar, andar,abraçar.Você é feliz sim.Deus te ama.Se dê uma chance.Não desista de si mesma, para que as outras pessoas também não desistam.Procure uma tarefa para fazer na sua casa esprita que leve consolo e alvio, mas que também lhe renovar as energias.
Desejo sinceramente que consiga melhoras, mas lembre-se que elas s dependem de você.Ajuda-te e o céu te ajudar.
Não é lição de moral não, viu?. s dicas que vem de uma experiência prpria.
Deixe de se nomear Anjo Triste e mude para Anjo Alegre.A alegria est no coração de quem conhece a Jesus.
Abraços.
Marta.


Vinde a mim,vos todos os andais em sofrimento e vos achais carregados,e eu vos aliviarei.tomai sobre vos o meu jugo,e aprendai de mim,que sou manso e humilde de coraçao,e achareis repouso para vossas almas.Porque o meu jugo e suave e o fardo e leve.(mateus,11:28 a 30).Momento de reflexao.Jesus,e o grande timoneiro de nossas vidas,mesmo que estejamos em aguas turbulentas, entregamos a ele o nosso leme,para que possamos navegar em aguas calmas e tranquilas.


Marta

agradeço de todo coração a sua mensagem. Mas queria esclarecer aqui alguns pontos sobre os quais justifico  am minha infelicidade. Não coloco minha felicidade nas mãos de outras pessoas, até pq não tenho em quem coloc-la. Smpre fui muito sozinha, desde minha infancia, não tinha amiguinhos, fui criada isolada de todos, embora sempre tenha sido muito comunicativa e ativa. As pessoas sempre se afastaram de mim sem motivo aparente ou por razões incriveis. Durante toda minha vida sempre quis acreditar no fato de que todos ns temos problemas, o que não deixa de ser verdade e assim fui empurrando a vida até hoje. Acotnece que a minha coleção de derrotas e fracassos j ultrapassou o espaço permitido pela minha vida, o que vem a cada dia me esmagando a alma. Meus problemas não se resumem somente em solidão ou decepções amorosas, mas em dificuldades em todos os aspectos. Nunca tive um emprego decente, sempre fui muito humilhada em todos os ambientes de trabalho, sofri inumeras injustiças, calunias, até o ponto extremo de reduzirem meu msero salario minha vida chegou, sem contar a ultima empresa que trabalhei que acabou sujando minha carteira profissional, o que ocasionou um desemprego que j dura dois anos. E pra concluir minha derrota acabei de perder minha bolsa de estudos pela qual tanto lutei. Tenho insonia, pesadelos e sempre tive desejos de suicdio, pois não vejo outra alternativa e motivos para continuar vivendo. Não gosto dessas vida, não a quero mais, não tenho alegria de viver e não tenho motivos para ter. Não digo essas palavras para me fazer de coitada. acredite, não preciso me vitimizar, sei que existem pessoas com problemas piores do que os meus, mas estas encontram sempre forças e amigos que as apiam e isto acaba sendo um pilar para continuar vivendo. O fato é que me dei conta de que vivo uma farsa, não sou feliz, sou uma pessoa morta por dentro. A tristeza consome minha alma. Me sinto um corpo, um peso morto caminhando sem rumo. J aconteceu com você de ir na feira e ver numa banca aquela maçã linda, vermelha, suculenta, de encher os olhos, e quando foi morder ela estava totalmente estragada por dentro? exatamente assim que eu me sinto. Tenho uma boa aparencia, modestia parte sou bonita, sou aparentemente saudvel, mas na verdade sou como esta maçã: estragada, morta por dentro. Para encerrar, mais uma vez agradeço suas palavras, mas sinto lhes dizer que elas não são mais suficientes para mim. Como j disse sou espirita, e isso j me foi falado muitas vezes como forma de consolo, mas para mim infelizmente j não surte efeito. Estou submersa em problemas, angustias, aflições e o desejo de ir embora deste mundo é cada vez maior. Não vejo outra alternativa. Gostaria muito de dizer a você que sou um anjo alegre mas não posso mais me enganar, como fiz a vida toda. Confesso que ainda sou covarde, tenho medo do suicidio, s não o fiz até hoje por medo, embora j tenha tentado. Que Deus me perdoe, mas esta vida não conseguirei levar até o fim.
Abraços
Anjo Triste.


Anjo Triste, que este recado te envolva em paz e harmonia.
Profundo, sincero e comovente teu depoimento. Comovente no sentindo de podermos perceber uma lucidez muito grande em tuas palavras.
Comovente, porque você mostra que possui coisas que tantos outros irmãos não possuem. A beleza fsica (almejada por tantos), a sade perfeita (tão desejada por tantos) e uma inteligência que se faz notar pelas palavras e maneira com que escreves. E apenas me referi ao \'externo\'!! Com certeza tens no interior também!
Tens noção da realidade do corpo e do esprito, mas falta um \'tcham\' dentro de você. E, perdoe-me, mas esse tcham, pelo o que observo, é amor.
Amor que motiva, que faz com que tenhamos noção de que alguém espera por ns, acredita em ns e espera por ns. Não precisa ser um companheiro ou alguém que esteja em nosso prprio lar. Pode ser um animal de estimação ou um idoso em um asilo. ou uma criança em um orfanato.
Não sou entendida em nenhum assunto, apenas falo o que me vem ao coração e ele, neste momento, diz que você é quem tem de reverter tudo isso. Se não tens ânimo e nem coragem, deves busc-los. Se não tens motivação, deves busc-los, porque eu não creio que Deus tenha te feito feia por dentro. Isso é um reflexo daquilo que vens cultivando ao longo de muitas e muitas encarnações e, pelo que sinto, ests vencendo, afinal, nesta encarnação tens ferramentas importantes para superar obstculos passados.
Tua auto-estima est abalada, mas talvez teus referenciais também. Desculpe-me falar-te desta maneira. Não creio que seja um registro numa carteira profissional que atrapalhe a vida de uma pessoa. Não creio que sejas humilhada, mas que permites assim sê-lo. Não creio que sejas desvalorizada pelos que te empregam, mas sim que te desvalorizas. Existe um mecanismo interior chamado \'auto-sabotagem\', que dispara sempre que estamos começando a realizar algo. é nosso e não tem nada haver com espritos ou outras pessoas.
Como a pessoa que deseja emagrecer, busca dietas saudveis, começa a realiz-las e, assim que nota os primeiros resultados, puft, põe tudo a perder, como quem não aceita que é meritria de felicidade, elevação e crescimento.

Este redentor "Esclarecimento" sobre o Suicidio nus deixa mais e mais claro a obrigação que temos por nossos Irmão que infelizmente tiraram suas proprias vidas, a "Mãe" santissima a de acolhe-los sempre com seu infinito Amor.


ADOREI LER SOBRE "SUICIDIO".

Me fez entender um pouco,o que levou meu pai a dar um tiro na cabeça e acabar com sua vida.Até hoje,j se passaram 5 anos que ele falaceu ainda sofremos muito com a atitude dele.Mas minha familia e eu procuramos nos ajudar para seguir em frente.O que não entendo é que ele era uma pessoa esclarecida,foi criado em colégio de padres,sempre teve uma familia linda e unida,e era contra esse tipo de coisa,até porque ele tinha varios amigos que cometeram suicidio.Ele estava com depressão,sempre foi um homen que se dedicava em ajudar os outros,estava sempre trabalhando.Mesmo tendo se aposentado nunca parou de trabalhar.Meu pai estava com oitenta anos mas era como se tivesse com sessenta,tinha um espirito jovem.S fiquei triste em saber que quem comete suicidio fica anos padecendo pela atitude que tomou.Agora que estava mais tranquila achando que ele ja poderia estar em paz.Rezo muito pra que ele aonde quer que esteja consiga ser mais feliz que aqui.


E tempo de interiorizaçao,pense nisto.Pode-se dizer que relativamente existem dois espaços:o de fora eo de dentro.Aprenda-se a interiorizar-se.Nao se deixe condicionar ou impressionar demasiadamente pelas coisas ou realidades externas. Dentro de voce ha um um novo mundo; o reino do espirito.Os voos interplanetarios nao sao mais importantes que os voos do pensamento nos espaços abissais da alma. Quem sabe viajar por esses espaços,possui o mapa do reino de Deus.Jesus nas sua pregaçoes e curas,usava de uma palavra facil para aqueles que buscava  cura para os males do corpo e da alma, e a primeira palavra que dizia queres ficar curado,sim e imediatamente se curava.Deve haver uma compreessao de nossa parte,pra que se complete essa cura e necessario uma grande força de vontade,para bloquer o nosso pensamento e ideais que venha causar um desequilibrio psicomatico.Temos que reajir,nao podemos viver ao sabor depressao,fomos criados fortes e capacitados a superar nossas proprias limitaçoes.todos nos nascemos para crescer em espirito,temos que lutar para o burilamento da nossa alma.


Tive um caso um caso que pela lei de DEus é pecado ! pode até ser mas foi os momentos mais felizes da minha vida , ja namorei com algumas pessoas mas esse em especial sempre me trouxe momentos de felicidade ! HJ ele nao existe faz 1 ano(25/11/08) que faleceu mas alguns dizem que ele tentou se matar mas nao deixou carta ........ e segundo testesmunhas ele fez roleta russa com a moto em um cruzamento e acabou batendo em um carro .... outros dizem que estavam com ele antes disso acontecer e ele reclamava da vida !! Agora faz um ano que choro sinto falta ,mas muita falta rezo faço oraçoes mas o pior é saber se foi suicidio como orar !!! como saber se foi realmente minha duvida vai ficar como ??? a dor é muita to sem saber como agir ! e o pior guardo isso s pra mim ja que minha familia é extremamente contra e nem sabe disso tudo !!! e agora nem adiantam saber sei que foi s esse amor que pra mim depois de muitos casos normais cheguei a conclusao que ele tb me amava mas como assumir nessa cidade tao critica !!! me ajudem obrigado


E dado ao ser humano o direito do livre arbitrio,mas que, para muitos ainda nao entende o que seja o livre arbitrio,que tudo podemos fazer,mas nem tudo convem a ser feito.e toda açao tem uma reaçao,o ser humano que coloca sua vida em perigo,pode ser suicida inconciente,isto e, nos mais variados casos podemos observar esses casos de suicidio inconciente,podemos exemplificar alguns,como usar um automovel pondo sua vida em risco,fumo,comer em demazia,bebida, sao alguns exemlos de muitos outros fatores que nos fazem  abreviar a nossa vida,que poderiamos evitar se tivessemos o conhecimento das leis do criador,que nada e proibido,e sim os excessos que podem acarretar os chamados suicidios inconcientes.Diga sim a vida e sua,e nossa, so o Pai Criador tem o direito de nos chamar na hora certa a patria espiritual,de onde viemos e retornaremos no tempo devido.Evangelhize a si proprio e tenhamos um mundo de paz e amor dentro de nos.


sou um homem de 33anos que alguns anos atras nao sabia o que era o amor verdadeiro de uma mulher,fui traido por 3vezes e muito solitario,entrei em depressao profunda e sem conhecimento algum sobre o mundo espiritual,tentei por duas vezes o suicidio,por 2vezes fui internado em crinica digamos assim de "repouso", eu estava totalmente transtornado com a vida,hoje depois de varios tratamentos me sinto bem melhor e buscando mais conhecimentos sobre o lado espiritual,pois acredito que nada acontece por acaso!!!!!


Entrei nesse site por acaso tentando encontrar respostas para as minhas dvidas e aflições e, lendo alguns depoimentos, me surpreendi com a semelhança de meus problemas com os da pessoa que assina “ANJO TRISTE”.

Eu tenho 32 anos e ainda sou solteira, sem filhos e moro com meus pais e irmã. Na verdade, quase nunca namorei porque, embora me achem bonita e eu atraia muitos homens, eles sempre acabam me abandonando das maneiras mais absurdas possveis. A diferença é que estou empregada e tenho muitas amigas, mas ando tão depressiva em relação a essa série de decepções, que estou começando a perder inclusive isso. J não tenho mais disposição para trabalhar e, ainda por cima, me desentendo com vrios colegas, também não tenho vontade de procurar outros trabalhos e os investimentos financeiros que fiz estão todos muito mal. Minha famlia demonstra grande decepção pelas minhas derrotas e, ao invés de me ajudar, ainda me humilha, debochando de tudo o que eu não tenho, sou ou consigo fazer.
Como resultado, comecei a me deprimir muito. Engordei e também acabei me afastando de meus amigos, em parte por vergonha e em parte por todos j estarem casados e com filhos, ou seja, tem a sua prpria vida e assim seguem suas rotinas.
u também sou esprita, embora j tenha conhecido outras religiões, mas ultimamente, nada tem me confortado. S não chego a pensar de fato na idéia de suicdio em razão justamente de meus estudos da Doutrina, mas estou desesperada, não sei mais o que fazer.
Passei a adolescência e incio da fase adulta sempre triste por nunca ter um amor. Sempre vendo minhas amigas felizes com seus namorados, ou mesmo que se decepcionando, logo em seguida ou depois de um tempo, arrumando boas pessoas e sendo felizes e eu sempre s ...
S que nos ltimos anos, ao contrrio de antes, tenho arrumado muitas pessoas, mas sempre acontece a mesma coisa, como se fosse uma maldição: eu conheço alguém, nos apaixonamos e pouco tempo depois, a pessoa passa a me odiar ou simplesmente desgosta na mesma velocidade em que se encantou comigo. Não sei o que acontece, revi todas as minhas atitudes. Minhas amigas sempre dizem que sou uma pessoa maravilhosa, além de linda e também não entendem o que faz com que nenhum homem goste de mim de verdade. J tentei vrios tipos de pessoas diferentes, mas nada d certo. Sempre acabo sofrendo traições, humilhações e desprezo.
Cheguei no meu limite, estou extremamente desiludida e sem vontade de viver, me sentindo gorda, sozinha e derrotada, totalmente sem esperança, porque j a tive vrias vezes e tudo acaba sempre dando errado.
As palavras que Marta usou tentando consolar o Anjo triste, também j ouvi muito e também digo que j fiz de tudo para mudar a minha vida e ser amada por alguém, mas ninguém me quer, a não ser s para sexo, o que me recuso a aceitar. Depois dizem que sou pessimista, mas como ainda ter confiança se tudo sempre d errado ...
S consigo imaginar que tudo isso seja reflexo de vidas passadas, mas nunca obtive resposta. Tento pensar que nem todas as pessoas nasceram para o amor e essa seja a minha provação, entendo que todos tem os seus problemas, mas estou muito infeliz.
Hoje é noite de sbado e estou, mais uma vez, sozinha, chorando e pedindo a Deus para me dar forças para suportar tanta solidão. Se alguém puder me ajudar de alguma maneira, por favor.
Quanto ao Anjo triste, gostaria muito de saber como você est e queria que você soubesse que não é a nica a sofrer tanto assim.
Abraços e fiquem com Deus.


sempre oro por um ex namoradinho de juventude que se suicidou  , ser que minhas orações suavizam seu esprito j que sou mto imperfeita. e oro tb por um conhecido meu tb suicida  que trabalhamos juntos e ele tb teve esse gesto impensado. tb lembro-me de orar por um senhor que apenas vi no velrio nem o nome dele lembro mas sua fisionomia não esqueci foi enforcamento  gostaria se possvel eles fossem socorridos pelas orações e se possvel um dia eles adentrarem a casa esprita  no trabalho medinico para poderem se comunicar com meu grupo de estudo. Deus os abençõe


Nossa, eu estou realmente impressionada com tudo o que li, gostaria de saber o que pode acontecer com uma pessoa que tenta suicdio e fica internada em coma por mais de 10 dias e sobrevive, mas depois que sobreviveu se arrependeu verdadeiramente pelo ato e começou a ter fé em Deus?


Bom dia,fiquei impressionada com os depoimentos pois,em algumas vezes,infelizmente tambem ja pensei nisso.Não sei o que me levava a esses pensamentos pois,quando li um livro sobre o espiritismo vi o que acontece mas,as vezes mesmo com uma vida que est muito boa,graças a Deus,passa pela minha cabeça sem que eu queira.Rezo muito e agradeço a Jesus por tantas graças,tanto amor dado por e por outras pessoas,como filha,mae,namorado e amigos.Tenho cada vez mais fé e acredito que isso nunca vai acontecer pois,mesmo com tais pensamentos,faço força pra que eles se afastem de mim ou de qualquer pessoa de minha familia,enfim amigos em geral.Gostaria de saber porque esses pensamentos em minha mente?Não quero mais isso e peço que orem por mim e minha familia,pelas pessoas com problemas.O que preciso fazer,por favor me deem essa dica,eu preciso muito.Obrigada e fiquem com Deus.

CARANA


presiso muito de alguem do meu lado pois ssou mediun a algum tempo mais agora por ciumes que eu sei que não e nada bom penso em me mata não sei o que fazer para tira isso do meu pensamento


Meu marido se enforcou depois de uma ligaçao telefonica desesperadora, parece que nada ia bem para ele. tudo era como se dependesse de mim, como se eu fosse o ponto de elo dele com o mundo. tentei, tentei, mas nao consegui fazer com que ele vi-se motivo na vida DELE para estar vivo, apenas via sentido na vida dele se tivesse a mim. é muito doloroso, confuso e doentio a relaçao basiada neste tipo de dependencia. mas, agora, me sinto muito muito mal, culpada e nao consigo pensar em outra coisa. passo horas procurando respostas. o que fazer para amenizar minha dor? depois leio sobre o vale dos sucidas e fico muito preocupada com o estado dele, com pena, com dor, com vontade de poder ajud-lo, mas se nao consegui em vida, como conseguirei depois da decisao que ele tomou? é uma afliçao. psicologos e psiquiatras dizem vc nao é culpada. pois bem, entao quem é? se o estupim foi eu nao suportar mais a falta de vontade dele de viver?


Com relação a esse tema é lamentavel pensar que "com a morte tudo est resolvido". Bem sabemos que não é assim, o corpo morre mas o espirito leva consigo todas as sensações nele contido e por certo o sofrimento continuar. Acredito eu que aquele que pratica tal ato não encontra apoio em ninguém e até mesmo sua fé em DEUS est abalada. Eu pessoalmente j pensei em tal situação em um determinado momento longcuo de minha existencia terrena mas graças a DEUS pedi misericordia e fui atendida, pedi socorro ao plano maior que me tirasse esses pensamentos e me deixasse ver (com os olhos da alma) os meus filhos, a quem tenho por obrigação de acompanh-los, e graças fui atendida.

Por todos os motivos que ouverem de ter meus irmãos! Não pensem e muito menos os pratique. Creiam que existe uma força superior que sempre não nos desampara, busque-os.

Um abraço fraternal a todos!    


Meus queridos iramos, eu acreditomuito em Deus e amo a vida, tenho todos os motivos do mundo pra pensar em fazer besteira, mais  penso em viver e me fortaleço em Cristo a cada dia, tenho fé, choro quando a coisa pega, porque tenho uma filha e fico triste em ve-la passando tantas coisas junto comigo, quando nao era pra ser assim,Nao vou nem falar sobre o assunto porque nao gosto de dar força as coisas ruins e tristes.Mais acreditem em Deus, ele tudo pode e tudo faz por nòs.Eu acho que devemos agraceçer a ele, por ter nos dado a vida, e acho tambem que s ele é quem pode determinar o dia de cada um ir para outra vida.Vivam procurem ser felizes diante das pequenas coisas, busquem Deus para perto de voçês ,a Virgem Maria ela é nossa maê e quer nos ver felizes.

Não busquem felicidade em coisas, pois ela est dentro de cada um de ns, apesar dos desencontros da vida, sejam felizes acima de tudo.Eu sei que as vezes dar um n na cabeça e vç olha e pareçe nao ver uma saida, mais existe sempre uma saida, Deus, ele é a saida de todos ns.Por favor vçs que pensam em sucidio, tirem essa ideia da cabeça, pois a vida é linda mesmo diante dos obstculos e vejam eles como fonte de crescimento, se fortaleçam em Cristo.Pensem na dor  das pessoas que amam vçs, falo porque meu pai cometeu sucidio e foi mto doloroso pra todos ns.Imagino tudo que ele passou é mto triste.Vivam, sejam felizes sempre, deixe os problemas em uma caixinha reservada,que o senhor mostar a solução no tempo certo.

Que os espritos de luz guie o caminho de todos ns!!!

Deus ilumine o coraçãode todos!!!

Forte abraço a todos!!


Somos realmente responsveis pelos infortnios alheio?

No livro de Genesis Deus fala a Eva para que não coma o fruto proibido, ela tinha dois caminhos comer ou não, fez a escolha por comer, vemos então o primeiro exemplo de livre escolha ou livre arbtrio.

H sempre dois caminhos, duas escolhas, sempre h uma alternativa, mas procuramos sempre  colocar a culpa de nossos erros nos acontecimentos externos, nos obsessores, no fulano, no ciclano e no beltrano, mas e em ns mesmos?

Quando Jesus disse "AMAI AO PRXIMO COMO A TI MESMO", ele partiu pra seguinte questão o que não queremos a ns não devemos querer ao prximo, mas como amar ao meu p´rximo se eu não me amo? Est faltando ao Ser é auto-amor, auto compaixão, auto -estima, faltando o conhece a ti mesmo.

Quando o infortunio do sucidio bate a nossa porta, seja parente ou amigo, nos sentimos culpados,ou até mesmo outros colocam a culpa no mais prximo do sucida, devemos ter para com esse irmão um sentimento de amor, enviar-lhes através do pensamento boas vibrações, emanações de amor, pedir socorro a este irmão, mas culpar-nos? Jamais, pois sempre h uma ou mais alternativas, ninguém carrega fardo maior que o que é comptivel.

 Vamos praticar o auto- amor, conhecermo-nos mais, parar de culpar os outros pelas nossas mazelas, somo aquilo o que pensamos ser,

Que a Paz de Deus esteja no meio de NS!


Sei que não é correto tirar sua propria vida, mais eu como mãe jamais iria punir meu filho, com sofrimentos indescritiveis, por ele ter fraquejado em sua jornada e não ter tido outra atitude. Não entra em minha cabeça que Deus seria tão terrivel assim e ficar punindo uma fraqueza, prefiro acreditar q ele não goste do erro mais ame e faça de tudo para ajudar quem precisa, senão qual é afinal a finalidade desta vida?


E se uma pessoa tem um transtorno mental, como bipolar e se mata em uma crise de depressão?
Isso vai ser levado em conta, que essa pessoa não sabia ao certo o que estava fazendo?

 


Que a paz do nosso senhor esteja com todos.  Peço orações por minha tia Leci Gonçalves dos Santos que suicidou no dia 10/11/2009. Ela acordou,realizou seus afaseres domestico,ligou para Irmã falou que amava,que cuidasse do pai;escreveu uma carta para os filhos enseguida tomou todos  os comprimido que o marido tomava e foi na casa do cunhado entregou acarta informou o que tinha feito,que iria realizar uma viajem ia se encontrar com a mãe que j faliceu,e encontra a paz que tanto ela buscava,chegaram dar a ela leite ela vomitou e sentada na cadeira ela veio a falecer. tenho fé em deus que ela un dia vai encontra a Paz tão espErada que nossa maizinha do céu possa a envouvela com muinto amor. PEÇO CARECIDAMENTE QUE OS IRMÃOS QUE PENSSÃO OU PENSSOU EM UM DIA SE SUICIDAR POR MAIS DIFICIL QUE SEJA OS MOMENTOS, IMAGINEN A DOR DOS PARENTES QUE AUI ESTÃO. QUE DEUS ILUMINEN ATODOS.                 14/11/2009


Preciso do endereço e telefone do médiun espirita Waldemar Coelho de Leme-SP Tenho um amigo que sofreu um AVC e está com a veia carótida totalmente entupida do lado esquerdo da cabeça, está desenganado dos médicos, dizem que é uma cirurgia de alto risco e não podem fazer. Por favor me ajudem a encontrar o SR. Waldemar Coelho, estamos precisando de uma cirurgia espirita urgente


Infelizmente os suicidas além deles estarem sofrendo muito.

Os familiares a maioria se culpam,e a dor deles é enorme
Pior é chegar l...e ver..que esta mais vivo do que nunca.
E saber q vai ter, q mais cedo, ou mais tarde, voltar e passar , s Deus sabe pelo.. q..Por isso acho q não s eles,precisão de oração, mas todos os familiares.
Eu não julgo, quem sô eu para julgar alguém?Jesus j nos ensinou isso.
Por tudo o que li.. até agora,e falta muito pra ler...sinto muita pena deles....nossos irmãozinhos,e de todos os familiares.Por isso temos que lembrar sempre, do q o Mestre falou,orai... e vigiai...temos q procurar ter muita fé em Deus.E pedir ajuda sempre q precisar.Temos graças Deus, pessoas, maravilhosa sempre pronta,
A nos ajudar nesse Chat  Divino, eu q o diga pois j recebi muitas bênçãos!!!
Q Deus nos abençoe  hoje e sempre !!! muita luz a todos!!!


Como podemos ter certeza de que a dor que iremos enfrentar aps cometer suicido vai ser maior que a que sentimos aqui. Se temos o livre arbtrio porque não posso escolher entre viver ou não? Tenho 24 anos e ate agora não encontrei nada que me motive a viver, eu simplesmente não gosto de estar aqui, não tem nada que me prenda aqui que me faça achar belo ou maravilhoso aqui. As pessoas mais proximas a mim são espiritas j li bastante sobre o espiritismo e concordo em muitas coisas coma doutrina, mas simplesmente não concordo que voce não deve tirar a sua vida, j que voce acha que é um erro esta aqui, que a sua vida não afeta positivamente ninguem, ao contrario se voce é alguem que so magoa as pessoas, nao tem porque ficar perto delas!

Isso é o que eu penso! Apesar de td e de pensar bastante em suicidio, ainda tenho receio pelo pouco que sei sobre o espiritismo.


Em varias passagens do evangelhos esta escristo"alegrai-vos"Para o leitor mais sensivel a impressao e a mesma que se sente ao acender de uma lampada quando se procura algo.alias,a Boa nova do Cristo se assemalha ao raiar do dia.A sensaçao diante desse luminoso quadro nao e outra senao de jubilo,que muitas vezes se traduz em lagrimas.Nao perca oportunidades de estar alegre.No dia-a-dia ha intocaveis convites a felicidade.E lembre-seja alegria e o estado normal das almas puras.Por isto,cultive a paz e sorria sempre.Vida e caminho,muitas vezes estacionamos por nossa vontade,pelos espinhos,pedras e obstaculos que se mostram a nossa frente,mas tudo isso nao e motivo para o desananimo,e sim buscar forças para superar as dificuldades.Caminhe junto com o Cristo,um novo horizonte resnacera dentro de cada um de nos.

Se eu ja pensei em me matar?Afirmo, envergonhado, que sim. Estava tão triste.Tudo que eu sonhara ruiu como um castelo de cartas. V-me num beco sem saida. No momento, não pensei em viver. Nem ponderei sobre os muitos motivos que me levavam a recomeçar, eu que j recomeçara tantas vezes do fundo do poço. Desta vez, eu disse para mim mesmo. Chega! Não vejo o menor motivo para continuar vivendo. O que me preocupava era: como por fim à vida? J assistira os momentos finais de suicidas e foram chocantes. Queria um que fosse suave, sem sofrimento. Pensei, pensei, e nada. J me deseperava: ser que nem para me matar eu sou capaz? Peguei o meu carro. Não. Acidente levando mortos comigo não . E poderia acontecer como a outros suicidas que mataram ,mutilaram, ficaram alguns meses no hospital e estão por ai, com ou sem remorso, mas decididos  a viver o mximo. Mas, rodei, rodei, até chegar ao Anel Rodovirio de Belo Horizonte. Era noite. Reparei que os caminhões pesados passavam quase no acostamento. E se, para desviar de mim, fossem contra outra infeliz famlia? Queria morrer sem provocar danos.  Fui para o meio do Anel. Os carros passavam por mim a mais de cem por hora. Ouvi gritos e palavrões. Não liguei. Fiquei à espera de um menos cuidadoso ou mais afoito.  De repente sinto alguém me abraçando. Era um homem negro. Vestia andrajos. Barba grande e branca. Cheiro forte de cachaça. Um suicida como eu. Dizia-me coisas que o barulho dos veculos abafava. Ele puxou-me quase a força para um local seguro. E disse-me: "Amigo! Você é tão jovem. tudo que eu queria ser. Não sofre com a discriminação que eu sofro. Eu sou um pria da sociedade. Não vê? Negro, feio, mal vestido, cachaceiro, desempregado, sem famlia, sem nada. E você? D pr   ver que você é o contrriode mim. Quem deveria estar ali, onde você estava, era eu. Mas, não tenho coragem de acabar com a minha vida, apesar de tudo.Pelo amor de Deus, não faça isto! Venha, aquele é seu carro , não é? Vi você descendo dele. Vou lhe colocar nele e você vai me prometer que vai para casa. Reze bastante. Pense no que quer fazer mais e mais. Se , depois dde tudo,ainda quiser. Bem depender de você.Vamos!" Eu fui. Entrei no carro. Quis agradecer mas as palavras estavam presas na garganta. Ele sorriu e disse:" Deus lhe acompanhe. Não  diga nada. Não est em condições. V direto para casa, ouviu? Nada de parar em buteco. Direto para casa!' Obedeci. Cheguei em casa. Tomei um banho e chorei. Chorei muito. Sentia muita vergonha de mim mesmo.Situações piores eu passei depois. Suicdio nunca mais voltou à minha cabeça. Passei a ser conselheiro de suicidas. Logrei êxitos. Tem cabimento um esprita suicida? um absurdo inaceitvel. Perdovel sempre. Aceitvel, nunca. Aquele homem que me protegeu , com certeza, é o meu esprito de luz que sempre esteve comigo. Ainda est. Estar sempre, se Deus quiser.


 

Meu caro irmão de fé, espero poder cham-lo assim.

Que bom q vc tem esse receio,ser q não é o seu :
Anjo da guarda alertando-o, para ter calma, e cumprir sua...
Missão nessa terra,sim pois vc tem uma,todos temos.
Podemos muitas vezes, demorar a descobrir, mas não tem importância....
pois  o Pai tem muita paciência conosco.Ns quase, sempre pedimos, para nascer.Com certeza, muitas pessoas o amam muito, porque tanta....”amargura”? “desamor”?,deve ter um motivo..O irmão fala q magoa as pessoa,o fato de vc reconhecer isso, j é bom ,tem um monte de gente magoando, todos os dias e nem reconhecem q o fazem.J q o irmão gosta de ler um pouco,sugiro:

Trajetria de Uma Alma (pelo esprito Padre José).

È um romance leve,e como o nome sugere, fala das muitas vidas q ele teve.
Creio q vai ajud-lo um pouco,q bom q  você escreveu,faça isso mais ,e mais.
Pois esse Chat  é maravilhoso, j me ajudou ,e ajuda muita gente.
DE coração espero q eu tenha, passado algumas palavras q posam te ajudar um pouco.Outro fato, vc pode  procurar um profissional da sade,pois
se tiver com indcios de depressão, ele vai ajudar.
Q Deus te ilumine, te proteja hoje e sempre.

 


  • ola estou me sentindo muito mal pois um um amigo meu se matou se jogou de carro numa ponte e morreu.
  • antes disso tudo passou na minha casa 7:00H da manha tentando conversar comigo e muito bebado e drogado a gente naum tinha nada mais eu estava gostanto dele e hoje sinto tanta saudades dele parece que eu o amo dimais sofro muito com isso sinto um vazio tao grande gostaria de saber se ele esta bem se ele teve o perdao de deus?me sinto muito culpada tbem pois no dia não aceitei falar com ele peço a deus todos os dias que ele venha em meus sonhos falar o queria comigo no dia pois saiu da minha casa e se matou!!
  • me ajude por favor!!!

Minha cunhada casou muito novo com 21 anos, na epoca eu me lembro que o rapaz que estava com ela não queria casar, como eles trabalhavam juntos, a empresa foi transferida de Estado. ela foi com ele, depois casaram. A v dele e o irmão foram juntos, mais ela começou a tratar muito mal o irmão e a v.Ele perdeu o pai que sucidou e mãe morreu de acidente de carro, quando ele tinha apenas 4 anos de idade, v dele que criou ele. Quando eles completaram 4 anos de casados ela foi fazer faculdade, conheceu um rapaz. Ela começou a sair com esse rapaz. Ele descobriu e pedi pra ela não ficar com o rapaz, aceitado traição, mais ela foi dura falou que s ia volta pra ele, caso ele mandasse a v embora, pois o irmão j tinha indo estudar no Estados UNidos. Pois ele mandou a v dele embora, que era bem de idade, ela foi morar com uma prima. S que ela não voltou com ele, porque ela ficou apaixonada com essa rapaz e o marido ficou um tempo morando sozinho. No dia dos namorados de 1999 ele encontrou a esposa com outro. Ele ficou com muita depressão, começou a bebe, colocou musica alta e simplesmente deu um tiro na cabeça. Ela ficou preocupada porque ele não tinha aparecido no emprego mais de 2 dias, como ela tinha a cpia da chave, foi até o apartamento viu que ele estava morte, com o corpo j com mal cheiro. Ela ficou com rava dele, por ter acontecido isso, mais ela acabou ficando bem de vida, porque ele tinha deixando um segura muito bom pra ela, e uma pensão que até hoje ela recebe.Depois disso ela casou duas vezes. O outro marido ela separou porque não gostava da sogra, s porque a sogra sempre a na casa dela pra  visitar. Hoje ela est casada com primo de 2 Grau tem uma filha. Eu acho que ela muito feliz, porque ela queria ser mãe.


Meus queridos amigos e irmãos
Para todos aqueles que navegar neste Site, aqui no Lema, existem pessoas bem intencionadasa, sem interesse algum, sem pagamento nenhum, apenas visando o bem  o estar e a cura das pessoas....portanto senhores visitante, confie plenamente neste site. Eu sou testemunha, de duas curas de Cancer....Estes dois Senhores eu os conheço.....
Portanto confie muito,em Deus, nos  Mentores Espirituais e no grupo de Orações do do Lema.....
Um abraço fraternal a todos....
m.josé  


A vida é uma oportunidade de reajuste e progresso . Nada justifica o suicdio. Quando paramos e observamos , as diversas situações que nos cercam, vemos pessoas passando fome, frio , sem lar, jovens velhos em estagios terminais de câncer, e nessas pessoas observamos a alegria o entusiasmo e a vontade de viver.  Busquemos ver o outro que quase sempre est numa situação pior que a nossa. Que Deus ilumine os corações , afastando essas idéias as mentes e dos corações dos menos esclarecidos.

AQUI ONDE MORO ESSE MES ACONTECERAM DOIS SUICIDIOS DE PESSOAS QUE CONHECIA,FOI MUITO TRISTE ...O PRIMEIRO FOI UM VIZINHO MEU.NÃO SEI PQ,MAS APOS TER FICADO SABENDO DO ACONTECIDO FIQUEI MUITO MAL,SENTI QUE DEVERIA TER IDO VE-LO,MAS NUNCA FOMOS MUITO PROXIMOS,PASSEI VARIOS DIAS ME SENTINDO MAL AO TOCAR NO ASSUNTO ,RELUTEI A IR VISITAR A MAE DELE...MAS QDO CONSEGUI AQUELA SENSAÇAO TÃO RUIM PASSOU,POREM QDO TOCO NO ASSUNTO SINTO ARREPEIOS INEXPLICAVEIS.

DEPOIS SETE DIAS EXATOS ,UM OUTRO CONHECIDO TAMBEM SE SUICIDOU

POREM NAO FIQUEI DO MESMO JEITO,FUI AO VELORIO E NÃO SENTI NADA,REALMENTE FOI MUITO ESTRANHO PQ EU NAO CONGUI ENTENDER PQ FIQUEI TAO TOCADA PELO 1 JA QUE NOSSAS RELAÇÕES NUNCA FORAM PROXIMAS .

GOSTARIA QUE ALGUEM PUDESSE ME ESCLARECER.

QUE DEUS LHES DE O SOCORRO NECESSARIO.AMM


Sofro muito com a prolongada doença de minha mãe, que sofre de depressão e j tentou se suicidar mais de uma vez, além de vrias internações em sanatrios. Mas, para mim, a gota d gua foi a morte de Michael Jackson, que considerava como um pedaço do meu coração. Desde que ele se foi, por vezes meu desejo de suicdio é veemente, principalmente quando os problemas se agravam... no entanto conhjeço a doutrina esprita o suficiente para saber que o suicdio apenas ter como efeito me afastar dele ainda mais, e por um tempo mais longo.

Tenho esses pensamentos, mas não aprovo, de modo algum, o suicdio... sei que uma grande ofensa a Deus. Fiquei horrorizada quando a atriz Leila Lopes consumou esse ato desastroso, recentemente. Penso no que ela deve estar passando agora... penso sempre nela.

Um dia desses, a situação aqui em casa se agravou, e a idéia do suicdio voltou em minha mente, juntamente com uma saudade desesperada, absurda, uma falta horrorosa do Michael Jackson... chorava sem parar e o chamava. Clamei então ao meu anjo guardião, aos bons mentores espirituais, para que me socorressem e não permitissem que eu fizesse qualquer coisa prejudicial ao me futuro.

Nessa noite dormi, sob efeito de calmantes, e acordei comn um pensamento novo... de que Michael Jackson sempre foi, e continua sendo, na verdade, um atraso na minha vida. Sinto que preciso me afastar de tudo que me lembre dele, porque se trata de um obssessor, que deseja me arrastar para o mesmo abismo onde caiu... desde então melhorei Creio que fui socorrida durante o sono, porque agora mudei minha postura. Muita paz e luz a todos.


Vontade" palavra determinante em nossas vidas,quando passamos a usa-la tudo se modifica de uma maneira espotanea.Vontade de vencer,mudar nossos aspectos morais,mudar nosso pensamento e modo de falar e de agir.Instrumento precioso que deve ser trabalhado atraves de meditaçao,reflexoes sobre resistencia localizadas em nossos orgaos sensorias.


Meu marido se suicidou. uma dor profunda e q nao para de doer, doi mesmo, e depois, em mim em todo caso, vem com muita raiva, com odio mesmo.

 Parecida a historia acima contada do pai q se suicidou por causa da morte de um filho e nao pensou nos 5 outros q ainda eram pequenos e precisavam dele, assim como sua esposa. Nao se deve julgar prq a dor alheia ninguem conhece, mas eu sei q è incompreensivel. Nao a dor, mas como uma pessoa pode tomar certas decisoes. Depois da morte de meu marido eu tbem pensei em me suicidar, penso muito, mas nao farei prq tenho uma filha e o suicidio é um ato horrivel p quem fica em vida. " uma dor terrivel mesmo, esta de querer entender e nao conseguir. Esta dor de se sentir traida, abandonada, sentir q o nosso amor nao valia nada p a pessoa. Ou valia menos q outras coisas. E o pior é q nos amavamos enormemente, e eramos muitissimos felizes com nossa filha. Ele se suicidou por problemas financeiros. Mas q eram nada, e q poderiam facilmente ser resolvidos. mas ele entrou em panico e preferiu morrer. Estava deprimido e sofrendo muito. Eu sei prq chegava perto dele e sentia a dor q ele sentia, era uma dor fisica mesmo, e que eu sentia no meu peito.
Mas ele fez muita besteira antes de ficar deprimido. Tomou resolucoes muito ruins e nao pensou na familia. Ele foi muito egoista, mesmo se era uma pessoa muito boa mesmo, o ser mais evoluido (se existe isso) q eu vi . Era uma pessoa especial. Mas nao dava a devida importancia pela grande riqueza q ele tinha q era uma familia feliz. E deixou uma grande dor. Ele, com seu ato, destruiu a vida de muitas pessoas. O resultado de seu ato foi bem pior do q o sofrimento q ele sentia, prq a situacao piorou muito depois q ele morreu, mas piorou p mim e minha filha, q nao sabiamos nada dos seus negocios e fomos facilmente enganadas, e em estado de depressao. Enfim, o suicido é um ato horroroso, um ato de falta de amor, falta de ternura e misericordia para as pessoas que nos amamos.


O suicdio é um caminho sem retorno   a que muitos fracos  se   embrenham...infelizmente   s vezes  não vemos outra saida...Afinal quem nunca pensou em suicdio.. que nunca pensou  "melhor seria tivesse morrido naquele desastre"..


olha estou precisando de ajuda eu ja tenho uma noçao do espiritimo mais infelismente ja tentei comtra minha vida 4 vezes ja me atirei na frente de um carro  ja cortei duas veses meus pulsos e ja tomei varios remedios terjas preta fiquei quatro dias em coma mais nao consigo tirar essa maldita ideia da cabeça soou casada tenho doi filhos um de 18 e outro de 14 anos sei que fui uma boa mae dei bo educasao para ele comsegui mesmo com todos minhas dificuldade passei incinamentos cristaos mais so que a 5 anos atras fui traida pelo meu marido e a mulher que deu seu leite pro meu filho mais velho e para completar ele teve uma filha com ela  fizde tudo para perduar e nao me separar so que a dor e tao grande que nao estou suportando a familha do meu marido da todo apoi para ex amante e afilha quando ele nao tinha onde cair morto ate dormir no chao tivemos de dormir comer arroz comzido so com agua essa mulher nao quiz saber dele mais depois que comseguimos ter umavida estavio depois de dez anos ela e a familia dele fez com que os dois se encomtrassa deno eu estava com poblema de saude gravisimo em vez de me ajudarem eles fizeram a uniao dos dois e ela armou e engravidou  e quando a bomba estorou meu filho mais velho que na epoca tinha 13 anos e nao sei como tinha arrumado uns cara para der uma sura no pai e na destinta so que graças a deus eu descobri atempo e pedi meu marido e mudamos pra outra cidade  so que volta e meio ele diz em matar o pi ele diz que nao perdoa e nunca mais chamou ele de pai o mais novo tanbem so chamam pelo nome mais resumindo me ajuda estou com serio poblema de depressao nao consigo viver nao saio de casa para nada sei que sou uma boa pesso mais sou muito complicada desde creança porque fui abuzada e estrupada pelo meu pai olha so sei que minha vida e um pessadelo se possivel me de umaforça por favor desde ja obrigada


Com o proposito de colaborar com os irmãos, mais uma vez, vou falar sobre as pessoas que dão fim propria vida, evidente que dentro dos meus modestos conhecimentos. Aprendi, que aqui na terra, se a ns vier o sofrimento, a angustia, a depressão, a decepção, a desilusão, e outros revezes desagradveis que que poderão ocorrer conosco, ainda assim, suporte,resista, busque ajuda, não se isole, e evite a todo custo o suicido, porque no plano espiritual, o sofrimento é imensurvel.Quer saber mais estude, v a livrarias compre livros sobre o assunto leia, releia , e se matenha informado. Pois nunca pense em dar fim a propria vida. Pratique o evangelho espirita KARDECISTA, e pratique incessantemente  o ORAI E VIGIAI, E assim Jesus Cristo lhe iluminar. QUE DEUS NOS ABENÇOE HOJE E SEMPRE.


 

Visitante:27/2010/ 19:47

Você precisa urgente de ajuda Espiritual se vc quiser esta ajuda:

Quem manda é vc tecle http://www.lema.not.br/oratorio/index.php

Coloque teu nome pra oração; procure entrar:

no Chat de ajuda todos os dias q for possvel pra vc.

A morte foi, e ..é ...a... maior mentira q funciona até hoje;

poi a pessoa acha q tudo termina chega do lado de la.

Ta mais viva do q nunca e os problemas? S aumentaram.

Espero que vc se ajude.

Fique com Deus.

renovar


meu filho de 14 anos se suicidou em fevereiro deste ano, a dor é muito grande, a saudade é imensa, sou espirita, faça aulas de desenvolvimento mediunico, minha primeira providencia quando occorreu o fato, foi ir no centro onde frequento, era uma terça feira, dia de palestra e fui pedir aos amigos que ainda estavam na camara de passes realizando suas funções, que vibrassem por ele, o que foi feito imediatamente, em seguida foi realizado nas proximas semanas um tratamento de desobseção para o meu lar, junto equipe de samaritanos que realizaram o evangelho no lar, eu comecei a ter alguns prolbeminhas, entao foi me recomendado tambem um tratamento de desobseção, que fiz e meu auxilou muitissimo, sou muito grata ao espiritismo pela força que tenho recebido e pelos tratamentos, confio muito em Deus, oro constantemente para que meu filho se recupere, que fique bem, que juntos, eu e ele possamos graças a espiritualidade, caminhar juntos novamente e que tenhamos mais sorte da proxima vez. Fiquem todos em paz!


Adorei este site muitas mensagens edificantes, que os espritos de luz continuem a iluminar vossos mentores, na luta diria por dias melhores.

Jesus abençoe a todos ....


Eu sou como uma gota de gua no Chat  mas agradeço muito a Visitante(O)(A)
Mas tem muita gente: trabalhando duro e seriamente, por trs de tudo isso em prol da caridade e ajuda ao prximo. O LEMA merece toda a gratidão e Amor pelos muitos  que tem ajudado. Em nome de toda esta Seriedade que  eu agradeço pelas suas dceis palavras em nome de todos MUITO OBRIGADO


eu adorei esse site, deixei em favoritos, gostaria de ter encontrado antes, pois quando eu tinha 21 anos conheci o espiritismo, agora tenho 43, e so penso em suicidio, e vou me suicidar nao tem jeito, nao depende de mim, tenho familia , me preocupo com elas, aqui na terra nao tenho como viver, acredito que Deus me perdoaria, pois se ele quizer fazer um milagre, ele faria, entao acho que ... ja tentei suicidio varias vezes, o ultimo foi o mes retrazado dia 26 ou 27 acho, fiquei internado, agora vou me suicidar com chumbinho... to passando mal vou sunbir, maws nao se preocupem nao vai ser hoje ou amanha, talvez esse mes , ou começo do mes que vem, com certeza... um abraço a todos


Quero saber a opinião dos Irmãos sobre a Eutanasia. Como um esprita vê a eutansia. Se você tiver alguém, sofrendo muito, e lhe pedir para deligar os aparelhos, você desligaria?Não se deve deixar  que o esprito tenha o livre arbtrio de decidir de continuar naquele corpo tão sofrido e mantido vivo artificialmente? Neste caso, desligando os aparelhos, fica o paciente à mercê de Deus. O que acha?


A eutanasia é um suicdio? Ou é apenas um pedido para deixar que Deus termine com um sofrimento atrz, sem a incompetente ajuda do homem que ainda precisa  aprender muito sobre a vida e a morte?Desligar um aparelho que mantém um paciente vivo e uma famlia sofrendo junto com ele é errado? O médico jurou lutar pela vida enquanto for possvel. Qual é o limite do possvel? Se você estiver sentindo dores atrozes, que mendicamento nenhum atenua, com uma doença incurvel e est vivo "por aparelhos".Se você estiver sentindo dores atrozes, a cada segundo desta parte horrvel da vida,

, tem o direito sagrado de pedir para deslig-los e deixar seguir a vontade de Deus?

O que pensam sobre isto o tericos do espiritismo kardecista?


Amigos, j não basta de punições? Que Deus, é este? Um Deus Humano, que belisca e assopra de acordo com as "conveniências"? Toda a resposta, para tudo isto que o dogmatismo humano criou e que de milênios vem, se resume numa s frase : Amada criatura, Eu não vos puno. Eu, vos amo. S uma coisa existe, e que continua com muito mais poder, principalmente aps a "morte": LIVRE arbtrio, em LIVRE escolha. Anos atrs, escrevemos um pequeno texto, para uma amiga que havia "perdido" o pai que muito amava. Suicdios, eutansia, amenizações medicamentosas, alvios à tantos tormentos terrveis, não seriam grandes atos de amor em compaixão? Segue o texto que escrevemos. Que possa servir de ajuda, à tantos e tantos corações em sofrimento, pela burrice e insensibilidade humanas... 
 O FILHO DE DEUS 

 

De onde vem estes sentimentos?
De onde vem a tristeza que por vezes me toca?
Envelheço fisicamente. Onde estão os vôos do passado?
Cronologicamente aproxima-se o dia que morrerei.
Falam-me do céu, do paraso.
Por vezes, vejo na TV a terra literalmente "pendurada" no céu!
Por mais que tente ver, não consigo ver céu, inferno, paraso...
Dizem que todos vão morrer. Alguns que tudo termina com uma p de cal...
Ser que a tristeza é por achar, sentir que nada disto é justo?
Ensinaram-me a levantar os olhos para o céu, para pedir a Deus.
Vejo outra vez o planeta azul.
Onde est o céu?
Onde est Deus?
Disseram-me que por vezes Ele se torna irado. Castiga...
Quando era pequeno diziam-me:
Não faça isso, senão Deus castiga!
Envelheci e ainda continuam dizendo do castigo e da ira de Deus.
Alguém me disse que não era s Um o filho de Deus.
Também disseram que Deus é Eterno.
Pensava: se Ele é Eterno, como posso morrer?
S Um não morreu?
Que filho sou eu?
Que Deus é esse?

Um dia, ao anoitecer, vinha caminhando devagar, arrastando meu corpo.
Sentia-me extremamente cansado, pesado.
Parei à frente de um arbusto...
Era a minha querida dama da noite!
Estava repleta de suas pequeninas flores brancas.
Como podia não estar sentindo o perfume que exalavam?
Perfume que de longe normalmente se percebe?
Cheguei com a face bem prxima, para tentar sentir.
Foi então que senti o perfume.
Senti-o em profundidade...
Ousei murmurar...
Este é um dos perfumes de meu Pai!
Todo meu corpo aqueceu e formigou.
Uma cascata de lgrimas molhou a Dama da Noite.
Uma inenarrvel Paz estava comigo.
Naquele momento vi sentindo,
Que o Deus criado pelos homens não existia...
Profundamente senti que Deus não existe,
Profundamente senti que Deus Tudo Que Existe.
Inclusive Você Querida Doris*!

Inclusive TODOS vocês, que a isto possam estar lendo.

Sem raça sem cor sem credo sem religião 

ricos e pobres doentes e sãos.

* Doris Mary - uma comissria de vôo que tive a honra de ter em minha tripulação.

 Abraços



 


 


1124|Perseu em: 12/11/2011 - 11:09:15

Gostaria de ler um livro sobre o tema, a mais de 1 ano postei esta pergunta, mas no tive respaldo. Agradeo a ateno.



1130|biba em: 15/11/2011 - 07:49:55

caro amigo Perseu, recebemos a sua postagem a um ano atras, porem fica aqui exposta, se no foi resposta pq nenhumde nossos irmos que acessaram sabem ou conhecem literatura que fale sobre o tema, pedimos que continue no aguardo, abraos afetuosos!!!



1514|Sonia em: 29/05/2012 - 18:11:08

Livro que aborda o tema do suicdio Preciso de Ajuda - Clia Xavier Camargo. Um grupo de jovens do Plano Espiritual so acionados para tentar impedir que pessoas se suicidam. Cada captulo, um caso. Gostei muito.



1129|biba em: 15/11/2011 - 07:45:57

caro amigo Perseu, recebemos a sua postagem a um ano atras, porem fica aqui exposta, se no foi resposta pq nenhumde nossos irmos que acessaram sabem ou conhecem literatura que fale sobre o tema, pedimos que continue no aguardo, abraos afetuosos!!!



1505|Josias em: 22/05/2012 - 00:57:56

Boa Noite a todos! meu nome Josias tenho 19 anos ,Eu no sei o que esta acontecendo na minha vida, estou to triste, estou sentindo um vazio dentro de mim e no sei como preencher esse vazio, esse ano foi um ano de muita perda na minha vida, eu perdi uma prima de 27 anos a menos de um ms deu ataque cardiaco e uma semana depois perdi um amigo meu de acidente de carro, e hoje morreu um primo meu que suicidou, no tinha muito contato com ele pq ele morava em outra cidade, hoje tambm fiquei muito triste com uma briga de meu irmo com a minha irm, fora as minhas desiluses em toda minha vida; eu no sei numa hora eu estou de boa e em outra hora que a maior parte do tempo fico pensando mil coisas que me deixam muito tristes e desanimado da vida, moro em uma cidade pequena que no tem muito servio e estou desempregado, e eu me forma no ensino mdio da escola este ano e no comeo do ano que vem ir morar fora em uma cidade grande mais s ligar a TV e me desanima com tanta violncia, acidentes e coisas que eu no consigo ficar sem me preocupar e querer desistir de tudo, e tambm na mesma hora que tenho muita F, eu estou com a F abalada, mesmo rodeado de pessoas, famlia, amigos, eu me sinto sozinho e sem foras pra tentar algo novo na minha vida. Gente me desculpa desse texto imenso que fiz reclamando da vida que eu preciso desabafar com algum. por favor algum pode me ajudar eu no quero ficar com essa angustia com esse vazio no meu peito. Obrigado!


Faca um comentario sobre este artigo






 [] Cmara aprova Dia Nacional do Espiritismo
 []
 [] Deus no te Fez para sofrer!
 [] Eu fiz 5 mil abortos - Aborto
 [] Como doar sem ter?
 [] Sem aceitar o sofrimento, no encontramos a felicidade
 [] Suicidio
 [] Planejamento Reencarnatrio
 [] Recriando o paraiso na terra
 [] Introduo
 [] Mensagem de Ashtar Sheran Terra
 [] As contradies da Biblia
 [] Cmara aprova Dia Nacional do Espiritismo
 []
 [] Deus no te Fez para sofrer!
 [] Porque pais matam filhos
 [] Florilgio Natalino
 [] Evangelho no lar
 [] Tragdias coletivas: por qu?
 [] Doena - como enfrentar?
 [] Divulgao da doutrina - O Dever da Propagao
 [] Carinho, Porque e quanto pagar por ele?
 [] A dor de Jesus
 [] Splica
 [] T me capturaste, Senhor
 [] Sananda: Sua histria atravs de Ashtar Sheran e Athena